sábado, 28 de junho de 2014

Brasil 1 (3) x 1 (2) Chile: Julio Cesar se salvou na pífia atuação brasileira

Foi no sofrimento. Após empate em 1 a 1 com o Chile no tempo normal e na prorrogação, o Brasil precisou da disputa por pênaltis para avançar às quartas de final da Copa do Mundo. O goleiro Júlio Cesar defendeu cobranças de Pinilla e Alexis Sanchez e manteve a equipe canarinha na briga pelo hexacampeonato mundial.



No primeiro tempo, David Luiz abriu o placar para a Seleção Brasileira. Pouco tempo depois, Alexis Sánchez deixou tudo igual para os chilenos. Nas penalidades, David Luiz, Marcelo e Neymar fizeram para o Brasil (3 a 2).

Embora tenha seguido na competição, o Brasil precisa melhorar muito se quiser conquistar mais um título. A equipe voltou a apresentar problemas defensivos e foi pouco criativa, sobretudo no segundo tempo do tempo normal.

O próximo compromisso brasileiro será nessa sexta-feira contra o vencedor do duelo entre Uruguai e Colômbia.

Confira as notas dos jogadores da Seleção Brasileira

Julio César: 9,0 - Uma defesa monumental em chute de Aranguiz no segundo tempo. Herói na disputa por pênaltis com duas defesas. Que redenção do goleiro, vilão nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010;

Daniel Alves: 4,0 - uma piada de mau gosto. Mal na marcação e inexistente no apoio. Incrível a insistência de Felipão em mantê-lo no time titular;

Thiago Silva: 4,5 - Não se encontrou em campo. Sofreu com a velocidade de Alexis Sanchez.

David Luiz: 6,0- Mal na saída de bola. Embora não tenha testado para a rede, o árbitro creditou o primeiro gol ao zagueiro. Claramente o chileno Jara jogou contra o próprio patrimônio. David converteu a primeira cobrança de pênalti do Brasil;

Marcelo: 6,0 - Muita raça. Evoluiu na marcação. Poderia ter aparecido mais no ataque. Bateu bem o pênalti;

Luiz Gustavo: 5,0 - Não reeditou as últimas boas atuações. Pareceu um pouco nervoso no Mineirão. Recebeu o segundo cartão amarelo e está fora das quartas de final;

Fernandinho: 4,5 - Pela primeira vez como titular na vaga do contestado Paulinho, o volante do Manchester City não rendeu o esperado. Perdido no meio de campo. Exagerou no número de faltas. Foi substituído na etapa final;

(Ramires) - 5,0 - Não entrou bem;

Oscar: 4,5 - Sumido. Fez um segundo tempo muito ruim, assim como a maior parte dos companheiros;

(Willian): 5,0 - Entrou para dar maior movimentação ao meio de campo e não cumpriu a missão. Desperdiçou a cobrança de pênalti;

Hulk: 5,5 - O jogador brasileiro mais perigoso, mas vacilou feio no gol de empate do Chile. No segundo tempo chegou a balançar as redes, mas o árbitro equivocadamente invalidou o gol, alegando que o atacante ajeitou a bola com o braço. Desperdiçou a cobrança de pênalti

Neymar: 5,0 - Atuação apagada de nossa maior estrela. Voltou a abusar do individualismo. Bateu bem o pênalti;

Fred: 4,5 - Muito mal no jogo. Perdeu duas boas chances para marcar no primeiro tempo;

(Jô) - 5,0 - Brigou mais do que Fred, mas voltou a mostrar falta de técnica nas conclusões a gol;

Felipão: 4,5 - Mexeu mal no time. Substituições óbvias. Não ousou. O Brasil teve atuação medonha no segundo tempo. Deveria ter sacado Daniel Alves.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Curtinhas da primeira fase da Copa do Mundo: surpresas, decepções, chuva de gols...

*** A primeira fase da Copa do Mundo superou as expectativas. Assistimos a grandes jogos. A maioria das equipes praticou futebol ofensivo, resultando na maior média de gols desde o Mundial de 1970 (2,83 gols por partida). Contrariando os pessimistas, a Copa já é sucesso absoluto. Não houve nenhum problema mais sério de organização. Os torcedores deram espetáculo nas 12 sedes.

*** Tivemos algumas surpresas. A maior delas, sem dúvida, foi a ótima campanha da Costa Rica no chamado grupo da morte. A Seleção da América Central, que era dada como saco de pancadas, surpreendeu o mundo, eliminando grandes campeãs mundiais como Itália e Inglaterra. E pasmem, o modesto time terminou na liderança com 7 pontos ganhos e se classificou para as oitavas de final pela primeira vez em 24 anos. O próximo desafio será a Grécia, domingo, na Arena Pernambuco. É bem provável que a Costa Rica chegue às quartas de final.



*** O México foi outra surpresa positiva. Foi vice-líder no grupo A e segurou um empate sem gols com o Brasil, graças à atuação do goleiro Ochoa. O curioso é que o time do simpático técnico Miguel Herrera quase não disputou o Mundial. Só carimbou o passaporte para o Brasil após ter vencido a Nova Zelândia na repescagem. Nas oitavas vai encarar a Holanda, dos ótimos Robben e Van Persie.

*** A Grécia foi para a última rodada como lanterna do grupo C. Para seguir na competição precisaria derrotar a Costa do Marfim, até então vice-líder e torcer para que o Japão não derrotasse a Colômbia. A combinação acabou acontecendo. A Colômbia goleou os nipônicos e o gol da classificação inédita grega saiu aos 47 minutos do segundo tempo com gol de pênalti de Samaras. Nem a tomada de Tróia pelos gregos foi tão épica.

*** A Colômbia, do ótimo meia James Rodriguez, praticou o melhor futebol nas primeiras rodadas com rápidas trocas de passes e eficiência nas finalizações mesmo sem contar com o craque Falcão Garcia, que não se recuperou de cirurgia no joelho. Deu gosto de ver a aplicação tática colombiana e o grande futebol do talentoso camisa 10 James Rodríguez. O time fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento e vai encarar nas oitavas de final o tradicional Uruguai, no Maracanã.

*** O Uruguai sobreviveu no grupo da Morte. O craque Suárez foi de herói a vilão num intervalo de uma semana. Fez 2 gols importantes na vitória sobre a Inglaterra. No jogo seguinte contra a Itália, o atacante mordeu o zagueiro Chiellini e foi punido pela FIFA por 9 jogos e 4 meses. Está fora da Copa. Uma baixa considerável para a Celeste Olímpica, que conta apenas com um time esforçado. Nada além disso. Deve ter problemas para superar a ótima Colômbia, no Maracanã.

*** Emocionante a classificação da Argélia às oitavas de final pela primeira vez na história. A torcida argelina fez uma linda festa após o empate em 1 a 1 com a Rússia, na Arena da Baixada.

*** Decepcionante a campanha de alguns europeus. Inglaterra, Itália e a atual campeã Espanha não desenvolveram bom futebol e voltaram mais cedo para casa.

*** Portugal foi eliminado ainda na primeira fase. Já não botava fé em nossos patrícios antes de a bola rolar. Mostrou ser um time limitado totalmente dependente do craque Cristiano Ronaldo, que não se encontrava em suas melhores condições físicas. Como diz aquele ditado: Uma andorinha só não faz verão.

*** A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e passou às oitavas de final sendo líder do grupo A. Apesar da classificação, a equipe de Felipão não conseguiu reeditar as boas atuações da Copa das Confederações de 2013 e penou diante de Croácia e México.

***O sistema defensivo e o meio de campo brasileiro merecem ajustes para o jogo contra o Chile pelas oitavas de final. Os laterais Daniel Alves e Marcelo mostraram dificuldades na marcação. O volante Paulinho destoou no meio de campo. Não foi nem sombra daquele jogador decisivo em 2013. Contra Croácia, México e Camarões, o ex-corintiano acertou poucos passes, teve baixo índice de desarmes e não usou a sua principal característica:  a chegada como elemento surpresa no ataque. Felipão o sacará do time titular e vai promover a entrada de Fernandinho, que vive melhor fase.

