sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Reflexões sobre o Palmeiras, de Gilson Kleina

O Palmeiras nada de braçada na série B e em questão de poucos meses sacramentará o retorno à elite do Campeonato Brasileiro, que é o seu maior objetivo na temporada. O Verdão é líder isolado com 40 pontos ganhos e está 10 pontos a frente do 5º colocado, o Paraná Clube. Só os quatro primeiros subirão para a série A.

Até a última semana, muitos torcedores palmeirenses enchiam a bola do time. Os mais empolgados acreditavam que o Palmeiras brigaria pelas primeiras posições na tabela se estivesse disputando a elite em 2013.

A ótima campanha na fraquíssima série B criou a ilusão de que tudo estava perfeito no clube palestrino. Bastou a eliminação para o Atlético-PR, nas oitavas de final da Copa do Brasil, para alguns torcedores alviverdes pedirem mudanças radicais, a principal delas a demissão do técnico Gilson Kleina. A hashtag #forakleina foi uma das mais comentadas na rede social Twitter na última quinta-feira.

Comportando-se como um torcedor de arquibancada, o presidente Paulo Nobre mostrou inconformismo com a eliminação e sobretudo com a apatia dos seus jogadores em Curitiba. Não garantiu a permanência do treinador.



Houve um certo exagero na cobrança de Nobre. Afinal, o Palmeiras perdeu para um time que realiza ótima campanha na série A, estando no G-4. Perder para um time da elite não pode ser considerado uma vergonha.

Kleina está longe de ser um técnico Top de linha. Ainda precisa provar que é capaz de levar um gigante clube a grandes conquistas. No entanto se fosse dirigente palmeirense não o trocaria nesse momento, já que o mercado não possui opções muito interessantes.

O pior é que se fala no retorno de Vanderlei Luxemburgo, que tem feito trabalhos ruins nos últimos anos. Foi assim no Flamengo e Grêmio e segue tendo fraco desempenho fraco agora no Fluminense. Se a contratação do "profexô" for confirmada, o Verdão tem tudo para ter um centenário frustrante em 2014.

Acredito que o Palmeiras já deve focar no planejamento para a próxima temporada. O elenco precisa ser reforçado com qualidade. Sinceramente não entendi a última decisão da diretoria, que negociou Vilson, o melhor zagueiro do elenco, com o Stuttgart por apenas 700 mil reais, valor previsto na rescisão contratual.

A presença do meia Valdivia no elenco precisa ser repensada. O caro atleta tem frequentado mais o departamento médico do que os gramados. Vinha de uma boa sequência de jogos na série B, até sofrer uma nova lesão muscular. O chileno voltará atuar nesse sábado diante do Ceará, na Arena Castelão. Até quando ficará livre de uma nova lesão?

Penso que se aparecer uma proposta interessante pelo "Mago", a diretoria não tem que pensar duas vezes e logo negociar o meia. Com a verba da venda daria para trazer um jogador de alto nível e que não conviva com tantos problemas de ordem médica.










quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Longe de brilhar, Corinthians espanta a zebra Luverdense e avança na Copa do Brasil

Um bom primeiro tempo foi o suficiente para o Corinthians bater o modesto Luverdense por 2 a 0, no Pacaembu e se classificar às quartas de final da Copa do Brasil, onde pegará o Grêmio. O primeiro encontro será apenas no dia 23 de outubro, em local indefinido.

Ao contrário do jogo de ida, em Lucas do Rio Verde - vitória do Luverdense por 1 a 0, o Corinthians mostrou comprometimento pelo menos nos primeiros 45 minutos e dominou as ações ofensivas contra os mato-grossenses. Com oito minutos de bola rolando, Douglas, que ditou o ritmo no meio de campo, deu passe açucarado para Paulo André, que invadiu a área e bateu cruzado para grande defesa de Gabriel Leite. Em seguida, a bola explodiu no travessão. Aos 26, Guerrero perdeu chance incrível para abrir o marcador. Livre de marcação, o atacante demorou a finalizar e foi desarmado pelo rival.

A vitória corintiana começou a ser construída aos 30 minutos. Alexandre Pato cobrou falta e o goleiro Gabriel Leite espalmou para dentro de sua meta. 

O Pacaembu quase ficou em silêncio cinco minutos mais tarde. Tosin, em posição de impedimento, cabeceou para grande defesa de Cássio e desperdiçou a chance do empate. O Luverdense levou perigo em alguns contragolpes, mas pecou na falta de qualidade técnica de seus jogadores.

O Corinthians seguiu atacando o adversário. Aos 37, Ibson foi acionado por Danilo e bateu em cima do goleiro Gabriel Leite. O gol da classificação veio pouco antes do intervalo. Douglas cruzou, Ibson desviou de letra e Fábio Santos empurrou para as redes.

Sonolência na etapa complementar

O segundo tempo teve raríssimas emoções. Com a vantagem adquirida na etapa inicial, o Corinthians pisou no freio e não teve chances claras para ampliar. Por outro lado, o Luverdense mostrou esgotamento físico e não deu nenhum trabalho a Cássio.

O Corinthians não fez nada mais do que sua obrigação ao despachar um time que disputa a série C do Campeonato Brasileiro. No entanto precisará melhorar muito seu futebol para brigar pelo título da Copa do Brasil. 

O Luverdense, que teve bom desempenho no primeiro jogo, sentiu a pressão de jogar contra um forte time, no Pacaembu praticamente lotado (com mais de 28 mil pagantes). Mesmo assim os atletas merecem os parabéns pela aplicação nos dois jogos, sobretudo no de Lucas do Rio Verde.


domingo, 25 de agosto de 2013

Curtinhas e algumas questões após a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro

Ponte Preta 0 x 2 Cruzeiro: A Raposa deu duas mordidas na Macaca com Dedé e Borges, em Campinas e terminou a 16ª rodada na liderança. Paulo César Carpegiani não resistiu a mais um tropeço e perdeu o cargo, que agora vai ser ocupado por Jorginho, ex-Flamengo. O antigo auxiliar de Dunga na Seleção Brasileira vai dar jeito na Macaca?? Os campineiros voltaram a frequentar o Z-4...

