segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pitacos do Campeonato Brasileiro: a oscilação do líder Cruzeiro, os irregulares Corinthians e Santos...

*** O líder Cruzeiro vive o seu pior momento no Campeonato Brasileiro. Contra o Flamengo, no último domingo, a equipe mineira conheceu a segunda derrota seguida. Para se ter uma ideia no returno, a Raposa soma quatro derrotas, o dobro em relação ao primeiro turno. Enfim, a Raposa começou a oscilar, algo previsto num longo campeonato com 38 rodadas. Mesmo com os tropeços recentes, o ainda grande favorito ao título tem seis pontos de diferença sobre o vice-líder, o irregular Internacional, que no meio da semana passada conheceu a pior derrota na história do Brasileirão: 5 a 0 para a Chapecoense.

                                              Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

*** O Colorado conseguiu se reerguer bem após o vexame em Chapecó e bateu o perigoso Fluminense, no Beira Rio. Acredito que a equipe não conseguirá o título, porém vai ficar com uma das vagas para a Copa Libertadores.

*** O Atlético-MG, com inúmeros desfalques, beliscou uma vaga no G-4 no último final de semana, derrotando o São Paulo, na Arena Independência, onde é praticamente imbatível. Como diz aquele ditado: Caiu no horto, tá morto! O Galo acabou sendo beneficiado com a derrota do Grêmio para o Palmeiras, no Pacaembu.

**** O Corinthians terá muitas dificuldades para retornar ao G-4 se mantiver a irregularidade apresentada nos últimos jogos. O Timão alterna boas partidas contra os rivais mais fortes e más jornadas diante de clubes da parte de baixo da tabela. Num intervalo de três dias, o torcedor alvinegro pôde ver o fenômeno. Na quarta-feira passada, a equipe venceu com autoridade o líder Cruzeiro, no Mineirão e na rodada seguinte não foi bem e sofreu revés para o até então lanterna Botafogo.

*** O Santos é outro time difícil de ser entendido. Vinha de duas vitórias seguidas. O torcedor já começava a se animar com uma vaga no G-4. "Agora vai", diziam muitos. A derrota para o Criciúma (3 a 0) foi uma ducha de água fria nas pretensões santistas. O Peixe, hoje 7o colocado, deve brigar apenas por uma posição intermediária na tabela. Muito pouco pela grandeza do clube.

*** A cada rodada disputada a briga contra a degola se acirra. Do Sport (11o) até o lanterna Coritiba, a diferença de pontos é pequena - 7.

*** O Palmeiras, que ficou boa parte do campeonato na rabeira, caminha a passos largos para a permanência na elite. O Verdão vive o seu melhor momento na competição - três vitórias seguidas, a última delas sobre o indigesto Grêmio, dono da melhor defesa. Hoje, o alviverde tem quatro pontos de diferença sobre o Bahia, o primeiro do Z-4. Se mantiver a mesma pegada passará pela sequência do campeonato sem sustos.

*** O Botafogo ganhou sobrevida no último sábado ao derrotar o Corinthians, em Manaus. O time superou as suas limitações técnicas com muita garra em campo. No entanto, o estado ainda inspira cuidados. É o penúltimo colocado.

*** Os rivais Bahia e Vitória têm chances reais de fazer o clássico na série B em 2015. O caso do Tricolor de Aço é mais preocupante. Sofreu duas derrotas seguidas e voltou ao Z-4 depois de quatro rodadas. Com a importante vitória sobre o Sport, em Recife, o Leão conseguiu deixar a zona do rebaixamento.

*** O lanterna Coritiba precisará ter um bom aproveitamento de pontos nas 10 rodadas restantes para escapar do rebaixamento. Das 28 rodadas disputadas, em apenas quatro o Coxa não frequentou o Z-4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário