domingo, 30 de junho de 2013

Brasil massacra a Espanha no Maracanã e é tetracampeão da Copa das Confederações. O craque Neymar voltou a decidir

A Seleção Brasileira faturou o tetracampeonato da Copa das Confederações em grande estilo. Numa das melhores atuações dos últimos anos, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari bateu a Espanha, líder do ranking da Fifa, por 3 a 0, no mítico Maracanã. A Fúria não perdia há 29 jogos, mais precisamente desde a primeira rodada da última Copa do Mundo em 2010.

Fred (duas vezes) e Neymar foram os autores dos gols da grande vitória brasileira.



O jogo

Nem o torcedor mais otimista esperava que o Brasil tivesse um início espetacular. Logo a 1 minuto, Fred abriu o placar. Mesmo caído, o camisa 9 conseguiu finalizar para as redes.

A Seleção Brasileira dominou a Espanha na maior parte do primeiro tempo, apertando a saída de bola adversária. Aos 8, Oscar recebeu linda assistência de Fred e bateu rente a trave. Paulinho, aos 13, quase marcou um gol antológico no Maracanã. Ele roubou bola e tentou encobrir Casillas, que defendeu em dois tempos.

A Espanha só conseguiu criar a sua primeira chance de gol aos 19. Iniesta, o mais lúcido do time, arriscou de fora da área para boa defesa de Júlio César. Pedro Rodrigues, livre de marcação, quase deixou tudo igual aos 40 minutos, mas o gigante David Luiz salvou praticamente em cima da linha.

Nos minutos finais do primeiro tempo, Neymar ampliou após linda assistência de Oscar. Irreconhecível, a Fúria ofereceu pouca resistência na etapa inicial.

A Seleção Brasileira precisou de apenas um minuto no segundo tempo para liquidar a fatura. Fred ampliou após passe de Hulk e lindo corta luz de Neymar.

A Espanha tentou reagir.  Aos 9 minutos, Marcelo cometeu pênalti em Jesús Navas. O zagueiro Sérgio Ramos pegou mal na bola e chutou para fora.

Aos 22, Piqué fez falta dura em Neymar, que ia em direção ao gol, e foi justamente expulso.

Com a superioridade numérica em campo e a enorme vantagem no placar, a Seleção Brasileira relaxou e concedeu alguns espaços para a Espanha atacar.  O paredão Júlio César mostrou elasticidade em chutes de Iniesta e David Villa.

Sob os gritos de "É Campeão", o Brasil administrou a vitória até o apito final.

Enfim a Seleção Brasileira voltou a ter um time de respeito. No entanto é preciso muita cautela. A equipe ainda não está pronta para a Copa do Mundo no ano que vem e precisa de alguns ajustes. Fiquei satisfeito com a postura de alguns jogadores e do técnico Felipão que admitiram isso no pós-jogo. Humildade não faz mal a ninguém.

Fiquei assustado com a apatia da Espanha. Nem parecia o melhor time do mundo em campo. Os jogadores demonstraram muito nervosismo, erraram passes em demasia e não conseguiram nem dominar a posse de bola, algo que não acontecia há muito tempo. Pelo jeito comeram Paella estragada.


NOTAS BRASIL 3 X  0 ESPANHA

Júlio César - 8,5 - Três defesas importantes. O melhor goleiro da Copa das Confederações. Reconquistou a confiança da torcida brasileira após ter falhado na última Copa do Mundo.

Daniel Alves - 6,5 - Discreto no apoio. Ficou mais presente no campo de defesa.

Thiago Silva -  8,0 - Atuação segura do capitão. Dessa vez fez o simples. Não teve o medo em dar bicão.;

David Luiz - 8,5 - Perfeito. Salvou gol certo de Pedro Rodrigues quando o jogo estava 1 a 0

Marcelo - 7,0 - Muito bem no apoio, porém voltou a vacilar na marcação. Cometeu pênalti bobo em Jesús Navas.

Luiz Gustavo - 8,5 - Soberano no meio de campo. Um verdadeiro cão de guarda. Foi o maior ladrão de bolas no time.

Paulinho -  8,5 - Muitos desarmes e ótimas escapadas ao ataque. Quase fez um golaço no primeiro tempo. Deixou o campo ovacionado pela torcida no Maracanã. Com merecimento, ele foi eleito o terceiro melhor jogador da competição.

(Hernanes) - 6,0 - Entrou em campo nos minutos finais quando o jogo já estava decidido.

Oscar - 8,0 - Sua melhor exibição no torneio. Deu a assistência para Neymar marcar o segundo gol brasileiro e quase fez o seu gol.

Hulk - 8,0 - Deixou a competição sem balançar as redes, mas participou de dois dos três gols. Taticamente importantíssimo. É imprescindível para o esquema de Felipão.

(Jadson) - 6,0 - Estreou na Copa das Confederações com muita vontade, mesmo estando fora de forma física.

Neymar - 9,5 - O craque do jogo. Um golaço e uma assistência. Infernizou os espanhóis com lances de pura magia. Provocou a expulsão do zagueiro Piqué. Levou a Bola de Ouro com muita justiça.

Fred -  9,0 - Dois gols na decisão. O cara é fera. Não nega fogo em momentos decisivos.

 (Jô) - 6,0- Entrou nos minutos finais e pouco tocou na bola.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Brasil x Espanha: O que esperar da tão sonhada final da Copa das Confederações?

No início da noite dessa quinta-feira, o Brasil conheceu o seu adversário na final da Copa das Confederações. Conforme esperado será a Espanha, que com muito sofrimento derrotou a Itália por 7 a 6 nas penalidades, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, na Arena Castelão, em Fortaleza.



Embora tenha chegado à inédita final, a Espanha não jogou o seu melhor futebol contra os italianos. O time comandado por Vicente Del Bosque fugiu de suas características. Ao longo dos 90 minutos do tempo normal marcou os adversários em seu campo de defesa e não ficou tanto tempo com a posse de bola. Além disso, a Fúria finalizou pouco a meta defendida por Buffon.

É verdade que na prorrogação a Espanha adiantou a sua marcação, porém contou com a ajuda dos italianos, que mostraram muito cansaço e pouco incomodaram o goleiro Casillas, exceto em chute de Giaccherini, que encontrou a trave.

Nas penalidades, os espanhóis converteram todas as cobranças, ao contrário do italiano Bonucci, que chutou longe à la Roberto Baggio contra o Brasil, na final da Copa do Mundo de 1994.

O que esperar da Seleção Brasileira na final?

Assim com a rival, o Brasil chegará para a decisão domingo no Maracanã sem ter exibido bom futebol na semifinal. A equipe de Luiz Felipe Scolari foi inferior aos uruguaios em boa parte da partida, mas avançou graças a um gol salvador de Paulinho nos minutos finais.

Não tenho dúvidas em dizer que a Espanha tem mais time que o Brasil. Nossos adversários estão com a mesma base desde a final da Copa do Mundo de 2010, ao contrário da Seleção Brasileira, remontada nos últimos meses. Somente o goleiro Júlio César e o lateral Daniel Alves estiveram entre os titulares no último Mundial.

O Brasil levará vantagem no preparo físico. A Espanha se desgastou muito na batalha de 120 minutos mais os pênaltis, e deve sofrer com o clima úmido e abafado da capital carioca. Todos esses fatores poderão fazer a diferença para mais um título canarinho.

Vejo a Seleção Brasileira com boas chances de superar os líderes do ranking Mundial na Fifa. A receita para atingir o objetivo é não ter medo de atacá-los no Maracanã. Os meias Xavi e Iniesta merecem atenção especial por parte do sistema defensivo brasileiro. Anulá-los será muito importante.

A Espanha não perde há 29 jogos (desde a estreia na Copa do Mundo de 2010 - derrota por 1 a 0 para a Suíça). Aposto que esse tabu irá para o espaço na noite de domingo. Vai, Brasil!




quarta-feira, 26 de junho de 2013

Gol de Paulinho põe o Brasil na final da Copa das Confederações

Em jogo muito truncado, a Seleção Brasileira derrotou o Uruguai por 2 a 1, no Mineirão e avançou à final da Copa das Confederações, que acontecerá no próximo domingo, no Maracanã. O adversário sairá do encontro entre Itália e Espanha, que se enfrentam nessa quinta-feira, na Arena Fortaleza.

Fred e Paulinho marcaram para os brasileiros. Cavani fez para os uruguaios.



O Jogo

Como era o esperado, o Uruguai imprimiu forte marcação nos 90 minutos. O Brasil teve muitas dificuldades em criar jogadas no primeiro tempo. Os torcedores brasileiros ficaram calados aos 12 minutos, quando David Luiz agarrou acintosamente Lugano dentro da área e o árbitro chileno Henrique Osses corretamente marcou pênalti. Forlán bateu e Júlio César defendeu.

A Seleção Brasileira só foi dar a sua primeira finalização aos 16 minutos. Oscar carregou a bola pelo meio e bateu por cima da meta de Muslera.

Quando o torcedor já demonstrava sinais de impaciência, Fred abriu o placar aos 41. Paulinho deu linda enfiada de bola para Neymar, que dominou de peito dentro da área e bateu em cima de Muslera. No rebote, Fred, mesmo sem pegar bem na bola, empurrou para as redes.

O Uruguai quase chegou ao empate nos minutos finais, quando Thiago Silva e David Luiz bateram cabeça e a bola sobrou para Luis Suárez chutar para fora.

Logo aos dois minutos de segundo tempo, a Celeste deixou tudo igual. Thiago Silva afastou mal dentro da área e Cavani finalizou para o gol.

O Brasil foi com tudo para o ataque trocando rápidos passes. Mas foi o Uruguai que quase marcou o segundo gol. Aos 20, Luis Suárez subiu mais que a defesa brasileira e cabeceou sob o travessão.

O raçudo Uruguai impedia jogadas perigosas de Neymar e cia. Impressionava a ótima atuação do sistema defensivo montado pelo técnico Óscar Tabarez. Hulk, aos 21 minutos, quase furou o ferrolho adversário em cobrança de falta. Muslera espalmou. Minutos depois, o atacante foi substituído por Bernard.

Cavani quase fez o seu segundo gol. Ele finalizou e a bola desviou em Luiz Gustavo. O camisa 21 teve ótima atuação. Levou muito perigo no ataque e voltou para ajudar na marcação.

Aos 40,  brilhou a estrela de Paulinho. O volante aproveitou cobrança de escanteio de Neymar e livre de marcação testou de cabeça para as redes de Muslera: 2 a 1 para o Brasil.

Nos minutos finais, a equipe Celeste pressionou no ataque, mas não conseguiu forçar a prorrogação.


NOTAS DOS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Júlio César - 7,5 - Defendeu pênalti de Forlán e não teve culpa no gol uruguaio.

Daniel Alves - 5,0 - Tímido no apoio e disperso na marcação. Mais uma atuação irregular do lateral-direito.

Thiago Silva - 4,5 - Vacilou no lance que originou o gol uruguaio ao dar passe curto dentro da área. Atuação para ser esquecida.

David Luiz - 4,0 - Nervoso. Cometeu pênalti bobo em Lugano.

Marcelo - 5,5 - Cresceu no segundo tempo e fez boas tabelas com Neymar. Continua vacilando na marcação.

Luiz Gustavo - 5,5 - Bons desarmes, mas mostrou certo destempero ao cometer falta dura em Álvaro Rodríguez no final do primeiro tempo. Levou só o amarelo.

Paulinho - 8,0 - O melhor em campo. Muito participativo no ataque. Iniciou a jogada do primeiro gol com lançamento de 32 metros a Neymar. Decidiu a partida com um gol de cabeça.

Oscar - 5,0 - Mais uma fraca atuação do meia. Ele até buscou o jogo, mas visivelmente está longe de sua forma física ideal. Foi substituído no segundo tempo.

(Hernanes) - 6,0 - Entrou bem e melhorou a qualidade do passe no meio de campo.