Flamengo 0 x 1 Grêmio: Quarta vitória seguida do Imortal, que se manteve na caça ao líder Cruzeiro. Ótimo trabalho feito pelo técnico Renato Gaúcho, que recentemente substituiu o decadente profexô Vanderlei Luxemburgo. Renato terá uma bela dor de cabeça quando tiver à disposição os lesionados Elano e Zé Roberto..

Atlético-PR 2 x 0 Botafogo: O Furacão, do artilheiro Ederson, completou nove jogos seguidos sem conhecer o gosto amargo da derrota e foi premiado com a entrada no G-4. O Atlético-PR terá gás suficiente no para buscar a vaga na Copa Libertadores no final do ano? Acho difícil, mas há de ser elogiado o ótimo trabalho de Vágner Mancini. Assumiu o time na zona do rebaixamento e o levou as primeiras posições. Com o tropeço, em Curitiba, o Fogão perdeu a liderança..

foto: site oficial do Atlético-PR


Vasco 1 x 1 Corinthians: Embora ainda esteja lutando pelo título, o Corinthians segue tendo fracas atuações no Nacional. O Timão até que fez um bom primeiro tempo contra o Vasco, em Brasília. Abriu 1 a 0 (gol de Guerrero), mas voltou muito mal no segundo tempo e viu o Gigante da Colina empatar com André. Os vascaínos mereciam melhor sorte. Tiveram muitas chances para sair com a vitória diante de um rival acuado. Com o empate, os paulistas deixaram o G-4 e os cariocas se mantiveram na 11ª colocação. Quando o Corinthians levará a sério o Campeonato Brasileiro? Pelo elenco que possui, no mínimo tem que brigar por vaga na Copa Libertadores.

Santos 2 x 0 Vitória. Depois de mais de um mês, o Peixe voltou a comemorar uma vitória e subiu para a 13ª colocação. O menino Gabriel, 16 anos, fez um dos gols. Cícero fechou o placar. Será que o alvinegro da Vila Belmiro vai ter condições de brigar pela parte de cima da tabela? É bom lembrar que a equipe de Claudinei Oliveira está com dois jogos a menos em relação a maioria dos concorrentes.

São Paulo 2 x 1 Fluminense: A agonia do torcedor são paulino durou incríveis 12 jogos. Nesse domingo, o Tricolor enfim voltou a marcar três pontos na tabela. O meia Paulo Henrique Ganso teve boa atuação e deu bela assistência para Luis Fabiano abrir o placar no Morumbi, com mais de 55 mil pagantes. Mesmo com a importante vitória, o São Paulo não deixou a zona do rebaixamento. Será que o time embalará uma sequência positiva no campeonato?

Bahia 2 x 0 Náutico: Já está na hora de a diretoria do Náutico iniciar o planejamento para a série B 2014. O lanterninha sofreu a 10ª derrota na competição. Alguém acredita na permanência do Timbu na primeira divisão? Eu não...Já o Bahia foi o maior beneficiado da rodada. Subiu três posições e agora é o 7º.

Atlético-MG 2 x 1 Portuguesa: A Lusa também é forte condenada a queda à série B. Levou a virada do Galo e caiu para a penúltima colocação. Atlético-MG que ficou mais longe do Z-4.

Internacional 3 x 3 Goiás: Quinto empate seguido do Colorado e a sexta partida sem vitória. Será que mais uma vez o Inter, apontado por muitos como um dos favoritos ao título brasileiro, ficará pelo caminho? Os gaúchos ocupam apenas a 8ª colocação. É muito pouco para um time que conta com Alex, D'Alessandro, Diego Forlán, Leandro Damião, Scocco..

sábado, 24 de agosto de 2013

Muita calma com o menino santista Gabriel

Gabriel, 16 anos, foi um fenômeno das categorias de base do Santos. Deixou muitos defensores adversários com o cabelo em pé com seus gols e lances de pura habilidade. Devido a carência de opções, o garoto de R$ 147 milhões subiu recentemente ao elenco profissional e foi protagonista nas duas últimas vitórias do Peixe.



Contra o Grêmio, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o atacante substituiu o outro jovem Neílton nos minutos finais e num de seus primeiros toques na bola garantiu a magra vitória santista na Vila Belmiro. No último sábado, contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro, ele inaugurou o placar e criou outras chances de perigo. Cícero fechou a vitória por 2 a 0 na etapa final.

Como era de se esperar, a imprensa esportiva e torcedores em modo geral, estão enchendo a bola de Gabriel, o comparando ao astro Neymar, que recentemente deixou o clube rumo ao Barcelona. Considero essa análise precipitada.

Gabriel ainda não é craque. Tem potencial para ser. Disso não podemos negar. Contudo temos que levar em conta que o atleta possui apenas 16 anos de idade e certamente vai viver altos e baixos na carreira. Ele tem muito a amadurecer.

Lembro-me que no mês de julho, o seu companheiro Neílton, apenas três anos mais velho, foi alçado ao time titular e começou muito bem a sua trajetória como profissional, fazendo alguns gols importantes em jogos pelo Campeonato Brasileiro. Vários colegas de imprensa afirmaram ali que estava nascendo o novo Neymar.

Talvez deslumbrado com a fama repentina, Neílton perdeu o foco e consequentemente o seu espaço entre os titulares.

Espero que o mesmo não aconteça com o menino Gabriel.






quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Um balanço dos jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil: Inter, Vasco e Botafogo estão bem perto das quartas

Fim dos jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil e já dá para termos melhor noção sobre os times que vão seguir adiante na competição.

