quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Palmeiras falha muito atrás e conhece a sua primeira derrota na Copa Libertadores

Depois de sete jogos de invencibilidade (quatro vitórias e três empates), o Palmeiras voltou a sentir o sabor amargo da derrota. Com muitos erros defensivos, o time não foi páreo para o Libertad, em Assunção, perdeu por 2 a 0 e caiu para a terceira colocação do grupo 2 da Copa Libertadores.



O Libertad dominou as ações ofensivas na primeira metade da etapa inicial. O time paraguaio explorou a fragilidade do lado esquerdo da defesa palmeirense. O lateral Marcelo Oliveira e o zagueiro Mauricio Ramos tiveram muitas dificuldades para marcar o rápido atacante Nuñez. O meia Mendieta teve muita liberdade na criação de jogadas.

O primeiro gol não demorou a sair. Aos 10, Nuñez recebeu nas costas de Marcelo Oliveira e cruzou para Velázquez, de cabeça, estufar as redes de Fernando Prass. Aos 31 minutos, o prejuízo poderia ter sido maior se o árbitro tivesse validado gol legal de Velázquez após toque de letra de Nuñez. Esse último estava na mesma linha. No entanto, um lance muito difícil para a arbitragem. Não dá para condenar ninguém.

O Palmeiras só assustou o adversário no minuto seguinte ao gol anulado. Vinícius fez boa jogada pelo lado esquerdo e bateu cruzado para defesa de Munõz. Na sequência da jogada, o próprio atacante cruzou para Patrick Vieira, meio desajeitado, finalizar para nova defesa do arqueiro. Aos 45, o Verdão teve chance de ouro para empatar. Souza lançou Wesley, que invadiu a área e bateu cruzado. A bola resvalou em Munõz antes de carimbar a trave.

No intervalo, Gilson Kleina promoveu duas alterações ousadas visando o empate. O zagueiro Mauricio Ramos e o meia Patrick Vieira deram lugares respectivamente ao meia Valdivia e o atacante Kléber. As trocas não surtiram o efeito desejado e o Libertad ampliou aos 9 minutos. Benítez recebeu cruzamento dentro da área e livre de marcação testou para o gol. O detalhe é que o zagueiro Henrique recebia atendimento médico fora do gramado.

Kleina gastou a sua última alteração, colocando em campo o atacante Maikon Leite na vaga do volante Souza. O Verdão buscou o ataque. Não teve chances claras para diminuir, porém cedeu muitos contra-ataques que por pouco não resultaram em mais gols para o Libertad. Aos 28, Vargas, sem marcação, recebeu enfiada de Guiñazu e chutou por cima do travessão. Logo em seguida, Nuñez, o melhor em campo, acionou Samudio, que bateu de primeira para boa defesa de Fernando Prass. O alviverde tentou diminuir o prejuízo, mas parou em suas limitações técnicas e conheceu a sua primeira derrota no torneio sul-americano.

Na próxima quarta-feira, o Palmeiras volta atuar como visitante, dessa vez contra o lanterna Tigre, na Argentina.

Quem foi bem no Palmeiras?

O jovem Vinícius foi um dos poucos destaques em Assunção. O atacante chamou a responsabilidade e criou boas chances de gol. Mostra evolução a cada jogo.

Quem foi mal?

Mauricio Ramos e Marcelo Oliveira. Ambos levaram um baile do rápido atacante Nuñez. O meia Valdivia conseguiu a proeza de ser advertido com o cartão amarelo quando estava no banco de reservas. O chileno entrou no intervalo e não fez nada digno de nota.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Corinthians passa fácil pelo Millonários no vazio Pacaembu

O Timão não encontrou dificuldades para superar o colombiano Millonários (2 a 0), no Pacaembu com apenas quatro pagantes, pela segunda rodada da Copa Libertadores. Os poucos torcedores foram beneficiados por liminar concedida pela Justiça Comum e tiveram a oportunidade de acompanhar a partida no estádio, assim burlando a suspensão imposta pela Conmebol de portões fechados para todos os jogos do clube até o final do torneio.



Mesmo sem o apoio de sua imensa torcida, o Corinthians, com muita seriedade partiu para cima do adversário desde o primeiro minuto. O meia Renato Augusto e o volante Paulinho tiveram boas chances para abrir o marcador, mas foi Guerrero quem estufou o barbante. Aos 10 minutos, Renato Augusto bateu escanteio, Paulinho não dominou e a bola sobrou para o peruano anotar o seu segundo gol na competição. Ele já havia marcado no empate contra o San José, em Oruro.

A impressão era que o Corinthians ampliaria o marcador a qualquer momento. O alvinegro não dava chances aos colombianos. Com rápida troca de passes e incessante movimentação no ataque, o Timão teve muitas chances para imprimir uma goleada ainda no primeiro tempo, porém Paulinho, Pato e Guerrero não tiveram sorte nas finalizações. O Millonários deu apenas um chute a gol, mas sem nenhum perigo à Cássio.

A vitória foi garantida logo aos 3 minutos do segundo tempo. Ralf cruzou e Alexandre Pato, de primeira e com o pé esquerdo arrematou para as redes. O detalhe é a bola tocou no goleiro Delgado antes de entrar. A partir do segundo gol, o Corinthians diminuiu o ritmo e chamou o Millonários para o seu campo de defesa. Por sorte, os adversários, com fragilidade técnica evidente, não tiveram efetividade nas finalizações. Tite usou as três substituições que tinha direito. Trocou Danilo, Renato Augusto e Pato respectivamente por Douglas, Romarinho e Emerson Sheik. No entanto, o Timão, apesar de ter tido algumas boas chances, não conseguiu marcar mais gols.

Com o resultado, o Corinthians chegou ao 16º jogo seguido sem perder na Copa Libertadores e está a um de igualar o recorde histórico do Sporting Cristal (PER). O próximo desafio será na quarta-feira que vem contra o Tijuana, no México. Se vencer, o alvinegro assume a liderança do grupo 5 e deixa encaminhada a sua classificação para às oitavas de final. Tudo indica que Corinthians e Tijuana serão os representantes dessa chave no mata-mata. San José (BOL) e Millonários (COL) não assustam.

Pitacos


--- Sheik, que perdeu a titularidade para Alexandre Pato, entrou mal, levou um cartão amarelo desnecessário e errou muitos passes. O jogador vai ter que suar bastante para reconquistar o espaço entre os titulares.

--- Alexandre Pato chegou ao seu terceiro gol com a camisa corintiana e aos poucos começa a justificar o grande investimento feito pelo clube em seu futebol. O jogador deu um grande toque de qualidade ao time.

---O volante Paulinho não marcou gol, mas fez sua melhor partida em 2013. Chamou a responsabilidade, apareceu como elemento surpresa no ataque e desarmou bastante.

--- O sistema defensivo, criticado nos últimos jogos, não foi vazado no Pacaembu. Os zagueiros Gil e Paulo André mostraram segurança, apesar de o adversário ter exigido pouco.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bernard brilha e Galo dá show na Argentina

O Atlético-MG deu um importante passo rumo às oitavas de final da Copa Libertadores. Atuando em Sarandí, a equipe enfiou 5 a 2 no Arsenal e chegou à segunda vitória seguida pelo grupo 3 do torneio sul-americano. O meia-atacante Bernard marcou três vezes. Os atacantes Diego Tardelli e Jô completaram a goleada. Com seis pontos ganhos, O Galo é o líder com 100% de aproveitamento.



O Atlético-MG mostrou um grande futebol e vai continuar dando muito trabalho aos adversários. A equipe de Cuca está redondinha do meio para a frente e pode melhorar ainda mais se sofrer alguns ajustes no sistema defensivo.

O jogo

Os brasileiros levaram um grande susto logo no primeiro minuto da partida. Benedetto ganhou dividida com Pierre, e a bola sobrou para o atacante Julio Furch abrir o placar para os anfitriões. O empate não demorou a sair. Veio aos 7 minutos. Bernard recebeu bela enfiada de Ronaldinho Gaúcho e bateu cruzado sem chance de defesa para Campestrini. Com a igualdade, o Atlético assumiu o controle da partida. Com boas trocas de passe no meio de campo e velocidade no ataque, a virada era questão de tempo. No entanto, quase o Arsenal voltou a ficar em vantagem aos 26 minutos. Furch marcou de cabeça, mas o árbitro Martin Vasquez viu falta em Leonardo Silva e acertadamente invalidou a jogada. Três minutos depois, o Galo virou o placar. Diego Tardelli completou para as redes após bela troca de passes envolvendo Jô e Leandro Donizette. Foi o primeiro gol desde o retorno do jogador ao clube mineiro.

