quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Nervosismo de Mano Menezes afeta o rendimento dos jogadores do Corinthians

Não existe outro técnico no futebol brasileiro que reclame tanto com a arbitragem quanto o corintiano Mano Menezes. Sempre que o seu time sofre um resultado adverso, ele atribui culpa a arbitragem. Na derrota para o Grêmio, pelo Brasileirão, no último domingo, o treinador esbravejou contra o árbitro Héber Roberto Lopes, que não teria marcado penalidade no final do jogo e "prejudicado" o alvinegro em outros lances. A infração dentro da área não ocorreu. Romarinho chutou e a bola atingiu o braço do zagueiro Werley. O toque foi totalmente involuntário. Não houve outros lances polêmicos, em Porto Alegre.


Na última quarta-feira, novo tropeço corintiano, dessa vez na Copa do Brasil: derrota por 1 a 0 para o Bragantino, em Cuiabá. Adivinha quem ele responsabilizou pelo resultado? O árbitro Leandro Bizzio Marinho. Mano reclamou do gol do clube interiorano. Mais uma vez sem razão. Cássio não sofreu falta, antes de Sandro arriscar um belo chute de fora da área e vencer o goleiro.

Nos últimos jogos têm sido rotina o nervosismo de Mano Menezes que num intervalo de uma semana foi expulso na vitória contra o Goiás (foi excluído quando o alvinegro ainda estava atrás no placar) e na derrota para o Bragantino.

O comportamento do treinador acaba refletindo nos seus comandados. A equipe tem abusado do nervosismo dentro do gramado. O zagueiro Gil e o volante capitão Ralf se tornaram os mais pilhados. O primeiro, que vive fase muito boa, sendo com justiça convocado à Seleção Brasileira, tem passado do ponto nas divididas. O segundo parte para cima da arbitragem em qualquer marcação duvidosa.

Como consequência do mau comportamento cresceram as advertências. Somente nesse mês de agosto, o Timão teve três expulsões (Fágner, Guerrero e Ferrugem). O meia Petros pegou seis meses de gancho em decorrência de agressão ao árbitro Raphael Claus no clássico contra o Santos. O meia Renato Augusto também pode ser punido pelo STJD por uma suposta agressão ao volante Léo Gago, do Bahia, em jogo válido pela Copa do Brasil, no dia 6 passado.

É bom lembrar que o Corinthians, sob o comando do sereno Tite, entre outubro de 2010 e dezembro de 2013, raramente perdeu a linha. O fair play era uma das principais marcas. O Timão ganhou a inédita Copa Libertadores de 2012 e também levou o troféu de equipe mais disciplinada da competição. Pelo visto, o bom comportamento ficou no passado. Se o panorama não mudar, dificilmente a equipe terá forças para brigar por conquistas na sequência da temporada.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

A minha homenagem a centenária Sociedade Esportiva Palmeiras

O Palmeiras,enfim, entrou  no rol dos clubes centenários. Dono de uma histórica rica de conquistas, o alviverde é um dos poucos brasileiros que teve dois nomes. Foi fundado por imigrantes italianos em 26 de agosto de 1914 com o nome de Palestra Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial, por pressão do governo Getúlio Vargas, teve que mudar o nome para Sociedade Esportiva Palmeiras. O presidente Vargas havia declarado guerra aos países do "Eixo" (Alemanha, Itália e Japão) e se alinhou aos países "Aliados", (Estados Unidos, União Soviética, Grã-Bretanha, França, e outros).



A inesperada troca de nome até que foi positiva. De 1942 para cá, o Verdão colecionou inúmeros títulos, entre os mais importantes a Copa Libertadores da América de 1999 e os Campeonatos Brasileiros de 1960, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993 e 1994. Uma pena que no início dos anos 2000, o clube entrou em decadência e colecionou dois rebaixamentos à série B. Hoje, a situação é complicada no Campeonato Brasileiro. O temor do torcedor palmeirense é reviver o drama da degola. No entanto, os fracassos recentes não podem apagar uma das histórias mais ricas do futebol mundial.