Pelos resultados apresentados nessa semana, Internacional, Vasco e Botafogo são os com maiores chances de permanecer na competição.

O Internacional abriu 3 a 0 no confronto diante do pernambucano Salgueiro, em Novo Hamburgo. Os gols saíram apenas no segundo tempo e todos foram marcados por gringos: os argentinos Scocco e D'Alessandro, e o uruguaio Forlán. O resultado permite ao Colorado jogar até pela derrota por dois gols de diferença semana que vem, no interior de Pernambuco, para passar às quartas de final. Só quem é doido acredita na desclassificação dos gaúchos.



Palpite: Inter avança

Em Manaus, o Vasco sofreu um pouco, mas praticamente liquidou o frágil Nacional, após a vitória por 2 a 0, com gols do equatoriano Tenório. A volta está marcada para a próxima quinta-feira, em São Januário. O Gigante da Colina deve avançar sem sustos.

Palpite: Vasco

O Botafogo bateu, de virada (4 a 2), o atual campeão da Libertadores, o Atlético-MG, no Maracanã. Saiu atrás no placar com gol de Marcos Rocha, mas buscou a virada com Lodeiro, Leonardo Silva (contra), Rafael Marques e Vitinho, esse último jogando o fino da bola. No final, o Fogão vacilou e Guilherme diminuiu para o Galo.

A vantagem botafoguense é muito boa para o jogo de volta marcado para a próxima quarta-feira, na Arena Independência. O time de Osvaldo de Oliveira pode até perder por um gol de diferença.

O Atlético tem plenas condições de reverter o placar. Enfrentou situações parecidas no mata-mata da Copa Libertadores e soube superar os obstáculos. No entanto o time ainda sente os efeitos da ressaca da inédita conquista da Copa Libertadores e desde lá não voltou a atuar em grande nível.

Palpite: Botafogo avança

O Palmeiras adquiriu boa vantagem sobre o Atlético-PR, no Pacaembu. O zagueiro Vilson anotou o único gol da vitória diante dos paranaenses, que não perdiam há 10 jogos. O fato de não ter sofrido gol dentro de casa deixou o Verdão com um dos pés na próxima fase. Os comandados de Gilson Kleina vivem ótima fase e tudo tem dado certo.

Na partida de volta marcada para quarta-feira, em Curitiba, o Palmeiras deve contar com o meia Valdivia, recuperado de lesão. O chileno dá um tempero especial ao meio de campo. Um empate garante a classificação aos paulistas, mas é preciso ter cuidado com o Furacão.

Palpite: Palmeiras 

Com gol do jovem Gabriel, o Santos saiu na frente sobre o Grêmio, na Vila Belmiro. Um empate na próxima quarta-feira, em Porto Alegre, garante o Peixe nas quartas de final. Para seguir na competição, o Grêmio, de Renato Gaúcho precisará ser mais ousado. A estratégia com três zagueiros e três volantes usada nas últimas rodadas deve ser abortada. O Tricolor Gaúcho tem sentido as ausências dos meias Elano e Zé Roberto, ambos lesionados e sem previsão de retorno aos gramados.

Acredito que o Peixe irá para a Arena Grêmio fechadinho lá atrás e explorando os contragolpes para surpreender o adversário.

Palpite: Santos 

Jogando para o gasto, o Fluminense derrotou o Goiás (1 a 0), no Maracanã e joga pelo empate na próxima quarta-feira, no Serra Dourada. Samuel anotou o único gol da partida. Walter, atacante do Goiás, desperdiçou cobrança de pênalti, jogando para o ralo a chance de empate. Qualquer igualdade na próxima quarta-feira garante o Flu nas quartas. Tudo pode acontecer nesse confronto.

Palpite: Fluminense

O Corinthians decepcionou contra o modesto Luverdense, em Lucas do Rio Verde. O time atuou muito mal e sofreu revés (1 a 0) - gol irregular de Misael. Penso que dificilmente o Timão voltará a jogar tão mal no Pacaembu, mas o técnico Tite precisa dar uma dura em seus atletas. A apatia vista no Mato Grosso não pode ser repetida. Um novo mau desempenho pode custar uma amarga eliminação. Cair para o "poderoso" Luverdense seria uma tragédia e pode dar início a uma caça às bruxas no Parque São Jorge.

O Timão precisa de vitória por dois gols de diferença para seguir adiante. A missão não é tão complicada assim. A diferença técnica entre os dois times é gritante. Basta o Corinthians confirmar o favoritismo.

Palpite: Corinthians

O Cruzeiro dominou o Flamengo, no Mineirão, mas ''só'' venceu por 2 a 1. O meia Éverton Ribeiro jamais esquecerá dessa partida. Ele marcou um golaço após dar um chapéu no defensor flamenguista e emendar de primeira para as redes.

A Raposa tem uma equipe bem montada por Marcelo Oliveira e irá para o Maracanã na próxima quarta-feira podendo empatar.

Palpite: Cruzeiro


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Apático, Corinthians dá vexame contra time da série C do Campeonato Brasileiro

A zebra apareceu nas oitavas de final da Copa do Brasil, justamente na noite dessa quarta-feira, na partida do atual campeão mundial, o Corinthians contra o novato Luverdense, em Lucas do Rio Verde. Com apenas nove anos de história, o time mato-grossense que disputa a série C do Campeonato Brasileiro venceu o badalado adversário por 1 a 0 e joga pelo empate na próxima semana no Pacaembu para avançar às quartas de final. O alvinegro paulista precisa de uma vitória por dois gols de diferença para seguir na competição.



