quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Atlético arrasou o Corinthians no Mineirão e conseguiu a classificação épica à semi da Copa do Brasil

O Galo escreveu na noite dessa quarta-feira mais um lindo capítulo em sua longa história. A equipe conseguiu uma classificação improvável diante do Corinthians, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Havia perdido o jogo de ida por 2 a 0, em Itaquera, e na volta, no Mineirão, teria a difícil missão de derrotar o adversário por três gols de diferença para avançar na competição. Para piorar, os mineiros saíram atrás do placar logo aos 4 minutos de jogo, com Guerrero. O gol sofrido obrigaria o time de Levir Culpi a marcar quatro gols para seguir adiante. E não foi que o Atlético virou para 4 a 1 no segundo tempo, com gols de Luan, Guilherme (2) e Edcarlos, e carimbou passaporte para a semifinal contra o Flamengo?

                                               crédito foto: site oficial do Atlético-MG

O Atlético foi valente. Mesmo quando saiu atrás no placar teve a tranquilidade necessária para fazer os gols e comemorar a classificação no final. O atacante Guilherme teve atuação sensacional. Marcou dois gols e deu uma assistência. A equipe mineira abusava das triangulações ofensivas e envolvia o sistema defensivo corintiano. O Timão fez 1 a 0, e depois parou de jogar, menosprezando o poder de reação dos atleticanos. Dos jogadores de linha, Guerrero foi o único que se salvou do vexame. Deixou a sua marca e lutou durante os 90 minutos. Após o apito final deixou o gramado aos prantos.

O Corinthians teve postura de time pequeno. Foi sufocado pelo ataque adversário na maior parte do jogo. Os comandados de Mano Menezes não conseguiram segurar a bola no meio de campo e ataque. Zagueiros, laterais e meio-campistas abusavam dos chutões. Uma atuação vergonhosa. Entendo que não há motivos para a permanência de Mano Menezes no cargo de treinador. Desde que reassumiu o clube em janeiro desse ano não foi capaz de montar uma formação competitiva. O alvinegro foi eliminado ainda na primeira fase do Campeonato Paulista. O Timão faz Campeonato Brasileiro apenas regular, estando no momento fora do G-4. Há jogadores que não têm condições de vestir a camisa corintiana, casos do zagueiro Felipe e do volante Guilherme Andrade.

Acabou sendo premiado o único time que jogou futebol. Parabéns, Galo! Deu gosto de ver o bom futebol praticado por Luan, Guilherme e cia. A atuação quase perfeita credencia o Atlético como forte candidato ao título da Copa do Brasil.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pitacos do Campeonato Brasileiro: a oscilação do líder Cruzeiro, os irregulares Corinthians e Santos...

*** O líder Cruzeiro vive o seu pior momento no Campeonato Brasileiro. Contra o Flamengo, no último domingo, a equipe mineira conheceu a segunda derrota seguida. Para se ter uma ideia no returno, a Raposa soma quatro derrotas, o dobro em relação ao primeiro turno. Enfim, a Raposa começou a oscilar, algo previsto num longo campeonato com 38 rodadas. Mesmo com os tropeços recentes, o ainda grande favorito ao título tem seis pontos de diferença sobre o vice-líder, o irregular Internacional, que no meio da semana passada conheceu a pior derrota na história do Brasileirão: 5 a 0 para a Chapecoense.

                                              Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

*** O Colorado conseguiu se reerguer bem após o vexame em Chapecó e bateu o perigoso Fluminense, no Beira Rio. Acredito que a equipe não conseguirá o título, porém vai ficar com uma das vagas para a Copa Libertadores.

*** O Atlético-MG, com inúmeros desfalques, beliscou uma vaga no G-4 no último final de semana, derrotando o São Paulo, na Arena Independência, onde é praticamente imbatível. Como diz aquele ditado: Caiu no horto, tá morto! O Galo acabou sendo beneficiado com a derrota do Grêmio para o Palmeiras, no Pacaembu.