A defesa argentina era uma peneira e o Atlético aproveitou-se disso para ampliar ainda no primeiro tempo. Júnior César cruzou e Jô, livre de marcação, bateu de primeira no fundo do gol aos 35 minutos. O Arsenal de Sarandí diminuiu aos 43 minutos. Aguirre cobrou falta com perfeição e surpreendeu Victor.

Os argentinos quase chegaram ao empate no início da etapa final, porém Victor fez grande defesa em chute de Marcone. Com futebol envolvente, o Atlético chegou ao quarto gol logo aos 8 minutos. Bernard, o melhor em campo, aproveitou bola mal afastada pela defesa adversária e com tranquilidade estufou as redes. E aos 13 minutos, o elétrico Bernard aumentou o placar. O meia-atacante pegou rebote de Campestrini e fez o seu terceiro gol na partida. Nos minutos finais, o Atlético-MG teve grande chance de fazer o sexto gol, porém Ronaldinho Gaúcho desperdiçou cobrança de pênalti. A bola explodiu no travessão. Nada que tirasse o brilho da importante vitória obtida pelo Galo fora de casa.

No dia 7 de março, a equipe receberá o fraco The Strongest, na Arena Independência e pode deixar encaminhada a sua classificação para às oitavas de final da Libertadores.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A bola fora da CBF e as rapidinhas do futebol paulista


>>> Em nova decisão controversa com o apoio dos grandes clubes brasileiros, a CBF não colocará mais clássicos estaduais nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Em 2011 e 2012, a entidade adotou a medida com a finalidade de dar motivação maior aos clubes sem pretensões no Nacional. As dificuldades em relação a logística de segurança contribuiu para o fim dos clássicos nas rodadas finais. Uma pena! Penso que a CBF deveria ter mantido a estratégia. Quem não consegue garantir a segurança de torcedores é incompetente!

>>> Parece que a paciência da comissão técnica do Corinthians com o atacante Emerson Sheik se esgotou. O jogador, que não vive bom momento, tem se atrasado a vários treinos. Alexandre Pato, com dois gols na temporada, deve assumir a titularidade do ataque corintiano já na partida dessa quarta-feira contra o Millonários, no Pacaembu (com portões fechados), pela Copa Libertadores. Sheik não atua em alto nível desde a final da Copa Libertadores, em julho passado. O atacante claramente se acomodou com aquela importante conquista. Tite fará o certo se colocá-lo no banco.

>>> Paulo Henrique Ganso, que ainda não convenceu no São Paulo, deve voltar ao banco de reservas contra o The Strongest, na quinta-feira, no Morumbi, pela segunda rodada da Copa Libertadores. O atacante Aloísio surge como grande favorito a ficar com a vaga. Ney Franco acertará se colocar o ex-atleta do Figueirense em campo. Ganso não tem feito nada de espetacular para ser titular. Em 2013, quando esteve em campo, mostrou uma certa apatia.

>>> O renovado Palmeiras parece ter reencontrado a boa fase com duas vitórias (Sporting Cristal e União Barbarense) e um empate (Corinthians) nos últimos três jogos. O time ganhou outra cara após a chegada de vários reforços. No entanto acho muito cedo para tirar muitas conclusões. Uma sequência de resultados negativos pode trazer a instabilidade de volta ao clube. O próximo desafio vai ser na próxima quinta-feira contra o Libertad, em Assunção, pela Copa Libertadores. Um empate na casa do adversário não será nada mal ao Verdão.



>>> Aliviado com a vitória de virada sobre o XV de Piracicaba, no fim de semana, o Santos foca suas atenções no clássico contra o Corinthians, domingo, no Morumbi. Muricy Ramalho terá um desfalque considerável. O volante Renê Júnior, suspenso pelo terceiro amarelo, está fora. A tendência é que Marcos Assunção retorne aos titulares. Penso que o ex-palmeirense não pode ser o primeiro volante. Com problemas físicos devido a idade avançada, não tem mais força na marcação. No entanto, ele pode ser aproveitado como segundo volante, desde que Arouca fique somente incumbido na contenção de jogadas do adversário.