Em breve, o Palmeiras ganhará um dos mais modernos estádios do mundo: o Allianz Parque. Espera-se que a inauguração desse marco seja importante para o clube voltar a ser protagonista no futebol brasileiro.

Vou prestar a minha homenagem ao Palmeiras escalando os melhores jogadores que eu já vi jogar. Tenho apenas 28 anos. Portanto não vi outros ídolos atuarem, casos do goleiro Oberdan Cattani, dos meias Ademir da Guia e Leivinha, entre outros.

Marcos; Arce, Antônio Carlos, Roque Júnior e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Alex e Rivaldo; Edmundo e Evair. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Parabéns, Palmeiras! Parabéns, palmeirense! Comemore essa importante data!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Curtinhas do Brasileirão: Cruzeiro campeão do primeiro turno, Flamengo e Figueirense reagem...

*** O Cruzeiro segue tranquilo na liderança. A vitória sobre o Goiás por 1 a 0, no Serra Dourada, combinada com as derrotas de Internacional e Corinthians, fez com que a Raposa abrisse 7 pontos de diferença sobre o novo vice-líder, o São Paulo, e de quebra garantisse o título simbólico do primeiro turno com duas rodadas de antecedência. Os mineiros têm o melhor time do Brasil e contam com a famosa sorte de campeão. O Goiás teve grande chance para empatar aos 49 minutos do segundo tempo, porém David desperdiçou cobrança de pênalti. Quem vai segurar a Raposa?

                                           Foto: Cristiano Borges / Light Press


*** O São Paulo bateu o rival Santos por 2 a 1, no Morumbi e chegou à quarta vitória seguida no Nacional. Mais uma vez, Paulo Henrique Ganso foi o destaque com um belo gol. Se mantiver a regularidade tenho certeza que o meia será lembrado pelo técnico Dunga nas futuras convocações da Seleção Brasileira. No futebol brasileiro não há outro atleta com as características de Ganso. O ex-santista tem toque de bola refinado e ótima visão de jogo.

*** O Flamengo se recupera muito bem após um péssimo início de Brasileirão, quando chegou a frequentar a lanterna. Desde que Vanderlei Luxemburgo assumiu o comando técnico, o Mengão somou cinco vitórias e apenas uma derrota. O último triunfo aconteceu sobre o Criciúma (2 a 0), fora de casa. Será que enfim Luxemburgo ressurgiu na carreira após tantos fracassos nos últimos anos?

*** O Figueirense é outro clube que vem surpreendendo com boa recuperação na tabela. Os catarinenses bateram o Vitória, em Salvador e ficaram mais longe do Z-4, ocupando a 12a colocação. Os comandados de Argel somaram quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos.

*** O Fluminense, que vinha de três tropeços seguidos, espantou a crise após a goleada sobre o Sport (4 a 0), no Maracanã e voltou a se aproximar do G-4 com as derrotas de Corinthians e Internacional. O contestado Fred marcou dois gols.

**** Achei um absurdo a campanha de alguns torcedores e até jornalistas para destruir a carreira do camisa 9 do Flu . Fred foi muito mal na última Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, não vinha bem pelo Flu, mas nunca foi perna de pau. Deixou importantes marcas no Cruzeiro e até no Fluminense quando foi campeão brasileiro de 2010 e 2012. Quem não se lembra dele infernizando as defesas adversárias? A memória de muitos é curta. Espero que Fred tenha reencontrado o bom futebol.

*** Após 10 rodadas, enfim o Palmeiras, de Ricardo Gareca, somou três pontos: 1 a 0 sobre o Coritiba, no Pacaembu. O resultado foi excelente já que o Verdão deixou a zona do rebaixamento. Nesse terça-feira, os palmeirenses poderão comemorar o aniversário de 100 anos do clube com mais tranquilidade.

*** Afundado na lama, o Coritiba demitiu o técnico Celso Roth e contratou Marquinhos Santos, que já dirigiu o time profissional entre 2012 e 2013.