**** O Corinthians terá muitas dificuldades para retornar ao G-4 se mantiver a irregularidade apresentada nos últimos jogos. O Timão alterna boas partidas contra os rivais mais fortes e más jornadas diante de clubes da parte de baixo da tabela. Num intervalo de três dias, o torcedor alvinegro pôde ver o fenômeno. Na quarta-feira passada, a equipe venceu com autoridade o líder Cruzeiro, no Mineirão e na rodada seguinte não foi bem e sofreu revés para o até então lanterna Botafogo.

*** O Santos é outro time difícil de ser entendido. Vinha de duas vitórias seguidas. O torcedor já começava a se animar com uma vaga no G-4. "Agora vai", diziam muitos. A derrota para o Criciúma (3 a 0) foi uma ducha de água fria nas pretensões santistas. O Peixe, hoje 7o colocado, deve brigar apenas por uma posição intermediária na tabela. Muito pouco pela grandeza do clube.

*** A cada rodada disputada a briga contra a degola se acirra. Do Sport (11o) até o lanterna Coritiba, a diferença de pontos é pequena - 7.

*** O Palmeiras, que ficou boa parte do campeonato na rabeira, caminha a passos largos para a permanência na elite. O Verdão vive o seu melhor momento na competição - três vitórias seguidas, a última delas sobre o indigesto Grêmio, dono da melhor defesa. Hoje, o alviverde tem quatro pontos de diferença sobre o Bahia, o primeiro do Z-4. Se mantiver a mesma pegada passará pela sequência do campeonato sem sustos.

*** O Botafogo ganhou sobrevida no último sábado ao derrotar o Corinthians, em Manaus. O time superou as suas limitações técnicas com muita garra em campo. No entanto, o estado ainda inspira cuidados. É o penúltimo colocado.

*** Os rivais Bahia e Vitória têm chances reais de fazer o clássico na série B em 2015. O caso do Tricolor de Aço é mais preocupante. Sofreu duas derrotas seguidas e voltou ao Z-4 depois de quatro rodadas. Com a importante vitória sobre o Sport, em Recife, o Leão conseguiu deixar a zona do rebaixamento.

*** O lanterna Coritiba precisará ter um bom aproveitamento de pontos nas 10 rodadas restantes para escapar do rebaixamento. Das 28 rodadas disputadas, em apenas quatro o Coxa não frequentou o Z-4.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Palmeiras começa a se acertar com Dorival Júnior

Duas vitórias seguidas contra Chapecoense, no Pacaembu e Botafogo, no Maracanã. O Palmeiras dá sinais de evolução no Campeonato Brasileiro. Aos poucos, Dorival Júnior começa a acertar o time, que semanas atrás estava atolado na lanterna. Evidentemente que o Verdão não pratica um futebol de encher os olhos - e isso não acontecerá nas 11 rodadas restantes. No entanto, se mantiver o espírito de luta apresentado nas últimas duas rodadas, o time não passará mais sufoco e garantirá a permanência na elite em 2015.



A vitória sobre o agora lanterna Botafogo (1 a 0) colocou o Palmeiras na 13a colocação na tabela, três pontos a frente da Chapecoense, primeiro clube do Z-4. A luta ainda será árdua na sequência do campeonato. O fantasma da degola pode retornar com força em caso de novo tropeço. No próximo sábado, a missão será contra o forte Grêmio, em São Paulo. Os gaúchos necessitam da vitória para se aproximar da vaga na Copa Libertadores. Não tenho dúvida de que o Pacaembu receberá um grande público. O palmeirense, como de praxe, vai empurrar o time rumo a mais três pontos.

Vejo o Verdão mais seguro defensivamente. Isso ficou evidente contra o Botafogo. O goleiro Fernando Prass retornou à meta titular após cinco meses afastado dos gramados devido a uma cirurgia no cotovelo. Logo de cara, o experiente arqueiro teve ótima atuação, fez três grandes defesas, passou mais tranquilidade aos demais companheiros e garantiu o importante resultado fora de casa. Os reservas Fábio e Deola foram muito mal no tempo em que Prass esteve fora de combate. Sem dúvida nenhuma, o velho titular está entre os melhores da função no futebol brasileiro.