*** Nossos grandes rivais argentinos confirmaram 100% de aproveitamento vencendo Bósnia, Irã e Nigéria. Os hermanos caíram na chave mais fácil da Copa, mas mesmo assim não desempenharam um grande futebol. Todas as vitórias foram por um gol de diferença. O sistema defensivo mostrou vulnerabilidade diante de equipes pouco expressivas. A partir das oitavas, a Argentina não pegará babas e qualquer vacilo poderá custar a eliminação.

*** A França saiu de Paris desacreditada pela imprensa e torcedores, porém surpreendeu com futebol ofensivo e uma das melhores campanhas da primeira fase. O veterano artilheiro Benzema foi o destaque, mas jovens como Pogba mostraram o seu valor.

*** A Alemanha, dona do melhor futebol do planeta, confirmou o favoritismo e fechou o grupo G na liderança. Os germânicos mostraram ótimo toque de bola e eficiência no ataque. Thomaz Muller terminou a primeira fase como artilheiro da Copa ao lado de Neymar e Messi. Os tricampeões mundiais vão pegar a Argélia nas oitavas de final e têm tudo para avançar.

*** Os Estados Unidos se classificou para às oitavas de final para delírio de seus torcedores. Nunca o esporte foi tão comentado na terra do Tio Sam. Os jogos da seleção bateram recorde de audiência, superando esportes mais tradicionais como beisebol e basquete (NBA). Até o presidente Barack Obama se rendeu ao soccer e assistiu dentro de um avião o jogo contra a Alemanha. O time comandado por Jurgen Klinsmann não é forte tecnicamente, mas obediente taticamente e tem em seu sistema defensivo o maior trunfo.

*** Os melhores jogadores da primeira fase (pela ordem): 1) Robben (HOL); 2) Thomaz Muller (ALE) e 3) Neymar (FRA)

*** Outros craques abrilhantaram o espetáculo como Benzema (FRA), Van Persie (HOL), James Rodríguez (COL) e Messi (ARG).

*** Todos os confrontos das oitavas de final: Brasil x Chile (sábado); México x Holanda (domingo); Costa Rica x Grécia (domingo); Uruguai x Colômbia (sábado); Argentina x Suíça (terça); França x Nigéria (segunda); Alemanha x Argélia (segunda) e Bélgica x Estados Unidos (terça).

*** Palpites: Brasil, Holanda, Costa Rica, Colômbia, Argentina, França, Alemanha e Estados Unidos vão seguir adiante.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Brasil 4 x 1 Camarões: Neymar só não fez chover na seca Brasília

A Seleção Brasileira goleou Camarões por 4 a 1, na Arena Mané Garrincha, e carimbou o passaporte para as oitavas de final da Copa do Mundo. Neymar (duas vezes), Fred e Fernandinho marcaram os gols brasileiros. Matip fez o gol de honra dos eliminados.

                                              crédito foto: site oficial da CBF

No próximo sábado, o Brasil tentará a vaga nas quartas de final diante do velho freguês Chile, no Mineirão.

Confira as notas dos jogadores da Seleção Brasileira

Júlio César: 6,0 - Pouco exigido durante o jogo. Sem culpa no gol;

Daniel Alves: 4,5 - Mais uma atuação fraca. Mal na marcação e inexistente no apoio. Alguns mais maldosos andam dizendo que a Avenida Daniel Alves foi a melhor obra de mobilidade urbana brasileira para a Copa do Mundo.

Thiago Silva: 6,0 - Deu alguns sustos. Quase jogou contra o próprio patrimônio no primeiro tempo. Não se entendeu com o companheiro David Luiz no lance que originou o gol adversário

David Luiz: 6,5 - Seu único vacilo ocorreu no gol camaronês. Deixou Matip livre para empatar. Deu bela assistência para Fred desencantar.

Marcelo: 6,0 - Alguns sustos lá atrás. Na frente foi bem e deu passe para Neymar fazer o seu segundo gol;

Luiz Gustavo: 7,5 - Mais uma grande atuação. Fez muito bem a proteção à defesa. Roubou bola e deu assistência para o primeiro gol de Neymar

Paulinho: 4,5 - Novamente irreconhecível. Perdido no meio de campo. Acertou poucos passes. Não voltou para o segundo tempo. Não deve ser titular contra o Chile nas oitavas de final

(Fernandinho) - 7,5- Entrou e mudou o jogo. Não pode ser reserva. Titularidade já para o volante do Manchester City!