*** O rival do Coxa, o Atlético-PR também demitiu o técnico. Doriva não resistiu ao empate sem gols contra o Bahia, na Arena da Baixada. Não há a definição do substituto.

*** Dos 20 clubes participantes do Brasileirão, apenas nove ainda não trocaram de treinador: Cruzeiro, São Paulo, Inter, Corinthians, Fluminense, Sport, Santos, Goiás e Botafogo.

domingo, 24 de agosto de 2014

Grêmio 2 x 1 Corinthians: Timão joga melhor, mas para no eficiente Barcos

Grêmio e Corinthians fizeram um jogo movimentado na tarde desse domingo, em Porto Alegre. Os visitantes foram superiores na maior parte do tempo, porém os anfitriões foram mais eficientes, venceram por 2 a 1, com gols de Barcos, e assumiram a 7a posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Já o Corinthians sofreu o primeiro revés fora de casa e caiu para o 4o lugar.

                                             crédito foto: site oficial do Grêmio

Ao contrário dos últimos jogos como visitante, o Timão surpreendeu com um futebol ofensivo. Com bom aproveitamento de passes e intensa movimentação no meio de campo e ataque, os comandados de Mano Menezes tiveram o domínio do primeiro tempo, mesmo finalizando pouco. Por outro lado, o Grêmio não conseguiu escapar da forte marcação e quase não levou perigo ao goleiro Cássio. O alvinegro paulista poderia ter aberto o placar com Jadson, que aos 39 minutos, bateu chute cruzado para fora. Pouco tempo depois, Elias perdeu chance clara para marcar. O meia tabelou com Guerrero, passou por dois marcadores, e de frente para o gol finalizou fraco para tranquila defesa de Marcelo Grohe.

Apático na etapa inicial, o Grêmio voltou eletrizante para o segundo tempo e precisou de apenas 25 segundos para começar a construir a vitória. Zé Roberto cruzou da esquerda, a zaga corintiana se enrolou e o atento Barcos só empurrou para o gol. Aos 3, veio o segundo tento gremista. Em novo apagão da zaga corintiana, Barcos ampliou.

Com a vitória parcial por 2 a 0, o Imortal perdeu a intensidade e chamou o Corinthians para o seu campo de defesa. Lodeiro deixou Guerrero na cara do gol, porém o peruano parou em grande defesa de Grohe. Aos 16 minutos não teve jeito. Guerrero vazou o goleiro com um petardo e diminuiu a desvantagem. Felipão fez alterações que tornaram o Grêmio ainda mais defensivo. Luan, Giuliano e Barcos deram lugares respectivamente a Mateus Biteco (volante), Alan Ruiz (meia) e Wallace (volante).

Por outro lado, Mano deixou o seu time mais ofensivo com as entradas dos atacantes Romero e Romarinho, e do lateral Uendel. O Corinthians intensificou a pressão e teve chances para empatar com Luciano, que cabeceou para defesa espetacular de Grohe e com Ralf, que disparou forte chute no travessão. O final de jogo foi emocionante. Nos acréscimos, Guerrero foi expulso após entrevero com Alan Ruiz. Houve um lance polêmico. Romarinho finalizou e a bola encontrou o braço de Werley dentro da área. O árbitro Héber Roberto Lopes acertou ao não marcar a penalidade. O lance foi totalmente involuntário.

Pelo que apresentou nos 90 minutos, o time paulista merecia pelo menos o empate. Fez muita diferença o apagão sofrido nos quatro primeiros minutos da etapa final. O Grêmio criou muito pouco, porém foi eficiente. Em suas únicas chances claras para marcar, não bobeou e venceu o goleiro Cássio.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

A primeira convocação de Dunga: 12 novidades em relação à Copa do Mundo

Nessa terça-feira, 19 de agosto, Dunga fez a sua primeira convocação para os amistosos contra Equador e Colômbia, em setembro, nos Estados Unidos. Gostei do que vi. Algumas caras novas. O treinador optou por mesclar juventude com experiência. Em relação à Copa do Mundo passada, foram 12 novidades (em negrito na lista abaixo).