Quando está disposto a ajudar, Valdívia é o diferencial no meio de campo. Mesmo atuando poucas vezes, o chileno tem cinco assistências no Brasileirão.

Na frente, o centroavante Henrique está fazendo sua parte. É fraco tecnicamente, mas compensa tudo isso com gols. Mais uma vez balançou as redes e empatou com o cruzeirense Marcelo Moreno na artilharia - 13 gols cada.

Um bom aproveitamento nas próximas rodadas pode deixar o Palmeiras mais longe do terceiro rebaixamento à série B.



quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Corinthians com um pé na semifinal da Copa do Brasil

Em jogo equilibrado, em sua moderna Arena, o Corinthians mostrou eficiência, bateu o Atlético-MG por 2 a 0 e saiu com grande vantagem em busca da vaga na semifinal da Copa do Brasil. Para atingir o objetivo, o time poderá até perder por um gol de diferença, daqui a duas semanas, no Mineirão.


                                           crédito foto: Marcelo Machado de Melo/Foto Arena

Ao contrário de jogos anteriores, onde mostrou apatia contra Chapecoense, Figueirense e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro,  o Timão teve postura totalmente diferente. Com marcação adiantada, forçou vários erros de saída de bola atleticana. No entanto quem criou a primeira chance foi o Galo logo aos 9 minutos. Diego Tardelli cruzou para Guilherme, que matou no peito e finalizou, porém, Gil evitou o gol em cima da linha. Aos 24 minutos, o alvinegro paulista abriu o placar. Renato Augusto cruzou, Guerrero ganhou de Marcos Rocha pelo alto e testou de cabeça para o gol. O peruano chegou ao 36o gol com a camisa corintiana, ultrapassando o aposentado Ronaldo, com 35.

Com o domínio da posse de bola, o Corinthians se empolgou com a vitória parcial e teve chance de ampliar o marcador aos 30 minutos com Petros, que finalizou para grande defesa de Victor.

Na etapa final, os visitantes cometeram menos erros de passes e controlaram a posse de bola, porém tiveram muitas dificuldades em furar a forte marcação corintiana. Aos 34 minutos, Dátolo quase rompeu a barreira. O argentino recebeu boa assistência de Guilherme e chutou no travessão. O castigo veio três minutos depois. O até então recuado Timão ampliou o placar. Bruno Henrique, titular na vaga de Ralf, que sentiu dores no joelho, bateu falta. Guerrero aproveitou saída errada de Victor e ajeitou para Luciano empurrar para a rede. A equipe atleticana se abateu com o segundo gol e não teve forças para buscar a reação.

Pitacos

*** O resultado acabou sendo justo. O Timão fez um primeiro tempo seguro e embora não tenha ficado com o maior tempo de posse de bola na etapa final, não correu tantos riscos.

*** Não houve graves erros de arbitragem. O carioca Péricles Bassols e seus assistentes foram bem em jogo complicado.

*** Mais uma vez, Guerrero foi o destaque com gol e assistência. É disparado o melhor nome do contestado ataque alvinegro.

*** A pergunta que não quer calar: Por que o Corinthians não consegue ter sequência de boas exibições em 2014? Contra o Galo foi bem. Repetirá a atuação contra o Sport, no sábado, pelo Brasileirão?

*** O Atlético-MG ficou devendo futebol e precisará de uma atuação inspirada para reverter o placar, no Mineirão. Principal nome do time nos últimos jogos, Diego Tardelli teve má jornada, em Itaquera. Abusou dos passes errados e não finalizou a gol com qualidade. Nada está perdido para o Galo, mas não dá para negar que a missão ficou muito complicada. Acredito que o Timão passará para a semifinal.