Hulk - 6,0 - Muita força pelo lado esquerdo do campo. Quase fez um golaço de falta.

(Bernard) - 6,0 - Entrou com alegria nas pernas, com diz Felipão.

Neymar - 7,0  - Não brilhou, mas teve participação nos dois gols brasileiros.

(Dante) - Sem nota -  Entrou nos acréscimos.

Fred - 6,5 - Oportunista como sempre. Numa de suas poucas chances na partida deixou a marca.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pitacos sobre a Seleção Brasileira: A má fase de Oscar, a falta de respeito com Fred..

*** Embora tenha evoluído nos últimos jogos, ainda não confio muito na Seleção Brasileira, de Luiz Felipe Scolari. O time continua oscilando durante os 90 minutos. Penso que falta criatividade no meio de campo. Oscar é um bom meia, mas sente os efeitos de uma temporada longa e desgastante e não consegue desempenhar com louvor a sua função.



*** Outros setores que merecem ajustes são as laterais. Tanto Daniel Alves quanto Marcelo deixam muitos espaços na defesa.

*** Pelo jeito, o meia Jadson foi para a Copa das Confederações apenas para passear. O jogador são paulino não entrou em campo uma vez sequer. Felipão deveria usá-lo. Jadson é sem dúvida um dos jogadores mais importantes do São Paulo em 2013. Tem boa visão de jogo e velocidade, e sabe finalizar com qualidade.

*** Alguns torcedores e parte da mídia brasileira clamam pela presença do meia-atacante Lucas entre os titulares. Não me incluo nessa. Vejo o atleta do PSG ainda muito imaturo para começar jogando. Nas poucas vezes que entrou em campo, Lucas não me convenceu. Como disse o mestre Tostão numa de suas últimas brilhantes colunas da Folha de S.Paulo: "Há uma insistência em rotular o jovem como craque. Não é. É um bom jogador, coadjuvante no Paris Saint-Germain". Perfeito!

*** Na última quarta-feira após a vitória do Brasil sobre o México me incomodei com algumas opiniões de torcedores e jornalistas. Fred havia chegado ao segundo jogo de Copa das Confederações sem balançar as redes. Em contrapartida, o seu reserva Jô tinha entrado nos minutos finais contra Japão e México e marcado dois gols. Isso bastou para os imediatistas de plantão pedirem o atleticano entre os titulares. Felipão ignorou os pedidos e continuou apostando no camisa 9. Na vitória por 4 a 2 sobre a Itália, Fred enfim desencantou com dois gols. O centroavante merece mais respeito. Afinal, ao lado de Neymar, é o maior artilheiro desde que Felipão reassumiu a Seleção Brasileira. Joga muito!

*** A Seleção Brasileira voltará a campo na próxima quarta-feira contra o Uruguai, no Mineirão, em partida válida pela semifinal da Copa das Confederações. O Brasil é favorito, mas todo cuidado é pouco. Os uruguaios também têm uma camisa muito pesada e querem voltar a calar a torcida brasileira como na final da Copa do Mundo de 1950. Quem não se lembra do Maracanazzo??

*** A minha maior preocupação é com os atacantes uruguaios Cavani, Diego Forlán e Luís Suárez. Esse trio merecerá uma atenção especial da defesa brasileira. Qualquer deslize poderá ser fatal.

*** A boa notícia é que o volante Paulinho, desfalque na vitória sobre a Itália devido a uma entorse no tornozelo direito, deve retornar na semifinal. Com ele em campo, o time ganha em desarmes e no suporte ao ataque.


sábado, 22 de junho de 2013

Notas dos jogadores brasileiros na vitória sobre a Itália: Fred enfim desencantou..

O Brasil comprovou o seu grande momento nesse segundo semestre ao derrotar a poderosa Itália por 4 a 2, na Arena Fonte Nova. O time comandado por Felipão encerrou a sua participação na primeira fase da Copa das Confederações como líder do grupo A e voltará a campo pela semifinal na próxima quarta-feira no Mineirão provavelmente contra o Uruguai.

Dante, Neymar e Fred (duas vezes) marcaram para a Seleção Brasileira. Giaccherini e Chiellini descontaram para a Azzurra, que já estava classificada para a semifinal.



O jogo

O primeiro tempo foi truncado com poucas chances de gol. O Brasil até que iniciou bem o duelo marcando forte a saída de bola dos italianos. Logo no primeiro minuto de partida, o atacante Hulk obrigou Buffon a fazer grande defesa. Aos poucos, a Itália foi se encontrando e o Brasil teve muitas dificuldades em penetrar no sistema defensivo adversário. O primeiro gol brasileiro saiu nos acréscimos. Neymar cobrou falta, Fred cabeceou, Buffon espalmou e no rebote Dante, milimetricamente impedido, empurrou para as redes.

O segundo tempo foi mais aberto. Com a desvantagem no placar, a Itália foi obrigada a sair para o ataque. Logo aos 5 minutos, Giaccherini deixou tudo igual. O Brasil não sentiu o golpe e voltou a ficar na frente aos 9 minutos com um golaço de falta de Neymar. Fred, que ainda não havia balançado as redes na competição, desencantou aos 20 minutos. O centroavante recebeu linda assistência de Marcelo, dominou no peito, ganhou de Chierini e tocou no fundo das redes.

A Itália diminuiu o placar em lance polêmico aos 25 minutos. O árbitro Ravshan Irmatov marcou pênalti de Luiz Gustavo em Balotelli, porém a bola continuou rolando e Chierini finalizou para o o gol para desespero dos brasileiros.

Nos minutos finais, Fred pegou rebote de Buffon e fechou o placar.


NOTAS BRASIL 4 X 2 ITÁLIA

Júlio César - 6,0 - Sem culpa nos dois gols italianos e ainda fez boa defesa em chute de Balotelli.

Daniel Alves - 5,5 - Irregular. Cometeu muitos erros de passe e pouco ajudou o ataque.

Thiago Silva - 6,0 - Atuação segura do capitão.