Oscar: 5,0 - Atuação tímida. Mal na armação. Não repetiu a grande atuação da estreia contra a Croácia.

Hulk: 5,5 - Participativo no primeiro tempo e sumido na etapa final. Foi substituído;

(Ramires) - 5,5 - Discreto;

Neymar: 9,0 - Uma das melhores atuações individuais da Copa. Endiabrado, o menino só não fez chover na seca Brasília. Dois gols e vários dribles espetaculares;

(Willian) - 6,0 - Entrou bem e teve chance para deixar a sua marca, mas parou no goleiro camaronês.

Fred: 6,5 - Longe de brilhar, mas desencantou com o seu primeiro gol na Copa e com uma assistência para Fernandinho fechar o placar.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Felipão precisa mexer na Seleção para o duelo contra Camarões. Entradas de Fernandinho e Willian seriam boas opções

Ainda não consegui ver uma boa atuação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Na estreia contra a Croácia, o time apresentou problemas defensivos e no setor de criação. Mesmo assim venceu por 3 a 1, graças a forcinha do árbitro japonês, que inventou um pênalti quando o placar apontava 1 a 1. Já no empate sem gols contra o México, o primeiro problema foi sanado. No entanto, o segundo se agravou.

O meio de campo não funcionou contra os mexicanos em Fortaleza. A cautelosa formação com três volantes contribuiu para isso. Com o atacante Hulk poupado, Felipão optou pela entrada de Ramires, que esteve discreto nos 45 minutos em campo. Na volta do intervalo, o treinador trocou o meio campista pelo atacante Bernard. Houve uma ligeira melhora no sistema ofensivo, mas não o suficiente para vazar o forte esquema defensivo mexicano.

O volante Paulinho seria aquele homem para desafogar o time. O ex-corintiano foi muito mal. Deu muitos espaços para os meias mexicanos e não apareceu como elemento surpresa no ataque. Está muito longe daquele volante decisivo da Copa das Confederações 2013. Ele não se encontra bem fisicamente. Vou fazer uma analogia. O jogador parece um carro velho com motor fraquinho. Fez hora extra em campo. Felipão foi mal ao mantê-lo durante os 90 minutos.

Penso que para o duelo decisivo contra Camarões na próxima segunda-feira, em Brasília*, Felipão deveria sacá-lo do time e testar o bom Fernandinho, um dos destaques do Manchester City na última temporada. O volante tem bom desarme e sabe sair para o jogo. Faria ainda outra mudança com a entrada do meia Willian para auxiliar Oscar na armação. Os dois são companheiros de Chelsea e se entendem bem.

                                               crédito foto: Divulgação

Mesmo não tendo feito gol no Mundial, manteria o contestado Fred no time. Seu reserva Jô também não se encontra em boa fase. O centroavante do Flu ainda vai desencantar...Ele gosta de aparecer em momentos decisivos.

Assim, a minha formação seria: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Willian e Oscar; Neymar e Fred. Concordam?

* O Brasil precisa de um empate contra o já eliminado Camarões para avançar às oitavas de final. Vitória por qualquer placar garante a liderança no grupo A.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Brasil 0 x 0 México: Thiago Silva e Luiz Gustavo foram os destaques brasileiros em jogo fraco tecnicamente

A Seleção Brasileira decepcionou a torcida presente no Castelão e apenas empatou sem gols com o México pela segunda rodada do grupo A da Copa do Mundo. Sem brilhar tecnicamente, a equipe comandada por Felipão parou na grande atuação do goleiro Ochoa, autor de três grandes defesas. Com o resultado, o Brasil vai decidir a vaga para a próxima fase apenas na última rodada, quando receberá Camarões, na próxima segunda-feira, na Arena Mané Garrincha, em Brasília.