O Timão fez uma partida muito ruim. Mesmo sendo favorito e contando com um forte elenco em nenhum momento se impôs ao adversário. Os comandados de Tite mostraram imensa dificuldade na criação de jogadas e apresentaram vulnerabilidade na defesa. O lateral Igor e o zagueiro Felipe, substitutos dos poupados Fábio Santos e Paulo André, foram muito mal. Do meio para frente, o time foi um desastre. Contratação mais cara da história do clube, o atacante Alexandre Pato, pouco encostou na bola e foi substituído no segundo tempo.

Mesmo com limitações técnicas evidentes, o Luverdense deu um show de raça e organização tática. E buscou a vitória, ao contrário do Corinthians, que ficou tocando a bola no meio de campo sem nenhuma objetividade. Houve uma certa soberba corintiana. Tenho notado esse grave defeito desde a conquista corintiana no Mundial de Clubes, em dezembro passado. Os jogadores se acomodaram após tantas conquistas.

Contra os mato-grossenses, o Corinthians atuou com um jogador a menos desde os 19 minutos do segundo tempo. Romarinho, que já tinha amarelo, foi expulso por parar contra-ataque. Com um a menos, o Timão levou pressão dos anfitriões, que só não abriram o placar por falta de qualidade nas finalizações.

Emerson Sheik e Zé Roberto também foram para o chuveiro mais cedo por terem trocado empurrões aos 32 minutos.

Quando a partida se caminhava para o final em 0 a 0, o Luverdense foi premiado com a vitória aos 44 minutos. Misael 'matou' a bola com o braço e em seguida tocou na saída de Cássio. A vitória, mesmo com gol irregular, foi merecida.

Para avançar à próxima fase da Copa do Brasil, o Corinthians vai precisar ter outra postura no Pacaembu. Só camisa não ganha jogo. É preciso comprovar o favoritismo jogando com dignidade, algo que faltou ao Timão em Lucas do Rio Verde.






segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O polêmico selinho de Emerson Sheik e o preconceito babaca

Horas depois da vitória suada do Corinthians sobre o Coritiba, no Pacaembu, o atacante Emerson Sheik postou na rede social Instagram uma foto onde dá um selinho em um amigo. Isso foi o suficiente para alguns torcedores corintianos protestarem na porta do Centro de Treinamento Joaquim Grava nessa segunda-feira levando faixas homofóbicas com as seguintes inscrições: "Viado não" (sic) e "Vai beijar a P.Q.P, aqui é lugar de homem".



Esse comportamento hostil dos torcedores só reforça como o futebol ainda é rodeado por pessoas machistas e com pensamento atrasado.

Não tenho nada contra a orientação sexual de um jogador de futebol. O que importa é o profissionalismo e nesse ponto, Emerson Sheik tem pisado na bola. Possui comportamento nada exemplar dentro das quatro linhas. Quem não se lembra de quando o atacante mordeu o dedo do zagueiro Caruzo na final da Copa Libertadores de 2012? Um caso mais recente de má conduta aconteceu na última partida do Corinthians. Sheik deu uma entrada desleal no volante Gil, do Coritiba. Recebeu apenas o cartão amarelo do omisso Péricles Bassols.

No campo pessoal, Emerson Sheik foi acusado por crimes como falsidade ideológica e contrabando de veículos. Nesse último caso ele foi absolvido.

Por que esses ''torcedores'' não cobram maior profissionalismo do atacante? Deixem Sheik curtir a vida seja com homens ou mulheres..

domingo, 18 de agosto de 2013

Curtinhas da 15ª rodada do Brasileirão: Botafogo bem na fita, Corinthians no G-4 com pênalti polêmico, a zica são paulina..

*** Em grande fase, o Botafogo bateu a Portuguesa por 3 a 1, no Canindé e permaneceu na liderança com 29 pontos ganhos. O maestro Seedorf voltou a se destacar. O craque holandês não marcou gol, mas deu assistências para Bolívar e Elias. Será que o torcedor botafoguense voltará a comemorar um título brasileiro que não vem desde 1995? Muito cedo para afirmar isso, mas se mantiver a regularidade até o fim do campeonato, é bem provável.

                                                 crédito foto: Dorival Rosa

*** Com a derrota, a Lusa se afundou na zona do rebaixamento. Será muito difícil a reação na sequência do campeonato. Falta material de qualidade ao técnico Guto Ferreira e principalmente sorte.

*** O Cruzeiro segue firme em busca do título brasileiro. No sábado, a Raposa enfiou 5 a 1 no Vitória e se manteve na vice-liderança. Até o momento, ninguém conseguiu bater os mineiros dentro do remodelado Mineirão.

*** Forte candidato ao título, o Corinthians jogou muito mal diante do desfalcado Coritiba, no Pacaembu. Venceu por 1 a 0 graças ao péssimo árbitro Péricles Bassols, que aos 45 minutos do segundo tempo inventou pênalti de Luccas Claro em Danilo. Houve uma disputa normal de bola. Com muita frieza, Guerrero converteu a cobrança e deu a vitória ao Timão, que voltou ao G-4. O alvinegro voltou a ter muitas dificuldades diante de um adversário, que imprimiu forte marcação no meio de campo e levou perigo em contragolpes. Precisa melhorar muito para levar o título.

*** Contra o Timão, o Coxa não teve nove jogadores à disposição entre eles, os zagueiros Leandro Almeida (lesionado) e Emerson (em negociação com o Atlético-MG), o meia Alex e o atacante Deivid, ambos vetados pelo Departamento Médico. Mesmo com tantos desfalques jogou melhor que o anfitrião e merecia no mínimo o empate.

*** Coisas do futebol. No meio de semana, o Coritiba arrancou empate contra a Portuguesa no último minuto com gol irregular. Nesse domingo contra o Corinthians provou do próprio veneno. Não acredito em má fé dos árbitros e sim em ruindade. Falta qualidade a arbitragem brasileira.