O gaúcho deu espaço a jogadores que estão se destacando no Cruzeiro e no Corinthians, dois dos melhores times brasileiros no momento. Os corintianos Gil e Elias e os cruzeirenses Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart foram merecidamente lembrados. Outras surpresas foram as convocações dos laterais Danilo e Alex Sandro, ambos do Porto. Essa dupla se destacou pelo Santos na conquista da Copa Libertadores em 2011 e ainda são jovens com muita lenha para queimar.

Dunga fez o certo e preservou vários jogadores usados por Felipão como o zagueiro David Luiz, o lateral Maicon, os volantes Luiz Gustavo, Fernandinho e Ramires e o atacante Neymar, esse último, o único craque brasileiro. Seria uma irresponsabilidade grande queimar todos os jogadores pelo fracasso no último Mundial.

O torcedor brasileiro precisa ter em mente que antes do Mundial de 2018 é necessário a seleção ter uma boa base para as Eliminatórias, que prometem ser duríssimas (a competição se inicia em 2015). Há fortes times como Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai. Não será nada fácil a classificação brasileira para a Rússia em 2018.

Embora não seja o melhor treinador brasileiro, Dunga merece o voto de confiança de todos. A lista dos 22 convocados está boa, sem invenções, mas obviamente poderia ter sido melhor. Senti a ausência do atacante são paulino Alan Kardec, o melhor da função no decadente futebol brasileiro. Ele poderia estar no lugar de Hulk, que não fez uma boa Copa e está longe de agradar tecnicamente.

Espero que o treinador consiga formar um grupo competitivo e o principal, que o seu time pratique um futebol ofensivo.

Minha formação titular para o primeiro amistoso contra o Equador, no dia 5 de setembro seria: Jefferson; Maicon, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Philippe Coutinho e Neymar

CONFIRA A LISTA DOS 22 JOGADORES

GOLEIROS:

Jefferson (Botafogo)
Rafael Cabral (Napoli-ITA)

ZAGUEIROS:
David Luiz (PSG-FRA)
Marquinhos (PSG-FRA)
Gil (Corinthians)
Miranda (Atlético de Madrid-ESP)

LATERAIS
Maicon (Roma-ITA)
Filipe Luís (Chelsea-ING)
Alex Sandro (Porto-POR)
Danilo (Porto-POR)

MEIO CAMPISTAS
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
Éverton Ribeiro (Cruzeiro)
Oscar (Chelsea-ING)
Ricardo Goulart (Cruzeiro)
Willian (Chelsea-ING)

ATACANTES
Hulk (Zenit-RUS)
Neymar (Barcelona-ESP)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Diego Tardelli (Atlético-MG)

domingo, 17 de agosto de 2014

São Paulo afunda o Palmeiras: Alan Kardec foi o carrasco contra o ex-time

*** atualizado às 21h08 (17/08/14)

No Choque-Rei, no Pacaembu, o São Paulo foi mais eficiente do que o rival Palmeiras e com méritos chegou a vitória por 2 a 1, com gols de Alexandre Pato e Alan Kardec. O resultado complicou muito a situação do Verdão, que não vence há 9 jogos no Campeonato Brasileiro. Para piorar, entrou na zona do rebaixamento (Botafogo venceu o Fluminense e ultrapassou o clube paulista). Já o Tricolor (5o colocado), mesmo sem ter jogado bem, seguiu firme em busca da vaga no G-4.

                                            crédito foto: Rubens Chiri (spfc.net)

O jogo

Palmeiras e São Paulo fizeram um clássico fraco tecnicamente no Pacaembu. O primeiro tempo foi sonolento, com os dois times pouco concluindo a gol. Na etapa final, mesmo sem esbanjar boa técnica, ambos foram mais ousados e resolveram balançar as redes.