David Luiz - 5,0 - Saiu lesionado aos 33 minutos de jogo. Antes disso havia mostrado muito nervosismo e recebeu cartão amarelo por falta dura em Balotelli.

(Dante) - 6,5 - Entrou em fez o primeiro gol brasileiro nos acréscimos do primeiro tempo. Na etapa final sofreu um pouco com os avanços da Itália

Marcelo - 6,5 - Vinha fazendo partida discreta até dar lindo lançamento para Fred marcar o terceiro gol brasileiro.

Luiz Gustavo - 6,0 -  Controlou bem o meio de campo. Roubou a bola e iniciou a jogada do quatro gol brasileiro.

Hernanes - 5,5 - Buscou o jogo, porém não obteve sucesso na execução das jogadas. Na semifinal deve retornar ao banco de reservas com Paulinho recuperado de lesão.

Oscar - 4,5 - Sumido em campo, assim como no jogo contra o México. Está aquém de sua capacidade física. Deveria ter sido substituído por Felipão.

Hulk - 5,5 - Um bom chute no primeiro minuto de jogo e só.

(Fernando) - 5,5 - Entrou para reforçar a marcação no meio de campo e cumpriu bem a missão.

Neymar - 7,0 - Um golaço de falta, mas ainda longe daquela brilhante atuação contra o México. Levou amarelo e por precaução deixou o campo na metade do segundo tempo.

(Bernard) - 6,0 - O jovem entrou e participou do quarto gol brasileiro.

Fred - 7,5 - Quebrou o jejum de gols em grande estilo. Dois gols em lances de puro oportunismo.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pitacos da 2ª rodada da Copa das Confederações: Brasil e Itália passam à semi, o massacre da Fúria..

*** Jogando menos do que na estreia contra o Japão, o Brasil passou com dificuldade sobre o carrasco México, na Arena Fortaleza. A vitória por 2 a 0 só foi concretizada nos acréscimos. Neymar fez a sua melhor exibição com a amarelinha. Abriu o placar com um golaço e fechou a sua participação com um drible sensacional num defensor mexicano, que terminou com uma assistência para Jô. A Seleção Brasileira se garantiu na semifinal com uma rodada de antecedência.

*** De arrepiar a torcida brasileira e todos os jogadores cantando a plenos pulmões o Hino Nacional. Até o árbitro inglês Howard Webb ficou impressionado e comentou o fato histórico com o técnico Luiz Felipe Scolari.

*** Também pelo grupo A, a Itália passou por maus bocados diante do enjoado Japão, mas venceu por 4 a 3, naquela que foi a melhor partida do torneio até o momento. A Azurra começou perdendo por 2 a 0, buscou a virada na etapa final, sofreu empate e achou o gol da vitória com Giovinco nos minutos finais, mesmo sendo inferior aos asiáticos em boa parte do jogo. Assim como o Brasil, a Itália se garantiu na semifinal e precisa de uma vitória contra os brasileiros no próximo sábado, em Salvador, para ficar com a liderança do grupo.

*** Uma pena o Japão ter sido eliminado precocemente. Contra a Itália, o time atuou em alto nível e não mereceu a derrota. Os meias Honda, do CSKA Moscou e o Kagawa, do Manchester United, foram muito bem.

*** Pelo primeiro jogo do grupo B deu o que já era esperado. Melhor seleção do mundo, a Espanha atropelou o amador Taiti por 10 a 0, no Maracanã e imprimiu a maior goleada da história da Copa das Confederações. Já sabendo da fragilidade do adversário, o técnico espanhol Vicente Del Bosque se deu o luxo de usar reservas contra o time da Oceania. Os atacantes Fernando Torres e David Villa foram os destaques. O primeiro anotou quatro gols e o segundo, três. David Silva (2) e Juan Mata completaram o massacre.



*** Mesmo com o placar dilatado em nenhum momento os jogadores espanhóis desrespeitaram os eliminados taitianos. O time não fez firulas e jogou essa partida como se tivesse atuando diante de uma seleção Top. Por outro lado há de se destacar a lealdade dos jogadores do Taiti. Não usaram a violência para conter a Fúria, um exemplo de Fair Play para as demais seleções.

*** Fiquei emocionado ao ver a alegria dos atletas do Taiti em atuar no sagrado Maracanã, que esteve praticamente lotado. E muito curiosa a tradição do time da Oceania em presentear os adversários com um colar do país.

*** A Espanha depende apenas de um empate contra a Nigéria no sábado para garantir a classificação e a liderança de seu grupo.

*** Em jogo movimentado, o Uruguai bateu a Nigéria por 2 a 1, na Arena Fonte Nova e ficou perto da classificação à semifinal. O gol da vitória uruguaia teve a participação trio de atacantes Diego Forlán, Cavani e Suárez. Coube a Forlán empurrar para as redes. Mesmo com a derrota, os africanos ficaram na frente dos sul-americanos devido ao saldo de gols superior. No entanto, o time irá para a última rodada precisando vencer a poderosa Espanha e torcer para que o Uruguai não goleie o fraco Taiti.

*** A média de gols da Copa das Confederações tem sido impressionante: 4,75 gols por partida. Os gols sofridos pelo Taiti (16) ajudam a explicar o fenômeno.

*** Meus palpites para a semifinal: Brasil x Uruguai e Espanha x Itália!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Notas dos jogadores da Seleção Brasileira na vitória sobre o México: Neymar salvou a fraca atuação da equipe

O Brasil garantiu a sua classificação à semifinal da Copa das Confederações. Em grande exibição de Neymar, a Seleção bateu o carrasco México por 2 a 0, em Fortaleza, com gols do ex-santista e de Jô.



Apesar do ótimo resultado, a equipe brasileira ficou devendo futebol e mostrou muita dificuldade na criação de jogadas em boa parte dos 90 minutos. Não fosse a brilhante atuação de Neymar, nossa seleção dificilmente teria passado pelo México.

No próximo sábado, o Brasil encerra a participação na fase de grupos diante da Itália, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Um empate garante a liderança do grupo A aos brasileiros.