*** Um golaço do menino Samuel deu a vitória ao Fluminense sobre o lanterna Náutico, na Arena Pernambuco. O jogo foi muito fraco tecnicamente. Não fosse a inspiração do atacante, o 0 a 0 seria mantido até o apito final. Tricolor Carioca não vencia há quatro rodadas e ficou um pouco mais longe do Z-4. Já o Timbu segue a passos largos rumo à série B. O clube trocou três vezes de técnico no campeonato. No último sábado, Jorginho Cantinflas fez a sua estreia.

*** O Grêmio, 3º colocado, comprovou sua ascensão no Campeonato Brasileiro ao bater o Vasco (11º) por 3 a 2, em São Januário. O então contestado Barcos foi o grande destaque. O atacante marcou dois gols e criou outras situações de perigo. Foi a terceira vitória seguida do Tricolor Gaúcho. Enfim  o técnico Renato Gaúcho parece ter acertado o seu time. Contra os cariocas, o Grêmio mostrou muita força na marcação e teve frieza no ataque para voltar do Rio de Janeiro com um ótimo resultado na bagagem.

*** O Vasco voltou a mostrar fragilidade defensiva. O estreante zagueiro Cris falhou no lance que originou o primeiro gol vascaíno.

*** O São Paulo chegou ao 12º jogo seguido sem vencer no Campeonato Brasileiro. Ficou no empate sem gols contra o Flamengo, na Arena Mané Garrincha. Teve grande chance para quebrar o longo jejum aos 42 minutos do segundo tempo, mas Jadson desperdiçou cobrança de pênalti, que não existiu. Luiz Antônio não fez nada em Lucas Evangelista, mas o árbitro Ricardo Marques Ribeiro marcou a infração. O resultado acabou sendo ruim para ambos. O Mengão seguiu na parte mediana da tabela e o Tricolor Paulista não largou a penúltima colocação. A zica são paulina não tem fim. Já não aposto mais na permanência do time na série A do Brasileirão.

*** Internacional e Atlético fizeram um jogo movimentado em Novo Hamburgo, mas não saíram do empate sem gols. O Inter atuou com um jogador a mais desde os 36 minutos do primeiro tempo, quando o estreante da noite, o meia-atacante Fernandinho foi expulso por agressão a Jorge Henrique. O goleiro Victor evitou a derrota dos visitantes com grandes defesas. O resultado foi ruim para o Inter, que caiu para a 8ª colocação. Já o Atlético subiu para 14º.

*** Bahia e Santos não empolgaram e ficaram no 0 a 0, na Arena Fonte Nova. O Tricolor de Aço teve domínio das ações ofensivas, mas falhou nas conclusões. O Peixe levou perigo apenas em contragolpes, chegou ao sexto jogo seguido sem vitória, mas subiu para a 15ª colocação. O Bahia se manteve em 10º lugar.

*** O gordinho Walter voltou a fazer a diferença para o Goiás. Com gol do atacante, o time Esmeraldino derrotou a Ponte Preta por 1 a 0, em Campinas e saltou para o 9º lugar. A Macaca voltou a ficar perto da zona de degola. É apenas a 16ª colocada.

*** O Atlético-PR bateu de virada o Criciúma (2 a 1), no Durival de Britto e chegou ao oitavo jogo seguido sem sentir o gosto amargo da derrota. O último revés aconteceu contra o arquirrival Coritiba, na 7ª rodada. O técnico Vágner Mancini vem realizando um trabalho muito interessante. O Furacão é o 5ª colocado. O Tigre seguiu na zona do rebaixamento e pelo andar da carruagem dificilmente ficará na elite em 2014.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Fluminense 0 x 0 Corinthians. Um jogo fraco para um público decepcionante no Maracanã

Fluminense e Corinthians protagonizaram ao longo da história jogos memoráveis como a semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, quando mais de 146 mil pagantes estiveram no Maracanã. No entanto os torcedores dos dois times não farão nenhuma questão em relembrar no futuro o clássico dessa quarta-feira, 14 de agosto de 2013, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os pouco mais de 13 mil presentes (10 mil pagantes) no remodelado Maracanã assistiram a uma partida com poucas emoções, onde prevaleceu a forte marcação dos cariocas e paulistas, resultando num chocho empate sem gols.

crédito foto: site oficial do Fluminense

O Fluminense entrou em campo pressionado por sua torcida após a derrota no clássico contra o Flamengo. O time de Vanderlei Luxemburgo até que começou bem marcando a saída de bola corintiana. No entanto não conseguiu levar perigo ao goleiro Cássio, sentindo a ausência do centroavante Fred, que havia disputado amistoso pela Seleção Brasileira horas antes.

Cauteloso nos primeiros minutos, o Timão só foi assustar aos 18 minutos em chute cruzado de Alexandre Pato. Diego Cavalieri espalmou. Emerson Sheik teve boa chance, mas o goleirão do Flu defendeu com facilidade.

O Fluminense marcava forte, mas às vezes apelava para a violência. O volante Edinho poderia ter ido mais cedo para o chuveiro se o árbitro tivesse sido mais rigoroso. Levou apenas o cartão amarelo por duas entradas fortes em Emerson Sheik.

Os anfitriões voltaram melhores na etapa final. Felipe teve gol bem anulado pela arbitragem. O jovem e bom lateral Igor Julião avançou pelo lado direito e bateu à queima roupa para boa defesa de Cássio. Depois disso, o Flu não ameaçou mais mesmo com as mudanças de Vanderlei Luxemburgo, que trocou Kenedy, Felipe e Rafael Sobis respectivamente por Samuel, Wagner e Biro-Biro.