Nos minutos iniciais do clássico, o alviverde até deu a impressão que enfim encerraria o jejum de vitórias. Com Valdivia inspirado, o time comandado por Ricardo Gareca esteve mais perto de abrir o marcador. O chileno, que voltou ao clube após negociação mal sucedida com o futebol árabe, fez boa jogada pela esquerda e rolou para Henrique, que livre de marcação, chutou nas mãos de Rogério Ceni. Em seguida, Valdivia cobrou falta e a bola passou rente a trave.

Aos 18, em dividida normal com Kaká, o "Mago" sentiu tontura e foi substituído. Felipe Menezes entrou no seu lugar. *** Valdivia fraturou o nariz e pode sofrer cirurgia. O curioso é que o problema foi em decorrência de uma pancada sofrida no treinamento da última quarta-feira. Leia a reportagem do Globo.com

Sem Valdivia, o Palmeiras reduziu o ímpeto ofensivo. Por outro lado, o São Paulo tocava a bola de um lado para outro sem ameaçar o goleiro Fábio. Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec viviam uma jornada pouco inspirada. Kaká não se escondia em campo. Era o único que tentava levar o Tricolor ao ataque.

Na etapa final, enfim o clássico teve emoção. O São Paulo voltou melhor e abriu o placar aos 8 minutos. Fábio errou na saída de bola, Ganso acionou Pato, que bateu com categoria na saída do goleiro. Desarrumado em campo, o Palmeiras cedeu contragolpes ao adversário, que perdeu boas chances de ampliar o marcador. Alan Kardec recebeu assistência de Ganso e bateu para fora. Kaká, livre de marcação, chutou fraco para fácil defesa de Fábio.

Aos 14, Felipe Menezes arriscou de fora da área e a bola explodiu no braço de Edson Silva. O árbitro Péricles Bassols marcou a penalidade. O atacante Henrique converteu a cobrança e deixou tudo igual.

Nos minutos finais, o clássico voltou a ganhar emoção. Em posição de impedimento, Leandro fez boa jogada e bateu para defesa de Rogério Ceni. No rebote, o atacante cruzou para Henrique, que de frente para o gol, furou bisonhamente. Incrível!

O castigo palmeirense veio aos 43 minutos. Álvaro Pereira cruzou da esquerda , o até então apagado Alan Kardec subiu mais que Victor Luís e testou de cabeça para o gol. O atacante acabou sendo carrasco do ex-clube. Foi preciso. Apareceu pouco, mas decidiu. É diferenciado em meio à mediocridade do futebol brasileiro.

Embora tenha jogado menos que o rival, o São Paulo mereceu a vitória. Acabou prevalecendo a superioridade técnica do time de Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato, Alan Kardec e cia. O Palmeiras teve garra, mas ficou evidente a falta de qualidade no time para sonhar com um resultado melhor. A luta contra o terceiro rebaixamento na história será árdua.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Com Cristaldo, Palmeiras chega a 35 jogadores contratados sob a gestão Paulo Nobre

Em pouco mais de um ano e meio de gestão Paulo Nobre, o Palmeiras contratou 35 jogadores (incluindo a mais recente aquisição - o atacante argentino Jonathan Cristaldo, ex-Metalist-UCR), ou seja, daria para montar três times inteiros. Com exceção a posição de goleiro, o demais setores foram reforçados.


                                 
Dos 35 jogadores contratados desde fevereiro de 2013, 14 deles não fazem mais parte do plantel (em negrito abaixo). Com exceção ao atacante Alan Kardec, que saiu em negociação conturbada para o rival São Paulo, nenhum outro deixou saudade na torcida palmeirense.

Não me lembro de ter visto Cristaldo em ação. Por isso não posso avaliar a contratação. O torcedor alviverde torce para que o argentino solucione de vez os problemas ofensivos do time. No entanto é bom desconfiar. Os números recentes do atacante não são bons. Em 36 jogos pelo italiano Bologna, sua última equipe, onde atuou por empréstimo, ele anotou apenas cinco gols.

O excesso de jogadores contratados nos últimos meses revela a estratégia equivocada de Paulo Nobre, que privilegiou a quantidade em detrimento da qualidade.