NOTAS BRASIL 2 X 0 MÉXICO

Júlio César - 6,0 - Pouco exigido. Só teve trabalho em cruzamentos.

Daniel Alves - 6,5 -  Enfim uma atuação consistente. Participou do gol de Neymar e quase deixou a sua marca no primeiro tempo em chute bem defendido por Corona.

Thiago Silva - 5,5 - Não mostrou a mesma segurança que teve contra o Japão. Lento em muitas jogadas e foi amarelado ainda no primeiro tempo por falta cometida no adversário.

David Luiz - 7,5 - Atuação impecável. Soberano por baixo e por cima. Jogou com muita raça. Em choque com o companheiro Thiago Silva lesionou o nariz. Mesmo assim ficou em campo

Marcelo - 6,0 - Começou bem tabelando com Neymar, mas aos poucos acabou perdendo o ímpeto ofensivo. Deixou a desejar na parte defensiva.

Luiz Gustavo -5,5 - Teve dificuldades em acompanhar as investidas do meia mexicano Giovani dos Santos. Foi amarelado no primeiro tempo.

Paulinho - 6,5 - Foi o jogador brasileiro que mais correu em campo, mas não brilhou como em outras partidas. No segundo tempo fez excelente jogada, passando por vários mexicanos. Nesse lance acabou torcendo o pé e foi atendido pelo departamento médico, porém acabou permanecendo em campo até o fim.

Oscar -4,5 - apagado.  Ficou muito preso no meio. Talvez sentiu o peso da maratona de jogos. Só em 2013, o meia entrou em campo mais de 40 vezes seja pela Seleção ou pelo Chelsea. Foi substituído aos 15 minutos do segundo tempo.

(Hernanes) - 5,5 - Não entrou bem. Não conseguiu fazer a ligação com o ataque.

Hulk - 5,5 - O atacante se esforçou, mas não conseguiu repetir o bom desempenho que teve na vitória sobre o Japão. Desperdiçou uma grande chance para marcar no segundo tempo.

(Lucas) - 5,0 - Quase não foi notado em campo. Só apareceu quando sofreu falta violenta de Rodriguez.

Neymar - 9,0 - Provavelmente a sua melhor exibição com a amarelinha. Um golaço e um drible sensacional, que deu origem a uma assistência para Jô. O camisa 10 enfim desencantou! É esse jogador que queremos ver em campo. Incisivo, com dribles objetivos e finalizando muito!

Fred - 5,0 - Não teve nenhuma chance para marcar. Apenas discreto.

(Jô) - 7,0 - Mais uma vez mostrou estrela. Entrou nos minutos finais e fechou a vitória brasileira.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Curtinhas do Mercado da Bola no Brasil

Enquanto o Campeonato Brasileiro está parado devido a disputa da Copa das Confederações, muitos dirigentes seguem trabalhando nos bastidores visando reforçar seus elencos.

***O Internacional está muito próximo de anunciar o problemático Adriano, que não disputa uma partida oficial desde março de 2012. Não consigo acreditar como ainda tem clube que ainda deseja a contratação desse atacante, que só se envolve em polêmicas e há tempos não está nem aí para o futebol.



*** O jornal espanhol "Marca" noticiou que o Real Madrid estaria interessado na contratação do volante Paulinho, do Corinthians, atendendo ao pedido do treinador Carlo Ancelotti, que deve assumir o time madrileño em julho. Especula-se que Kaká poderia entrar como moeda de troca para baratear a negociação. Quem sairia ganhando? Creio que o Real. Há tempos, Kaká não consegue atuar em alto nível. Já Paulinho vive fase sensacional e ainda tem uma longa carreira pela frente.

*** O Santos ainda sonha em repatriar o ídolo Robinho. As negociações estão complicadas. O atacante do Milan teria pedido absurdos 1,2 milhões de reais mensais para voltar ao Peixe, que ainda teria que desembolsar uma quantia alta aos italianos. Com a alta pedida para os padrões do futebol brasileiro, Robinho provou que a ganância pelo dinheiro é muito superior ao amor pelo Santos. Se fosse dirigente santista encerraria de vez as negociações.

*** O Palmeiras está perto de contratar o volante uruguaio Eguren, do Libertad. Seria o segundo jogador vindo do clube paraguaio. Na última semana, o Verdão havia apresentado o meia Mendieta. Não posso opinar sobre Eguren, já que tenho poucas informações sobre o jogador. Está ficando claro que o alviverde não quer correr riscos na série B com elenco reduzido.

*** O Náutico apresentou o meia venezuelano Ângelo Peña, ex-Caracas. Penúltimo colocado na tabela do Brasileirão, o Timbu também contratou o meia argentino Diego Morales

sábado, 15 de junho de 2013

Brasil mostra bom futebol e goleia o Japão. Veja as notas dos jogadores brasileiros

A Seleção Brasileira estreou com o pé direito na Copa das Confederações. Mostrando bom futebol, o time de Felipão passou sem sustos pelo Japão (3 a 0), na Arena Mané Garrincha, em Brasília.

Neymar, Paulinho e Jô fizeram os gols. O Japão ameaçou pouco os brasileiros. A estrela Kagawa não brilhou.

Na próxima quarta-feira, o Brasil volta a campo contra o México, em Fortaleza.



NOTAS


Júlio César - 6,5 - pouco exigido. Uma boa defesa no primeiro tempo.

Daniel Alves - 6,0 - fraco primeiro tempo com muitos erros de passes e cruzamentos. Melhorou na etapa final e deu a assistência para Paulinho ampliar.

Thiago Silva - 7,0 - partida impecável. Ganhou todas as divididas com os atacantes japoneses.

David Luiz - 6,5 - Jogou com seriedade e não teve vergonha em dar bicões.

Marcelo - 7,0 - ótimo primeiro tempo. Apareceu com frequência no ataque, fazendo boas tabelas com Neymar. Iniciou a jogada do primeiro gol brasileiro.

Luiz Gustavo - 6,5 - Boa surpresa. Apareceu com bons desarmes e controlou o meio de campo.