                                               crédito foto: Rafael Ribeiro (site oficial da CBF)

Confira as notas dos jogadores da Seleção Brasileira


Júlio César- 6,5 - Fez boa defesa no final do jogo garantindo o empate sem gols;

Daniel Alves - 6,0 - Mais participativo do que na estreia. Melhorou a marcação;

Thiago Silva - 7,0 - Seguro por baixo e por cima. Atuação soberana de um dos melhores zagueiros do mundo. Quase fez o gol da vitória brasileira no final, mas parou em grande defesa de Ochoa.

David Luiz - 6,5 - Assim como o parceiro foi muito bem. Muita dedicação durante os 90 minutos. No segundo tempo tentou fazer o papel de meia, mas não obteve sucesso

Marcelo - 4,5 - Atuação fraca. Pouco ajudou no apoio ao ataque e cometeu muitos erros de passes. Num deles, quase que o México chegou ao gol da vitória.

Luiz Gustavo - 7,0 - O cão de guarda do meio de campo com várias roubadas de bola. Muito bem.

Ramires - 5,0 - O substituto de Hulk foi discreto. Foi amarelado no fim do primeiro tempo e nem voltou do intervalo

(Bernard) - 6,5 - Entrou bem e deu outra dinâmica ao ataque. Mostrou certa afobação, mas tem muito a crescer e aprender.

Paulinho - 4,5 - Cadê aquele volante decisivo da Copa das Confederações? Muito mal fisicamente. Está pesado e não consegue aparecer mais como elemento surpresa no ataque. Sua presença entre os titulares precisa ser repensada por Felipão.

Oscar - 5,5 - Até se esforçou, mas não brilhou como na estreia da Copa. Começou o jogo no lado-esquerdo. Depois passou para o lado oposto. O meia foi melhor nos desarmes do que na criação. Foi substituído no final;

(William) - sem nota - Pouco tempo para mostrar serviço;

Neymar - 6,5 - Teve duas grandes chances para marcar, porém parou no inspirado goleiro Ochoa. Nos minutos finais mostrou individualismo;

Fred- 5,0 - Saiu mais da área do que de costume. Não teve nenhuma chance clara para balançar a rede. Segue em jejum nessa Copa do Mundo

(Jô) - 5,0 - Entrou e demonstrou falta de técnica. Tropeçou na bola algumas vezes.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil 3 x 1 Croácia: Oscar e Neymar brilham na estreia da Copa

A Seleção Brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo. Com dois gols de Neymar e um de Oscar, a equipe fez 3 a 1 sobre a Croácia, na Arena Corinthians e confirmou os três primeiros pontos do grupo A.

                                            crédito foto: Rafael Ribeiro (site oficial da CBF)

O Brasil saiu atrás do placar com gol contra de Marcelo aos 11 minutos de jogo, porém buscou o empate ainda na etapa inicial com Neymar. No segundo tempo, o time chegou a virada com a ajuda da arbitragem, que inventou pênalti de Lovren em Fred. Neymar não pegou muito bem na bola, mas fez o segundo gol. Nos acréscimos, quando a Seleção Brasileira era pressionada, Oscar, o melhor em campo, "matou"" o jogo em contra-ataque.

Avaliei os jogadores da nossa Seleção.


Notas

Júlio César: 6,5 - Sem culpa no gol. Fez duas boas defesas no final

Daniel Alves: 5,0 - Pouco presente no apoio e displicente na marcação.

Thiago Silva: 5,5 - Alguns sustos sobretudo no final do jogo. Pode jogar mais

David Luiz: 6,0 - Não teve jornada brilhante tecnicamente, mas atuou com muita raça;

Marcelo: 5,5 - Teve a infelicidade de marcar um gol contra no início do jogo. Não sentiu o golpe e arriscou boas subidas ao ataque.

Luiz Gustavo: 6,0 - Bons desarmes. Tomou conta do meio de campo. No final levou amarelo por falta dura no adversário

Paulinho: 5,5 - Fez um bom primeiro tempo aparecendo como elemento surpresa no ataque. Cansou na etapa final e foi substituído. Está longe de sua melhor forma física.