36 jogadores da gestão Paulo Nobre

Laterais: Weldinho (Corinthians), Paulo Henrique (Santos) e Wiliam Matheus (Goiás)

Zagueiros: Vilson (Grêmio), André Luiz (Nancy-FRA), Tiago Alves (Mogi Mirim), Thiago Martins (Mogi Mirim), Victorino (Cruzeiro), Lúcio (São Paulo) e Tóbio (Vélez Sarsfield)

Volantes: Marcelo Oliveira (Cruzeiro), Charles (Cruzeiro), França (Hannover-ALE), Bruninho (Portuguesa), Léo Gago (Grêmio), Josimar (Ponte Preta) e Eguren (Libertad-PAR)

Meias: Ronny (Figueirense), Rondilelly (Grêmio), Ananias (Cruzeiro), Serginho (Oeste), Felipe Menezes (Botafogo), Marquinhos Gabriel (Bahia), Bruno César (Al Ahli-EAU), Mendieta (Libertad-PAR), Bernardo (Vasco) e Allione (Vélez Sarsfield-ARG)

Atacantes: Kléber (Porto-POR), Leandro (Grêmio), Rodolfo (Rio Claro), Alan Kardec (Benfica), Diogo (Portuguesa), Henrique (Portuguesa), Mouche (Kayserispor-TUR) e Jonathan Cristaldo (Metalist-UCR)

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pitacos sobre os grandes paulistas no Campeonato Brasileiro

**** O Corinthians obteve um excelente resultado, no último domingo, na Vila Belmiro. A vitória contra o Santos (1 a 0), com gol do zagueiro Gil nos minutos finais, deixou o Timão mais perto do líder Cruzeiro. A diferença caiu para apenas três pontos. O bom momento na tabela (3a colocação) não condiz com o futebol praticado pelos comandados de Mano Menezes. Contra o Peixe, o Corinthians teve atuação sofrível, criou muito pouco e viveu às custas de bola parada. Nos jogos anteriores, a estratégia já havia sido adotada. Pelo bom elenco que tem, o alvinegro tem a obrigação de se apresentar melhor. Mano Menezes ainda não aproveitou bem as potencialidades de seus atletas.

                                           Foto: Ale Cabral/ LANCE!Press

**** O Santos perdeu o clássico, mas deu mostras que pode brigar por coisa boa no Brasileirão. Robinho reestreou com boa atuação mesmo sem estar em perfeitas condições físicas. O atacante foi protagonista das melhores chances do jogo. O Peixe teve o controle das ações, mas viu o rival fazer o gol no final. O fato de ter ficado com um atleta a menos durante todo o segundo tempo - Alisson foi bem expulso - dificultou a tarefa ao anfitrião.

**** O São Paulo, que vinha de dois tropeços em casa (derrota para Chapecoense e empate contra o Criciúma), voltou a vencer no Morumbi - 3 a 1 contra o Vitória, com dois gols de Alexandre Pato e encostou no G-4. Subiu para a 5a colocação.  Será que agora o Tricolor vai engrenar? Domingo que vem a missão será contra o arquirrival Palmeiras, no Pacaembu.

**** O Palmeiras perdeu para o Atlético-MG (2 a 1), em Belo Horizonte. Dos últimos 24 pontos disputados, o Verdão, 14o colocado, conquistou apenas dois - aproveitamento horrível. O fantasma do terceiro rebaixamento voltou a assombrar o Palestra Itália. O clássico contra o São Paulo, no próximo domingo, no Pacaembu será o divisor de águas. Se vencer o rival, o time de Ricardo Gareca ganha moral para a recuperação. Se perder pode até se afundar na zona do rebaixamento..

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Os modernos Marcelo Oliveira e Cristóvão Borges dão lição no futebol brasileiro

O futebol brasileiro atravessa a sua pior crise técnica desde a profissionalização. Há uma entressafra de jogadores. Faltam também técnicos em sintonia com o futebol moderno. Como consequência disso temos visto jogos ruins, onde prevalece a forte marcação em detrimento da criatividade, que até o século passado era a nossa principal característica.