Paulinho - 7,5 - Além de roubar muitas bolas, abusou de sua principal característica: aparecer como elemento surpresa no ataque. Foi premiado com um belo gol.

Oscar - 7,0 - Fazia partida discreta até nos acréscimos fazer boa jogada e rolar para Jô fechar a vitória brasileira.

Hulk - 6,5 - Ótimas escapadas pelo lado direito no primeiro tempo. Quase fez um golaço. Cansou na etapa final e foi substituído.

(Hernanes) - 6,0 - Entrou e deu mais cadência ao meio de campo;

Neymar - 7,5 - Sua melhor partida com a amarelinha em 2013. Quebrou o longo jejum de nove jogos sem balançar as redes com um golaço. Foi mais ousado em relação as últimas partidas. Deixou o campo com problema no pé.

(Lucas) - 5,5 - Abusou do individualismo.

Fred - 6,5 - Deu a assistência para Neymar e quase deixou a sua marca ainda no primeiro tempo. Na etapa final apareceu pouco.

(Jô) - 7,0 - Mostrou estrela. Entrou nos minutos finais e num de seus primeiros toques na bola anotou o terceiro gol brasileiro.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O lado sujo do futebol

Todos nós sabemos que o futebol brasileiro está mergulhado na corrupção e ela não chegará ao fim enquanto não houver punições rigorosas aos envolvidos.

O ótimo jornalista Roberto Cabrini e sua equipe do SBT investigaram a fundo agentes de futebol que produziram várias fraudes.

Um produtor da emissora conseguiu obter o registro profissional de jogador pagando R$10 mil a um empresário de Santos. O "atleta" foi registrado pela Matonense, clube que disputa a segunda divisão do Campeonato Paulista, e depois repassado ao Tigres do Brasil, da segunda divisão do Carioca. O caso rendeu até falsificação de um exame médico para ele poder integrar o grupo profissional.

Recomendo que assistem aos vídeos do "Conexão Repórter": Os porões do futebol. Eles foram divididos em cinco partes.

Os vídeos abaixo são um prato cheio para quem curte jornalismo investigativo.






quarta-feira, 12 de junho de 2013

Grêmio acorda no segundo tempo e arranca empate com o São Paulo no fim

Grêmio e São Paulo ficaram no empate em 1 a 1, na noite dessa quarta-feira, em Porto Alegre, em partida valida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado acabou não sendo bom para nenhuma das equipes, que perderam a chance de entrar no G-4 antes da paralisação do campeonato devido a disputa da Copa das Confederações entre os dias 15 e 30 de junho. Os paulistas ocupam a sexta colocação com 8 pontos e os gaúchos vêm logo em seguida com a mesma pontuação.



O primeiro tempo foi muito fraco. Os dois times abusaram dos erros de passe e no número de faltas. Mesmo assim, o Tricolor Paulista foi ligeiramente superior.

O Grêmio começou assustando em cruzamento de Zé Roberto aos 10 minutos. Rogério Ceni encaixou mal a bola e no rebote Barcos desperdiçou. O São Paulo deu a resposta logo em seguida. O inspirado Luis Fabiano teve boa oportunidade para abrir o placar. O atacante fintou Werley e bateu cruzado para boa defesa de Dida. A etapa inicial se encaminhava para um 0 a 0. No entanto aos 41 minutos, Douglas deixou Luis Fabiano na cara do gol. Dessa vez o artilheiro não decepcionou. Ele dominou com categoria e acertou o canto direito de Dida.

O Grêmio voltou do intervalo com duas alterações. O técnico Vanderlei Luxemburgo sacou o volante Adriano e o atacante Welliton e promoveu as entradas dos meias Elano e Guilherme Biteco.

O time da casa melhorou bastante. Elano botou fogo na partida. O ex-santista obrigou Rogério Ceni a praticar duas boas defesas e ainda carimbou a trave.

O Grêmio foi com tudo para o ataque em busca do empate, mas cedia contragolpes, que poderiam ter sido fatais. Aos 40, num deles, o são paulino Juan chutou para fora e perdeu grande chance para liquidar a fatura. O castigo veio no lance seguinte. Zé Roberto cobrou escanteio, Souza desviou e Kléber, em posição duvidosa, testou para as redes, fazendo justiça ao que foi a partida. Tive a impressão que o atacante gremista estava milimetricamente impedido, mas não podemos condenar a arbitragem. O lance era muito difícil e até pelo replay foi difícil notar a irregularidade.

Pitacos

*** Luis Fabiano pode ter feito contra o Grêmio a sua última camisa pelo Tricolor. O jogador deve ser negociado com o futebol estrangeiro no final de junho.

*** Elano joga muito. Não pode ficar no banco, viu Vanderlei Luxemburgo. O camisa 7 tem que ser titular ao lado de Zé Roberto.

*** Mais uma vez o atacante Barcos foi uma negação. Pouco participou da partida e manteve o longo jejum sem balançar as redes. Que fase do argentino!

*** Grêmio e São Paulo vão precisar melhorar muito se quiserem brigar pelo título brasileiro. Não gostei da exibição dos dois times.




domingo, 9 de junho de 2013

Seleção Brasileira ainda precisa de alguns ajustes para a Copa das Confederações

No domingo, a Seleção Brasileira realizou o último amistoso preparatório antes da estreia na Copa das Confederações, que está marcada para o próximo sábado diante do Japão, na Arena Brasília.

Com a goleada por 3 a 0 sobre a França, o time comandado por Felipão acabou decretando o final de dois incômodos jejuns. Voltou a vencer a nossa pedra no sapato depois de incríveis 21 anos e conseguiu derrotar uma forte seleção, algo que não acontecia desde 2009.



Embora o placar tenha sido elástico, o Brasil não teve facilidade contra os franceses, em Porto Alegre. Fez um primeiro tempo ruim, onde pouco criou chances de gols. Ficou evidente a dificuldade em penetrar no forte sistema defensivo armado pelo técnico Didier Deschamps.