(Hernanes) - 5.5 - Discreto

Oscar: 9,0 - O melhor em campo. Ligado na tomada 220V em boa parte do jogo. Muito participativo. Uma assistência e um gol;

Hulk: 5,0 - Mal no jogo. Errou quase tudo o que tentou. Felipão demorou a sacá-lo

(Bernard) - 6,0 - Deu dinâmica ao ataque

Neymar: 8,0 - Dois gols logo na estreia do menino no Mundial. Joga fácil. O primeiro tento foi uma pintura.

(Ramires) - sem nota - entrou nos minutos finais

Fred: 5,5 - Não teve nenhuma chance clara para marcar. Cavou o pênalti que deu origem a virada brasileira

sexta-feira, 6 de junho de 2014

As minhas impressões sobre o último amistoso da Seleção Brasileira antes da estreia na Copa

Na tarde dessa sexta-feira diante da Sérvia, no Morumbi, o Brasil fez o último teste antes da estreia na Copa do Mundo contra a Croácia, na próxima quinta-feira, na Arena Corinthians. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari venceu por 1 a 0, porém esteve longe de apresentar um futebol convincente.



O Brasil encontrou muitas dificuldades em furar a forte marcação sérvia. Criou poucas chances de gol. Para nossa sorte, brilhou a estrela de Fred, que aproveitou uma das raras chances para estufar o barbante e confirmar a vitória no segundo tempo.

A defesa, o ponto forte brasileiro, não se comportou bem no Morumbi. Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e até o goleiro Júlio César vacilaram em algumas saídas de bola. Nos minutos finais, a nossa seleção deu campo ao adversário, que teve duas boas chances para empatar. Na primeira delas, Jojic cabeceou na trave. Pouco tempo depois, Tosic carregou a bola sem ser incomodado e bateu fraco para defesa tranquila de Júlio César.

Neymar, que brilhou no amistoso anterior contra o Panamá, teve atuação apagada e abusou do individualismo. Mais uma vez, o meia Oscar começou como titular e não foi bem. No intervalo, o jogador do Chelsea deu lugar a William, que melhorou um pouco a movimentação. Aliás, se fosse Felipão botaria William como titular contra os croatas na estreia do Mundial. Seria a minha única alteração no time. No resto não dá para contestar nada.

Pelo gol aos 13 minutos do segundo tempo, Fred acabou sendo o craque do jogo. O curioso é que momentos antes do centroavante balançar a rede, alguns torcedores gritavam por Luis Fabiano, que nem foi convocado por Felipão.

Em muitos momentos, Fred me lembra um certo baixinho chamado Romário. Pega pouco na bola, mas quase sempre decide jogos difíceis. Impressionante a sua eficiência!

Daqui a seis dias, a seleção canarinho iniciará a sua trajetória rumo ao hexa mundial. E qualquer vacilo pode ser fatal para as pretensões da equipe. Espero que dê tempo para Felipão corrigir os erros antes do jogo contra a Croácia. Pra frente, Brasil!!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Com Manoel, ex-Atlético-PR, o Cruzeiro virou ainda mais favorito ao título brasileiro

O Cruzeiro, que já tinha o melhor elenco do futebol brasileiro, ficará ainda mais forte com a chegada de seu novo reforço: o bom zagueiro Manoel, ex-Atlético-PR. O jogador de 24 anos sabe se posicionar bem dentro de campo e é forte no jogo aéreo. Fez muitos gols de cabeça com a camisa do Furacão.


A Raposa terminou as nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro antes da pausa de 45 dias para a Copa do Mundo na liderança isolada com 19 pontos ganhos, três a mais que o vice-líder Fluminense.

A equipe mineira é a que apresentou o melhor futebol nesse início de campeonato marcado por muita mediocridade e jogos ruins. O técnico Marcelo Oliveira deve estar rindo à toa. Ele conta com ótimos titulares e bons reservas para todas as posições. Veja bem a formação titular mais usada: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Henrique, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; William e Borges.

E dá para montar um time competitivo com os seguintes suplentes:  Rafael; Mayke, Léo, Manoel e Samudio; Lucas Silva, Tinga, Júlio Batista e Marlone; Dagoberto e Marcelo Moreno. Garanto que a maioria desses atletas seria titular em vários clubes da série A.