Hoje apenas dois times têm remado contra a maré e apresentado bom futebol: o Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro e o Fluminense, vice-líder. Ambos são comandados pelos profissionais mais talentosos do mercado: o mineiro Marcelo Oliveira e o baiano Cristóvão Borges. Tratam-se de dois treinadores que priorizam o futebol ofensivo. O objetivo principal é atacar, mas sem desguarnecer o sistema defensivo.

                                crédito foto Vipcomm:  Marcelo Oliveira orientando jogadores

Oliveira e Borges são humildes, estudiosos e começam a colher os frutos na profissão. O cruzeirense Oliveira já havia provado a sua competência com o título do Campeonato Brasileiro em 2013. E tudo indica que conduzirá à Raposa à segunda conquista seguida do Nacional.

A carreira de Borges é curta. Começou em 2011 no Vasco. Ele ainda não obteve nenhuma conquista, mas em breve vai ter o seu trabalho recompensado. Borges aposta numa metodologia de treinamento diferente do habitual, onde simula jogadas que vão acontecer durante os jogos. Segundo o site estatístico Footstats, o Flu tem um ótimo índice de acertos de passes no Campeonato Brasileiro (91,7%), aproveitamento ligeiramente superior ao da poderosa Alemanha na última Copa do Mundo (91,6%).

Admiro também o comportamento dos dois treinadores. São avessos à polêmicas e não se utilizam do artifício do blá-blá-blá como alguns companheiros mais badalados que adoram desviar o foco para a arbitragem e outros fatores após resultados adversos. O Brasil precisa de menos Manos, Felipões, Luxemburgos e Dungas e de mais Marcelos e Cristóvãos, profissionais que podem ajudar o país a recuperar o seu prestígio internacional.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Rapidinhas do Campeonato Brasileiro: O líder Cruzeiro, a decepção São Paulo, os dramas de Botafogo e Flamengo

*** 1/3 do Campeonato Brasileiro já foi disputado. O nível técnico continua ruim. Esperava-se que melhorasse no pós-Copa, mas isso ainda não aconteceu. Temos visto um festival de jogos ruins, onde prevalece a forte marcação entre as equipes e pouquíssima inspiração. São raros os momentos de bom futebol.

*** O líder Cruzeiro é um caso a parte no Nacional. Tem quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Internacional. O momento cruzeirense é consequência do bom planejamento. O clube é dono do melhor elenco do país. Possui ótimos titulares e reservas que seriam aproveitados nas formações iniciais da maioria dos concorrentes. Vejo a Raposa ainda mais forte do que em 2013 quando levantou o terceiro troféu brasileiro. A base campeã foi mantida e reforços pontuais chegaram para facilitar ainda mais o trabalho do ótimo técnico Marcelo Oliveira. O Cruzeiro é o único que mantém a sua proposta de jogo tanto dentro como fora de casa. Não abre mão da posse de bola e quase sempre busca o gol. Por todos esses ingredientes é o grande favorito a comemorar mais um título no final de ano.

                                           crédito Foto: Gaspar Nobrega/Light Press

**** Internacional (2o), Fluminense (3o) e Corinthians (4o) podem brigar pela taça, mas precisam ser mais regulares na sequência da competição, sobretudo o Corinthians, que atua bem dentro dos seus domínios e mal fora, sendo pouco ousado em busca de um resultado positivo. Nos dois últimos jogos como visitante, o Timão pecou pela covardia, atuou de maneira lenta e apenas empatou sem gols contra Vitória e Coritiba, que estão longe de brigar pelas primeiras posições. Se mantiver a oscilação, dificilmente o alvinegro vai buscar o título e terá que se contentar apenas com a possibilidade de classificação à Copa Libertadores.