>>> Poucos dão crédito a Portuguesa, que anda bem na série A-2 do Campeonato Paulista. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Rio Claro, domingo, no Canindé, a Lusa assumiu a liderança e caminha a passos largos para o retorno à elite do futebol paulista, de onde não deveria ter saído.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Conmebol dá um importante passo para resgatar a credibilidade do futebol sulamericano. Mas ainda falta muita coisa!

A Conmebol agiu rápido e no fim da noite dessa quinta-feira anunciou que o Corinthians terá que atuar com portões fechados quando for mandante até o final da Copa Libertadores, em consequência da morte estúpida de um torcedor boliviano, atingido por um sinalizador, vindo da torcida corintiana, em Oruro. Além disso, os torcedores alvinegros não poderão acompanhar a equipe fora do Pacaembu. As medidas são válidas até o término da investigação, que pode durar no máximo 60 dias. O Corinthians tem três dias para apresentar a sua defesa.

Sei que essas decisões não devolverão a vida do garoto, porém espero que sejam o início de mudanças profundas no futebol. O amadorismo continua reinando em vários países do continente, inclusive o Brasil.

Com a correta punição, o Corinthians deixará de faturar cerca de 9 milhões de reais em bilheteria só em jogos da primeira fase. Mais de 80 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para os jogos contra Millonários, Tijuana e San José. Um grande prejuízo, causado por um marginal.

Só não entendo, o motivo de a Conmebol ainda não ter colocado em julgamento os incidentes da final da Copa Sul-Americana entre São Paulo x Tigre. A entidade também teria que aplicar uma punição ao San José. Afinal, ninguém conseguiu impedir o acesso de torcedores com fogos de artifício. Além disso, no segundo tempo do jogo entre San José x Corinthians, torcedores bolivianos atiraram inúmeros objetos contra reservas corintianos, que faziam aquecimento na beira do gramado.


A Conmebol nada faz para melhorar a credibilidade do futebol sul-americano

O futebol ficou mais triste na noite da última quarta-feira, quando um garoto boliviano de apenas 14 anos perdeu a vida após ser atingido por um sinalizador atirado por torcedor corintiano, em Oruro, em partida válida pela primeira rodada da Copa Libertadores.

A tragédia poderia ter sido evitada se as autoridades fossem rigorosas na revista dos torcedores. É inadmissível que em pleno século XXI, seja permitida a entrada de artefatos em estádios de futebol.

A Conmebol também tem parcela de culpa por não tomar atitudes com a finalidade de evitar tragédias desse tipo. Espero que o Corinthians e sua torcida recebam uma punição da entidade. Sou contra a exclusão da equipe da Copa Libertadores. Defendo que o clube realize todos seus jogos com portões fechados até o final da sua participação, e que não receba a cota de ingressos quando atuar como visitante. E quem foi o responsável pela barbaridade na Bolívia precisa ser preso e nunca mais assistir as partidas de seu clube do coração nos estádios.

A organização dos torneios sulamericanos é amadora. Veja mais alguns problemas que a Conmebol faz vistas grossas, arranhando a credibilidade do futebol no continente.

1) Permitir que estádios arcaicos sejam palcos de duelos tanto pela Copa Libertadores quanto pela Sul-Americana. Muitos deles possuem arquibancadas abandonadas, vestiários precários, gramados ruins..

2) Hostilidade nos estádios. Torcedores sulamericanos costumam atirar objetos contra jogadores adversários. Já virou rotina assistirmos imagens de policiais protegendo com escudos os atletas durante cobranças de lateral ou escanteio.

3) Brigas entre times. Exemplo: na final da Copa Sul-Americana de 2012, o argentino Tigre vendo que a tarefa de derrotar o São Paulo seria impossível, passou a praticar atitudes antidesportivas como apelar para faltas violentas. Os argentinos abandonaram o jogo no intervalo e promoveram o maior quebra-quebra no vestiário do Morumbi. A Conmebol prometeu investigar o caso, mas até agora não tomou nenhuma atitude. A impunidade rola solta.