No segundo tempo, a Seleção Brasileira adiantou a sua marcação e chegou a importante vitória. Oscar, o melhor em campo, abriu a contagem. O detalhe é que no início da jogada que deu origem ao gol, o volante Luiz Gustavo fez falta clara no atleta francês.

A França tentou o empate e quase o zagueiro David Luiz deu aquela forcinha e jogou contra o próprio patrimônio. Para nossa sorte, o goleiro Júlio César fez grande defesa. O segundo gol saiu em contra-ataque puxado por Paulinho, que abriu na ponta-direita para Lucas. O ex-são paulino cruzou para Neymar, que só ajeitou para Hernanes estufar as redes. Nos acréscimos, Lucas, de pênalti, sacramentou a vitória.

Apesar do bom resultado ainda não sinto firmeza no time comandado por Felipão. O Brasil continua oscilando muito ao longo dos 90 minutos e isso pode nos prejudicar num torneio de tiro curto como a Copa das Confederações. A Seleção Brasileira caiu no grupo mais forte, que conta com o Japão, longe de ser galinha morta (é a primeira seleção classificada para a Copa do Mundo de 2014), México, que tem histórico favorável contra os brasileiros e a forte Itália, tetracampeã mundial.

O Brasil pode desempenhar um bom papel no torneio se ajustar o sistema defensivo. O zagueiro David Luiz não tem jogado bem. Contra a França, o jogador do Chelsea cometeu alguns erros de posicionamento e mostrou um certo nervosismo. Os laterais Daniel Alves e Marcelo precisam também ajudar na marcação. O primeiro vive fase ruim e só se mantém como titular devido a falta de concorrência no setor direito. O segundo parece que ganhou a posição de Filipe Luís.

Estou preocupado com o fraco futebol de Neymar. O ex-santista deveria ser mais decisivo. Parece estar desconfortável com a amarelinha. O camisa 10 completou 10 jogos sem balançar as redes. Espero que comece a desencantar a partir do próximo sábado.

Acredito que para a estreia contra o Japão, Felipão vai repetir a mesma formação usada em Porto Alegre: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.


sábado, 8 de junho de 2013

Razões para o início decepcionante do Corinthians no Campeonato Brasileiro

Antes de o Brasileirão começar, o Corinthians foi apontado por muitos analistas como um dos grandes favoritos ao título. Não foi por menos. O time é o atual campeão mundial, manteve a base vencedora de 2011 e 2012, e trouxe grandes reforços como o meia Renato Augusto e o atacante Alexandre Pato.



Apesar de toda expectativa, o Timão não iniciou bem o campeonato e tem tido mais dificuldade do que o esperado. Nas primeiras cinco rodadas, o alvinegro somou apenas seis pontos ganhos e ocupa apenas uma posição intermediária na tabela. O técnico Tite terá cerca de um mês para corrigir os erros de sua equipe (O Campeonato Brasileiro será interrompido nesse período devido a Copa das Confederações). Mesmo com o mau momento, continuo apostando que o Corinthians vai brigar pelo título brasileiro.


Quais as razões para o início decepcionante?

1) DIFICULDADE NA CRIAÇÃO DE JOGADAS: O meio de campo não está rendendo o esperado. Nos dois últimos jogos contra Cruzeiro e Portuguesa, Tite utilizou a formação com dois meias. Tanto Danilo quanto Douglas não estão em boa forma física. A solução pode estar no retorno de Renato Augusto, que após a Copa das Confederações, estará 100% recuperado de uma grave lesão muscular sofrida no mês de março. Com ele em campo, o Corinthians ganha em explosão e em chutes de média e longa distância.

2) PERDA DE FOCO: O time perdeu a intensidade da temporada passada. Os jogadores parecem um pouco acomodados após tantas conquistas nos últimos anos como a inédita Copa Libertadores e o Mundial de Clubes. Tite terá a difícil missão de motivar seus comandados na sequência do ano.

3) DEPARTAMENTO MÉDICO CHEIO: O excesso de lesões está prejudicando o Corinthians, por mais que conte com forte elenco. Para se ter uma ideia, na última partida contra a Portuguesa, Tite teve que substituir os lesionados Alessandro e Paulo André. O departamento médico também tem sido frequentado pelo zagueiro Chicão, o lateral Guilherme Andrade, o volante Edenilson e o meia Renato Augusto. Os problemas médicos podem ter como causa a maratona de jogos. No primeiro semestre, o Timão teve sequência de jogos decisivos pela Copa Libertadores e Campeonato Paulista.

4) FRACO PODER DE FOGO: O ataque vive fase de dar dó. Em cinco jogos, o Corinthians balançou as redes adversárias em apenas três oportunidades. Emerson Sheik e principalmente Alexandre Pato perderam chances incríveis nos últimos jogos. Esse último vive jejum de 10 jogos sem marcar, algo muito sério para um atacante que custou 40 milhões de reais aos cofres corintianos. A Comissão Técnica precisa usar esse tempo sem jogos oficiais para aprimorar a pontaria dos atacantes.

5) AUSÊNCIA DE PAULINHO: Contra Goiás (empate), Ponte Preta (vitória), Cruzeiro (derrota) e Portuguesa (empate), Tite não pôde contar com o volante Paulinho, que integrou a seleção brasileira nos amistosos preparatórios para a Copa das Confederações. O meio campista é de longe o jogador mais regular na temporada. Fez muita falta ao Timão, que perdeu muito sem seu elemento surpresa no ataque. Provavelmente Paulinho nem voltará mais a vestir a camisa corintiana no reinício do campeonato. O volante deve ser negociado com o futebol europeu em julho.