**** O Santos, sensação brasileira nos primeiros meses de 2014, não engrenou no Campeonato Brasileiro. Falta maturidade ao time, que ficou órfão de seu principal jogador logo nas primeiras rodadas. O meia Cícero acertou a saída e se transferiu ao Fluminense. Há claramente problemas na criação de jogadas do sexto colocado. Lucas Lima, ex-Sport, não é o "cara" para a missão.

**** O São Paulo é a grande decepção nas 13 primeiras rodadas. A diretoria trouxe importantes jogadores como Kaká e Alan Kardec, porém o resultado ainda não foi visto em campo. Kaká esteve apenas uma vez em campo e se recupera de uma lesão. O time ainda não deu liga e tropeçou contra modestos adversários como Chapecoense (derrota por 1 a 0) e Criciúma (empate em 1 a 1), em pleno Morumbi. Muricy Ramalho merece ser cobrado pela falta de melhores resultados, já que no papel o Tricolor tem um dos melhores times do Brasil. O treinador precisa dar um jeito no sistema defensivo são paulino. Os atletas têm batido cabeça dentro de campo. Os rivais agradecem....

*** Estou preocupado com o futuro dos tradicionais cariocas Botafogo e Flamengo. O Fogão vive mergulhado numa das piores crises financeiras de sua história. Os atletas não recebem salários há cinco meses e o presidente Mauricio Assumpção cogitou até retirar o seu time do campeonato. Se isso acontecer, o Glorioso sofrerá sanções e poderá até ser desfiliado da CBF. Dentro de campo, a realidade botafoguense é lutar contra a degola. Hoje, o clube ocupa apenas a 16a colocação. No Flamengo, a situação é ainda mais crítica. Hoje o rubro-negro está mergulhado na lanterna e aposta no decadente técnico Vanderlei Luxemburgo para sair do buraco. A tarefa será muito árdua. O elenco é muito frágil e há muito tempo Luxemburgo não emplaca um grande trabalho.

*** O Bahia, que possui uma das torcidas mais fanáticas do Nordeste, infelizmente caminha para o rebaixamento. O time ainda não se encontrou em campo e perdeu nos últimos dias o técnico Marquinhos Santos, que não resistiu aos maus resultados. Quem assumir o Tricolor de Aço terá muito trabalho...

\



sábado, 2 de agosto de 2014

Raçudo, Botafogo segura o líder Cruzeiro no Maracanã

O Botafogo vive momento conturbado fora das quatro linhas. Os jogadores estão há cinco meses sem receber salários e deixaram claro a insatisfação com a diretoria. Mesmo assim, eles têm demonstrado profissionalismo dentro de campo. Nesse sábado, com muita raça, o Fogão segurou um empate em 1 a 1 contra o líder Cruzeiro, no Maracanã.


            crédito foto: site oficial do Botafogo

Os cariocas surpreenderam os líderes com bom futebol no primeiro tempo. O Glorioso foi dono das melhores ações ofensivas e merecidamente saiu na frente aos 24 minutos. Lucas cruzou e Edílson, de cabeça mandou para o gol. O Cruzeiro tinha dificuldade em criar chances e sem sucesso insistia em jogadas pelo meio de campo sempre com Éverton Ribeiro. O artilheiro Ricardo Goulart pouco produziu em campo, assim como o centroavante boliviano Marcelo Moreno.

A Raposa voltou completamente diferente para o segundo tempo. Teve o controle da posse de bola e dominou as ações ofensivas sobretudo após a entrada do atacante Willian na vaga do volante Henrique, que saiu lesionado. O empate veio aos 14 minutos. Éverton Ribeiro cruzou da esquerda, Dedé desviou e o zagueiro Léo completou para o gol. A equipe mineira só não virou o jogo graças a trave, em cabeçada de Nilton e ao goleiro Jefferson, autor de duas defesas sensacionais em finalizações de Nilton e Dagoberto. 

O resultado acabou sendo agradável para os dois times. O Botafogo (13o) não se afundou em crise num jogo em que teoricamente o adversário era franco favorito. Do outro lado, o Cruzeiro somou um ponto importante fora de casa e continua bem a frente da concorrência.