O Tricolor Carioca perdeu aos 32 minutos o zagueiro Gum, que cometeu falta violenta em Emerson Sheik e recebeu corretamente o cartão vermelho. Com um a mais em campo, o Corinthians enfim teve ousadia e quase foi premiado com a vitória no último lance da partida. Emerson Sheik, o melhor corintiano em campo, recebeu dentro da área e bateu para defesa espetacular de Diego Cavalieri.

O empate sem gols acabou sendo justo pelo pouco que as duas equipes produziram no Maracanã. Sobrou transpiração e faltou inspiração. Foi a sétima igualdade corintiana em 14 rodadas.

Com o resultado, o Fluminense se manteve na 14ª colocação. Já o Corinthians deixou o G-4 e agora é o 6º colocado.


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quando o São Paulo sairá do buraco?

A situação são paulina piora a cada rodada no Campeonato Brasileiro. No último domingo, a equipe foi derrotada pela Portuguesa no Canindé e atingiu a sua pior sequência histórica no Nacional: 10 partidas sem vencer.



O Tricolor está atolado na zona do rebaixamento. Ocupa a penúltima colocação na tabela, sendo superior apenas ao Náutico.

A possibilidade de queda à série B começa a deixar os são paulinos de cabelo em pé. O time tem início pior que o do rebaixamento dos principais rivais: 9 pontos em 12 jogos.

O rebaixado Palmeiras somou 10 pontos nas 12 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2012. O Corinthians teve 17 pontos nas 12 primeiras partidas do Campeonato Brasileiro de 2007. Pegando grandes clubes de outros estados, o desempenho do São Paulo também é inferior a Vasco e Grêmio. Em 2008, os cariocas conquistaram 15 pontos nas 12 primeiras rodadas do Nacional. Em 2004, os gaúchos somaram 14.  E ambos amargaram o rebaixamento no final da temporada.

A crise é tão grave que até o maior ídolo da história do clube, o goleiro Rogério Ceni, parece ter sido contaminado pela mediocridade. Contra a Lusa, o Mito desperdiçou uma cobrança de pênalti. Há cerca de 10 dias havia perdido pênalti na derrota para o Bayern de Munique, em torneio amistoso. O arqueiro se caminha para um final de carreira melancólico. Não é aquele goleiro que encantou os são paulinos no início dos anos 2000.

O lado psicológico dos jogadores está muito abalado. O atacante Aloísio deixou claro isso na derrota para a Portuguesa. Na ânsia de ajudar a sua equipe, tirou gol certo de Paulo Henrique Ganso ao empurrar a bola com a mão em direção à rede de Lauro. O tento de Ganso deixaria a partida empatada e poderia ter dado um gás para o Tricolor buscar a vitória.

Falta também qualidade ao elenco. Para reagir na competição, o São Paulo precisa de pelo menos dois zagueiros, um volante e um atacante. O técnico Paulo Autuori não conseguirá fazer milagres com o material humano disponível.

Não consigo entender o motivo de a diretoria ter renovado o contrato de Luis Fabiano até o final de 2015. Especula-se que o camisa 9 tenha recebido aumento salarial de R$150 mil, aproximando seus vencimentos dos R$ 500 mil mensais. Desde que retornou ao clube em março de 2010, o atacante chamou muito mais a atenção pela indisciplina do que pelos gols marcados. Em momentos decisivos sumiu. O custo benefício tem sido muito ruim.

Mesmo com o momento conturbado, creio que o São Paulo irá permanecer na elite do futebol brasileiro. No entanto não pode demorar a reagir. Um terço do Campeonato Brasileiro já foi disputado e se o Tricolor não voltar a somar pontos nas próximas rodadas, o rebaixamento será realidade.

domingo, 11 de agosto de 2013

Corinthians foi o maior vencedor da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

Comendo pelas beiradas e sem chamar a atenção com grande futebol, o Corinthians começa a mostrar suas credenciais no Campeonato Brasileiro. Após um início decepcionante, o Timão dá sinais de que entrará forte na briga pelo título brasileiro.

O alvinegro terminou a 13ª rodada na quarta colocação e quebrou um longo jejum sem ingressar no G-4, algo que não acontecia desde a rodada final do Brasileirão 2011.

Além de ter batido o Vitória por 2 a 0 , nesse domingo, no Pacaembu, a equipe, longe de brilhar, contou com tropeços de concorrentes (Atlético-PR, Inter e Bahia) para subir quatro posições na tabela. Inter e Atlético-PR ficaram no empate em 2 a 2, em Novo Hamburgo. Já o Bahia foi atropelado pelo Grêmio (3 a 0), na Arena Fonte Nova.

A diferença para o líder Cruzeiro caiu para quatro pontos. Já esteve bem maior. A Raposa não conseguiu sair de um empate sem gols contra o Santos, no Mineirão. Foi a primeira vez que os mineiros perderam pontos desde a reinauguração do estádio.

Botafogo (2º colocado) e Coritiba (3º) também decepcionaram na rodada. Os cariocas apenas empataram em 1 a 1 com o Goiás, em Brasília. O Coxa conheceu a sua primeira derrota na atual edição dentro do Couto Pereira - 1 a 0 para o Vasco.

O que ainda deixa os torcedores corintianos com a pulga atrás da orelha é a apatia dos jogadores durante alguns jogos. Na última quarta-feira, atuando de forma dispersa e com pouco comprometimento, o Corinthians empatou em 1 a 1 com o desesperado Santos, na Vila Belmiro. Às vezes, os atletas mostram um certo desinteresse após tantas conquistas nos últimos meses (Copa Libertadores, Mundial de Clubes, Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana).

Contra o Vitória, o comportamento corintiano foi diferente. O time entrou em campo com a faca nos dentes, marcando a saída de bola adversária. Abriu a contagem logo cedo, mas não recuou como na partida do meio de semana contra o Santos.