Resta saber se o atual campeão nacional não perderá importantes peças na abertura da janela de transferências em julho. Se a diretoria conseguir segurá-las, o torcedor cruzeirense pode se preparar para comemorar o quarto título brasileiro. Para um torneio de tiro longo como o Brasileirão, pressupõe-se um elenco qualificado. E mais uma vez, o clube mineiro largou na frente dos rivais.

domingo, 1 de junho de 2014

O que esperar do Corinthians no pós-Copa?

O Corinthians terminou as nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro antes da pausa para a Copa do Mundo na terceira colocação com 16 pontos ganhos. Os números até que são bons, porém podem e devem melhorar nas 29 rodadas restantes.



Algumas considerações iniciais e o que esperar do Corinthians no pós-Copa?

O Corinthians iniciou o Brasileirão com dois graves problemas:

1) Falta de criatividade no meio de campo. Jadson, o jogador mais talentoso para a criação, demorou a engrenar. Cresceu de rendimento nas últimas três rodadas com três gols e uma assistência. O ex-são paulino precisa de uma pessoa mais lúcida ao seu lado para poder dividir as responsabilidades.

Entendo que a entrada de Elias provavelmente na vaga do volante Bruno Henrique aumentará a produtividade no setor. O meia deve ser o ponto de desafogo do time. É aquele jogador com enorme potencial de quebrar retrancas adversárias. Sempre aparece como elemento surpresa no ataque. É rápido, tem bola qualidade no passe e na finalização...E não podemos nos esquecer do recém contratado Lodeiro, ex-Botafogo. A princípio, acredito que o uruguaio deva começar a sua trajetória no clube no banco de reservas, mas vai brigar forte por vaga entre os 11 titulares.

2) Baixa efetividade do ataque. Problema que persiste desde a edição passada. Os atacantes têm enormes dificuldades em empurrar a bola para o gol. No último domingo, no empate contra o Botafogo, o Corinthians teve o seu maior índice de finalizações - 10 erradas e nove certas (Dados: Footstats). Se tivesse tido um aproveitamento melhor, muito provavelmente não teria deixado escapar a vitória nos minutos finais. Antes de levar o empate, o alvinegro havia perdido várias chances para ampliar o marcador.

O Timão precisa contratar com certa urgência mais um atacante. A imprensa paraguaia dá como certa a chegada do jovem atacante Angel Romero, destaque do Cerro Porteño na Copa Libertadores 2014. Embora o paraguaio seja talentoso é muito difícil prever o sucesso dele em terras brasileiras. A cultura de futebol dos dois países é diferente. Poderia levar um bom tempo a sua adaptação por aqui.

Nem tudo é motivo para preocupação...

O ponto forte corintiano continua sendo o sistema defensivo. O time tem a melhor retaguarda do Brasileirão ao lado de Grêmio e Santos (5 gols sofridos). Mesmo assim ainda vejo necessária a contratação de mais um zagueiro para compor o elenco. Os reservas Felipe, Pedro Henrique e Wanderson ainda não têm a confiança do treinador Mano Menezes. Os dois últimos jamais entraram em campo.

O bom beque Anderson Martins, ex-Vasco, está próximo de ser anunciado como novo reforço. O Al-Jaish, do Catar, já o liberou por empréstimo de uma temporada. Resta o acerto financeiro entre o clube brasileiro e o jogador. Segundo o colunista Jorge Nicola, do jornal Diário de São Paulo, Martins reduziu a pedida inicial salarial de R$ 500 mil mensais. Ele deve fechar por cerca de R$ 250 mil.

Mano Menezes terá 45 dias para deixar o Corinthians na ponta dos cascos antes do retorno do campeonato no dia 16 de julho contra o Internacional, em local a ser definido. O alvinegro é o mandante. Se o Timão se reforçar e não perder peças na reabertura da janela de transferências internacionais pode sim brigar pelo sexto título Nacional.

*** Os jogadores alvinegros terão duas semanas de descanso. Após as "férias forçadas", eles se reapresentarão no CCT Joaquim Grava, e em seguida vão à cidade mineira de Extrema para alguns dias de treinamento intensivo.