4) Permissão para que clubes (principalmente Bolívar, The Strongest, San José, Real Potosí) mandem seus jogos em cidades com altitude superior a 3.000 metros. Para quem é acostumado a jogar acima do nível do mar, isso é desumano. Jogadores sentem falta de ar. Não duvido que ainda veremos atletas indo ao óbito.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Corinthians traz ponto importante da altitude boliviana na estreia da Libertadores

O Timão foi até a altitude de 3.700 metros de Oruro e estreou com empate em 1 a 1 contra o San José, pelo grupo 5 da Copa Libertadores. A equipe saiu na frente com Guerrero e levou o empate na etapa final. O resultado poderia ter sido ainda melhor se Skeik não tivesse desperdiçado duas chances incríveis.



O Jogo

O Corinthians começou avassalador. A impressão era que atuava no Pacaembu e não no estádio boliviano. Com 30 segundos de jogo, Guerrero desarmou o adversário e finalizou para defesa de Lampe. O gol não demorou a sair. Aos 5, Fábio Santos foi lançado pela esquerda e cruzou. Emerson Sheik furou e o oportunista Guerrero, de primeira e com o pé esquerdo, estufou as redes. O segundo gol esteve muito perto de acontecer. Aos 8, Jorge Henrique lançou e Paulinho, como elemento surpresa, arrematou para boa defesa de Lampe.

O fôlego corintiano não durou muito, devido ao ar rarefeito. A partir dos 15 minutos, o San José acordou no jogo e começou a criar suas melhores chances, a maioria delas em chutes de média e longa distância. O goleiro Cássio, que falhou no clássico contra o Palmeiras, esteve bem e fez duas importantes defesas ainda no primeiro tempo.

O Corinthians voltou para o segundo tempo ainda sentindo os efeitos da altitude. Não ameaçava o goleiro Lampe e tomava pressão adversária. Aos 15 minutos, o atacante Saucedo, aproveitou cruzamento de García no primeiro pau e empatou a partida. Com o empate sofrido, o alvinegro buscou a vitória. Aos 20, Emerson Sheik perdeu chance inacreditável. O meia Renato Augusto, que substituíra o lesionado Jorge Henrique minutos antes, cruzou para o atacante, que livre de marcação, finalizou na trave. Logo depois, Sheik voltou a desperdiçar boa chance. Guerrero ajeitou e ele chutou por cima do gol. O zagueiro Paulo André e o atacante Guerrero, sentiram falta de ar e foram substituídos pelo técnico Tite na etapa final.

Nos minutos finais, o San José tentou a virada, mas esbarrou nas suas limitações técnicas. Valente e mesmo sem fôlego, o Corinthians administrou o empate até o apito final.

Curtinhas

>>> Não dá para cobrar bom futebol de equipes brasileiras quando atuam em altitudes superiores a 3.000 metros. Tradicionalmente, os brasileiros não vão bem tanto em La Paz, quanto em Oruro. O ar rarefeito faz toda a diferença. Se quem não pratica esporte, já sente os efeitos da altitude, imagine quem corre durante os 90 minutos de uma partida de futebol. Não entendendo como a Conmebol continua permitindo esse absurdo!

>>> Daqui algumas semanas, o Corinthians reencontrará o San José, no Pacaembu. Aposto que o alvinegro imprimirá uma goleada histórica. A diferença técnica entre as duas equipes é gritante. O San José só obtém pontos quando usa a altitude a seu favor.

>>> A nota triste foi a morte de um torcedor do San José, no estádio. Segundo a polícia boliviana, a vítima de apenas 14 anos teria sido atingida por fogo de artifício disparado por um corintiano. Lamentável. Espero que as autoridades investigam o caso e punam o responsável. Quem liberou a entrada do artefato, também precisa ser punido.

>>> Com o resultado, o Corinthians chegou ao 15º jogo consecutivo sem perder no torneio sul-americano. Marca impressionante.

>>> Na próxima quarta-feira, o Corinthians recebe o Millonários, no Pacaembu, pela segunda rodada da Libertadores. Mais de 28 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. A expectativa é de casa lotada!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O grande clássico entre Corinthians x Palmeiras terminou com um empate justo

Tivemos nesse domingo a melhor partida do modorrento Campeonato Paulista. Os rivais Corinthians x Palmeiras fizeram um clássico com várias oportunidades de gols e o empate em 2 a 2 acabou sendo justo pelo que as duas equipes produziram.