***A volta do Corinthians no Campeonato Brasileiro está marcada para o dia 7 de julho contra o Bahia, na moderna Arena Fonte Nova.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cruzeiro aproveitou-se da apatia corintiana na etapa final para somar mais três pontos no Brasileirão

Cruzeiro e Corinthians fizeram na noite dessa quarta-feira um jogo pouco empolgante, em Sete Lagoas. Tudo caminhava para um empate sem gols, porém nos minutos finais, Dagoberto, de pênalti, deu a vitória ao Cruzeiro, que assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com 7 pontos, mesmo número de São Paulo, Vitória, Grêmio, Botafogo e Bahia. Com a derrota, o Corinthians caiu para a 13ª colocação com cinco pontos ganhos e perdeu a invencibilidade na competição.

crédito foto- Vipcomm

O primeiro tempo foi dominado pelo Corinthians, que marcou o adversário sob pressão. Não fosse o goleiro Fábio, o Timão teria ido para o intervalo na frente do placar. O cruzeirense fez três defesaças em chutes de Alexandre Pato. O camisa 7 corintiano ainda tabelou com Danilo e finalizou para fora. Embora tenham tido maior posse de bola, os anfitriões não conseguiram criar chances claras nos primeiros 45 minutos.

O segundo tempo foi morno. Os mineiros tinham mais presença no ataque, mas demoravam a finalizar. Somente aos 28 minutos, Dagoberto assustou em cobrança de falta. A bola passou raspando o travessão de Cássio. 

O alvinegro paulista, com postura extremamente defensiva, ficava a espera de um contra-ataque para decidir o jogo, o que acabou não ocorrendo. A apatia corintiana foi evidente. Os meias Danilo e Douglas não conseguiam armar jogadas. Alexandre Pato, o melhor em campo na etapa inicial, não deu nenhum trabalho ao goleiro Fábio no segundo tempo. O Timão passou a abusar da ligação direta com o ataque sem nenhum sucesso.

Não satisfeito com o empate, o técnico cruzeirense Marcelo Oliveira deixou o seu time mais ofensivo. Sacou o meia Éverton Ribeiro e o atacante Anselmo Ramon para as entradas dos atacantes Élber e Luan. Por outro lado, Tite trocou o apagado Douglas por Romarinho, que pouco encostou na bola.

Aos 35 minutos, o Cruzeiro teve até então a sua melhor chance. Diego Souza cruzou para Élber, livre de marcação, finalizar para fora.

A vitória cruzeirense nasceu de um lance polêmico. Aos 37, o garoto Élber foi derrubado por Fábio Santos. O árbitro Jaílson Freitas marcou pênalti e expulsou o lateral que já tinha amarelo. A infração aconteceu fora da área. Sem ter nada com isso, Dagoberto converteu a cobrança e deu os três pontos ao Cruzeiro.

Pitacos

*** O Corinthians segue oscilando muito na temporada 2013. O time não consegue atuar em alto nível ao longo dos 90 minutos. Os jogadores corintianos parecem acomodados. Se o Timão não mudar de postura não brigará pelo título brasileiro.

*** O ataque corintiano ainda não desencantou no Brasileirão. Alexandre Pato, a contratação mais cara dos últimos anos, vive jejum de nove partidas sem marcar.

*** Por outro lado, o Cruzeiro mostrou muita determinação em campo, sobretudo no segundo tempo. Não fez um jogo brilhante, mas foi merecedor da vitória. Além do goleiro Fábio, autor de três grandes defesas, destaco a boa atuação do atacante Dagoberto, que deu muito trabalho a dupla de zaga corintiana. Seu bom desempenho foi premiado com o gol.

Santos desrespeitou Muricy Ramalho, demitido por telefone

Na última sexta-feira, o Santos anunciou a demissão do técnico Muricy Ramalho. Cinco dias depois chegou a notícia de que o clube havia informado a decisão por telefone. Uma tremenda falta de respeito com um profissional vencedor e que sempre foi ético.



Embora tenha merecido a demissão, já que não estava motivado no clube e não vinha obtendo resultados interessantes, em nada justifica a atitude covarde da cartolagem santista. Se não fosse Muricy Ramalho, provavelmente o Santos não teria conquistado a Copa Libertadores após quase 50 anos de jejum.

Revoltado, Muricy Ramalho prometeu endurecer em relação a multa rescisória. Ele não vai abrir mão de receber o que lhe é de direito: cerca de R$ 4 milhões. Está muito certo!

Fica aqui a minha decepção com a administração de Luis Álvaro de Oliveira, que iniciou de maneira promissora e que hoje não tem nada de moderna.

Não é a primeira vez que um clube anuncia a demissão de um treinador por telefone e certamente não será a última.



terça-feira, 4 de junho de 2013

Curtinhas dos grandes paulistas na série A do Campeonato Brasileiro

--- O São Paulo parece que curou as feridas da eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores. O time iniciou bem o Campeonato Brasileiro e ocupa a liderança com sete pontos ganhos juntamente a Vitória e Botafogo. E o Tricolor tem tudo para se manter na liderança após a rodada do meio de semana. Basta vencer o irregular Goiás, na quarta-feira, no Morumbi. Os adversários ainda não triunfaram e possuem apenas dois pontos ganhos na tabela.

--- O Corinthians tem tido mais dificuldades do que o esperado nesse início de campeonato. O Timão conseguiu a sua primeira vitória na 3ª rodada, após empates contra Botafogo e Goiás. O triunfo sobre a Ponte Preta, sábado no Pacaembu, foi suado - 1 a 0, gol de Emerson Sheik, que deve ser titular nessa quarta-feira contra o Cruzeiro, em Sete Lagoas. O Timão ainda não reencontrou o bom futebol da temporada passada.

--- O Santos segue sem vencer no Brasileirão. O time obteve dois empates e uma derrota. Muricy Ramalho não resistiu aos maus resultados e foi trocado por Claudinei Oliveira, técnico com experiência em categorias de base. O novo treinador estreou com empate contra o Grêmio, na Vila Belmiro e já deixou claro como será a sua filosofia de trabalho: apostar na garotada. Os jovens atacantes Neílton e Gabigol ganharam mais espaço.  Apesar desses jogadores serem talentosos, penso que o time necessita da contratação de atletas mais rodados. Com o atual elenco, o Peixe vai lutar apenas contra a queda à série B. Nessa quarta-feira, o alvinegro buscará a sua primeira vitória contra o Criciúma, em Santa Catarina.