O alvinegro ainda tem muito a evoluir na competição. O sistema defensivo está muito bem (é o melhor da competição). No entanto, Tite precisa acertar o meio de campo e o ataque e cobrar de seu elenco um maior comprometimento nas próximas rodadas. Se conseguir isso, o Corinthians tem tudo para levar o hexacampeonato brasileiro no final do ano.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Raçudo, Santos arranca empate diante de um irreconhecível Corinthians. Peixe jogou melhor e merecia a vitória

Há cinco dias, o Santos escreveu um dos capítulos mais tristes de sua história. Em amistoso contra o Barcelona, no Camp Nou, o time levou uma sonora goleada por 8 a 0, o que causou enorme revolta entre os torcedores.

Na noite dessa quarta-feira, o Santos voltou a honrar suas tradições. Atuando com muita raça, buscou um empate diante do forte rival Corinthians, na Vila Belmiro, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O alvinegro praiano foi melhor em boa parte dos 90 minutos.



Ainda abalado psicologicamente com o vexame da última sexta-feira, o Santos levou uma ducha de água fria logo aos 3 minutos. Paulo André, de cabeça, abriu o placar para o Corinthians. Os anfitriões sentiram o golpe, mas mesmo assim tiveram chances para empatar ainda no primeiro tempo. Na melhor delas, Arouca, dentro da área e sem marcação, exagerou na força e finalizou por cima do gol.

O Santos acabou cedendo muitos contra-ataques, que acabaram não sendo aproveitados pelo rival. Num deles, Fábio Santos avançou pela esquerda e bateu pela rede do lado de fora. No outro, Romarinho veio pela direita e bateu para boa defesa de Aranha.

O Peixe levou enorme vantagem na posse de bola no primeiro tempo: 62% contra 38%, mas não conseguiu furar o forte sistema defensivo do rival.

Na volta do intervalo, mesmo com a vitória parcial, o insatisfeito Tite sacou o apagado Guerrero para a entrada de Alexandre Pato, que pouco fez.

Claudinei Oliveira trocou o volante Alison pelo meia Leandrinho. A alteração surtiu efeito. O Santos voltou aceso e dominou o Corinthians . Com merecimento chegou ao empate aos 9 minutos. Montillo, o melhor em campo, deixou Willian José na cara do gol. Com muita consciência, o atacante tocou na saída de Cássio e correu para o abraço. Logo em seguida, quase veio a virada. Neilton bateu forte para defesa espetacular de Cássio.

O Corinthians não deu nenhum trabalho ao goleiro Aranha. Os meias não conseguiram fazer a ligação com o ataque e abusaram dos erros de passe. Até o sistema defensivo, o melhor do campeonato, apresentou instabilidade.  O lateral Edenilson errou muitas saídas de bola, assim como os zagueiros Gil e Paulo André. Esse último foi expulso aos 25 minutos após entrevero com Willian José, que também foi mais cedo para o chuveiro.

Tite gastou as suas últimas duas substituições. Ibson e Douglas entraram nos lugares de Romarinho e Danilo. O preguiçoso Corinthians não conseguiu buscar a vitória, o que colocaria o time na terceira colocação. Com o empate, o alvinegro do Parque São Jorge caiu para a 8ª colocação. Já o Peixe se manteve em 14º e respira aliviado por não perder para um rival, que vive ótimo momento.

Mais uma vez ficou claro para o Corinthians. Só qualidade técnica não ganha jogo. É preciso ter raça. O time já havia apresentado o mesmo defeito recentemente no Pacaembu, quando mostrou apatia e não conseguiu sair de um empate sem gols diante de um rival São Paulo mergulhado em crise. Abra os olhos, Corinthians!

O Santos está de parabéns após a dedicação durante os 90 minutos. Se repetir o mesmo comprometimento nas próximas rodadas pode alçar vôos mais altos no Brasileirão.





domingo, 4 de agosto de 2013

Curtinhas do final de semana no BR13: Bota na liderança isolada, queda do último invicto, o cartão de visitas corintiano..

*** O Botafogo se manteve na liderança ao final da 11ª rodada, porém dessa vez de maneira isolada. A equipe de Osvaldo de Oliveira bateu o rival Vasco (3 a 2), novamente em grande noite de Seedorf, que fez um dos gols. É para ser destacado o profissionalismo dos jogadores do Botafogo, que mesmo com salários atrasados, têm mostrado muita dedicação nas partidas. O garoto Vitinho vive fase muito boa e ainda não sentiu o peso da responsabilidade de vestir a camisa de um grande clube.

*** E caiu o último invicto do Campeonato Brasileiro. Na noite de sábado, o Coritiba, sem o craque Alex, lesionado, não resistiu à força do Cruzeiro (derrota por 1 a 0), no Mineirão. A Raposa assumiu a vice-liderança e mostrou mais uma vez que está na caça ao título.

*** No primeiro Gre-Nal na moderna Arena do Grêmio, houve um empate em 1 a 1. Pior para os anfitriões, que caíram para a 9ª posição. O Colorado é o 4º. O polêmico clássico teve três expulsões: Werley (Grêmio);  Fabrício e Jorge Henrique (Inter).

*** O Corinthians se aproximou do pelotão de elite com boa vitória sobre o Criciúma (2 a 0), fora de casa. O Timão fez um ótimo primeiro tempo. Dominou o adversário e abriu 2 a 0 com grande atuação de Renato Augusto, autor de um golaço. Na etapa final, o time alvinegro diminuiu o ímpeto ofensivo, mas não foi ameaçado pelo Tigre. Foi a segunda vitória seguida do Timão e o terceiro jogo seguido em que a defesa alvinegra, a melhor do campeonato, não foi vazada. O Timão enfim mostrou seu cartão de visitas no Campeonato Brasileiro e pulou para a 7ª posição. Com elenco recheado de boas opções, é forte candidato ao título.



*** Mais uma prova de como o nosso Nacional é muito estranho. O Flamengo, que havia perdido por 3 a 0 para o Bahia no meio de semana, devolveu o mesmo placar no Atlético-MG, nesse domingo, em Brasília. O artilheiro Elias voltou a mostrar a sua cara. Fez um belo gol. Ele é o melhor segundo volante do Brasil, desde que o corintiano Paulinho partiu para a Inglaterra. Joga demais!

*** O Atlético-MG precisa curar a ressaca da inédita conquista da Copa Libertadores. Desde o histórico jogo contra o Olimpia no Mineirão, já são três derrotas seguidas, que o colocaram na zona do rebaixamento do Brasileirão. É bom os atleticanos abrirem os olhos. Uma má campanha no Nacional pode comprometer os preparativos do time para o Mundial de Clubes, em dezembro. Reação, já!

*** O Galo perdeu Bernard para o futebol ucraniano e está em vias de negociar Ronaldinho Gaúcho com o turco Besiktas. Reforços precisarão vir com urgência.

*** Não existe time mais azarado do que a Portuguesa, que jogou bem contra o Vitória, mas perdeu chances incríveis em Salvador. Chegou a abrir 1 a 0, mas foi castigada com a derrota de virada nos minutos finais. Não será nada fácil a vida do técnico Guto Ferreira e principalmente dos torcedores da Lusa. Infelizmente a série B deve ser o destino.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Um balanço do Campeonato Brasileiro nas 10 primeiras rodadas

*** Nos últimos anos, o equilíbrio foi a tônica do Campeonato Brasileiro. Em 2013, a história segue se repetindo. Quatro clubes diferentes assumiram a ponta da tabela nas 10 primeiras rodadas: Botafogo (6ª, 8ª e 10ª rodadas), Coritiba (4ª, 5ª e 7ª rodadas), Cruzeiro (1ª e 9ª rodadas) e São Paulo (2ª e 3ª rodadas).

*** Com o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, nessa quinta-feira, no Maracanã, o Botafogo reassumiu a liderança com 20 pontos ganhos - mesmo número do Coritiba, porém os cariocas possuem uma vitória a mais. Novamente, o meia holandês Seedorf foi o destaque. Ele liderou o Fogão e deu duas assistências para os gols de Vitinho e Elias. O vovô joga muito!



*** O meia Alex é o grande destaque do Brasileirão e tem ajudado o Coritiba a frequentar as primeiras posições nesse início de campeonato. O veterano já balançou em seis oportunidades as redes adversárias. Obteve um feito histórico na quarta rodada. Chegou ao 300ª gol da carreira na vitória sobre o Fluminense. Mesmo com a idade avançada, o jogador merecia uma chance na seleção brasileira. Está jogando o fino da bola.

*** É muito cedo para dizer se o Coxa terá forças para brigar pelo título na reta final do Brasileirão, mas vejo o clube paranaense com boas chances de buscar uma vaga na Copa Libertadores de 2014.

*** A velha guarda dos técnicos está dando passagem a novos valores. Marquinhos Santos (Coritiba), Marcelo Oliveira (Cruzeiro) e Cristóvão Borges (Bahia) são responsáveis pelas melhores campanhas desse campeonato.

*** Dos mencionados acima, o que eu mais gosto é Cristóvão Borges. Trata-se de um dos profissionais mais sérios desse país. Além de ser trabalhador, é avesso aos holofotes e nunca se mete em polêmicas como outros colegas de profissão. Borges já havia realizado um trabalho muito bom no Vasco, levando o time às quartas de final da Copa Libertadores de 2012. No Bahia tem tirado leite de pedra com um elenco sem grandes opções.

*** O Corinthians, dono do melhor elenco do país, ainda não embalou no Brasileirão e ocupa a modesta 9ª colocação com 14 pontos ganhos. O Timão parece um pouco acomodado após tantas conquistas nos últimos meses. Tite terá a missão de motivar o grupo de jogadores. Se jogar com seriedade, o time tem tudo para brigar pelo hexacampeonato.

*** O São Paulo é sem nenhuma dúvida a grande decepção desse campeonato. Até teve bom início frequentando o topo da tabela na 2ª e 3ª rodadas, mas se perdeu no período pós-Copa das Confederações. Não vence desde a 2ª rodada (goleada sobre o Vasco) e chegou a imprimir uma série de cinco jogos seguidos com derrota. Com um jogo a mais em relação aos adversários, ocupa a 18ª colocação e começa a se preocupar com o rebaixamento. Creio que o time conseguirá sair dessa incômoda situação.

*** O Flamengo é outro time que realiza fraca campanha. Se o campeonato terminasse hoje, o rubro negro estaria rebaixado. Mano Menezes, que assumiu a equipe há pouco tempo, terá muito trabalho. Faltam reforços de qualidade para o Mengão voltar a disputar títulos.

*** Metade dos clubes participantes já trocaram de técnico: Grêmio, Vasco, Atlético-PR, Fluminense, Santos, Ponte Preta, Flamengo, São Paulo, Portuguesa e Náutico.  Qual será o próximo a realizar mudanças? Triste rotina..

*** Com a Copa do Mundo logo aí, o Brasil ganhou novos e remodelados estádios, que já têm sido usados no Campeonato Brasileiro. São os casos da Arena Pernambuco, Mineirão e Maracanã. No entanto a organização está longe do ideal. Na última quarta-feira, centenas de torcedores do Fluminense não conseguiram entrar no Maracanã para acompanhar a partida contra o Cruzeiro. Apenas uma bilheteria estava à disposição. Um verdadeiro absurdo! O que adianta ter lindos estádios se o torcedor continua sendo tratado como gado?

*** A 10ª rodada não ficou completa. Ainda não há datas para os jogos entre Inter x Santos e Náutico x São Paulo. Santos e São Paulo estão no exterior desde o início da semana para a disputa de amistosos.