O Corinthians começou melhor o dérbi, abriu 1 a 0 com Emerson Sheik, perdeu outras chances para ampliar o marcador, porém o Palmeiras que não assustava chegou ao empate logo em sua primeira chance com o zagueiro Vilson. O Verdão muito inferior tecnicamente ao rival, dominou os minutos finais do primeiro tempo e por pouco não virou o placar.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo marcando forte e apostando nos contra-golpes. Com 7 minutos, Vinícius pôs o alviverde em vantagem, aproveitando falha grotesca do goleiro Cássio. Com a inferioridade no placar, Tite fez três alterações ousadas. Aos 14, ele trocou o lateral Alessandro pelo atacante Romarinho. Três minutos mais tarde veio a campo o meia Renato Augusto na vaga do meia Danilo e aos 21, Guerrero deu lugar a Alexandre Pato.

O Corinthians melhorou muito com as trocas, ficou a maior parte do tempo no campo ofensivo. Romarinho obrigou Fernando Prass a fazer grande defesa. Logo depois Renato Augusto bateu cruzado para fora, porém aos 27 minutos não teve jeito. Pato deu assistência para o maior carrasco recente palmeirense, Romarinho, deixar tudo igual. O jovem atacante anotou seu quarto gol em três jogos contra o rival. Nos minutos finais, o Timão tentou a virada. Paulinho quase fez um gol antológico de bicicleta, mas com muita raça e dignidade, o Palmeiras segurou o importante empate no Pacaembu com mais de 34 mil corintianos.

Pitacos

>>> Até o mais fanático palmeirense admite a superioridade técnica do rival. Dos 11 palmeirenses que iniciaram o dérbi, apenas o zagueiro Henrique teria espaço entre os titulares do Corinthians. Talvez nunca na história dos rivais, houve uma diferença técnica gritante. No entanto com muita raça e superação, o Palmeiras conseguiu jogar de igual para igual contra o atual campeão mundial.

>>> Do Palmeiras, destaco mais uma boa atuação do volante Márcio Araújo, que desarmou muito bem e chegou com qualidade ao ataque. Apesar de ser individualista em muitos lances, o meia Wesley foi bem com duas assistências. O goleiro Fernando Prass garantiu o empate com ótimas defesas.

>>> No Corinthians, não há como deixar de destacar a ótima atuação de Romarinho. Entrou na etapa final e mais uma vez infernizou os rivais com lances de muita habilidade. Novamente deixou a sua marca. Pato, que substituiu Guerrero, foi muito bem. A matada de bola que ele deu antes da assistência para Romarinho foi sensacional. Poucos têm a capacidade de fazer isso.

>>> O volante Ralf foi muito mal no dérbi, algo raro. O jogador ficou olhando Vilson marcar o primeiro gol e cometeu falta desnecessária no lance que originou o segundo gol adversário. Atuação para ser esquecida.

>>> Mesmo com o empate no clássico, o Corinthians irá com moral para a Bolívia para enfrentar o San José, na próxima quarta-feira, na estreia da Copa Libertadores.

>>>Se repetir o bom futebol nas próximas partidas, o Palmeiras tem chances de brigar forte pelo título do Campeonato Paulista e ir longe na Copa Libertadores.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Palmeiras sofre para bater o Sporting Cristal na estreia da Copa Libertadores

O renovado Palmeiras encontrou muitas dificuldades para superar o Sporting Cristal, na noite dessa quinta-feira no Pacaembu. O Verdão esteve longe de apresentar futebol confiável, mas fez o suficiente para derrotar a limitada equipe peruana por 2 a 1, na estreia da fase de grupos da Copa Libertadores.



O Palmeiras contou com as estreias dos laterais Weldinho e Marcelo Oliveira e do zagueiro Vilson, que foi improvisado como primeiro volante. O time deu a impressão que não teria muitas dificuldades no jogo. Logo aos 5 minutos, o meia Patrick Vieira deu bela arrancada pela direita e bateu cruzado para fora. Três minutos depois, Wesley recebeu passe de Souza e chutou para fora. A partir desse lance, o Verdão encontrou muita dificuldade na criação de jogadas. A formação defensiva com três volantes e apenas um atacante contribuiu para isso.

Os anfitriões só voltaram a finalizar aos 24 minutos com o volante Souza. O chute passou rente a trave de Penny. O Sporting Cristal criou poucas chances, mas quando chegou ao ataque levou perigo. O bom meia Lobatón arriscou de muito longe e a bola triscou no travessão. Aos 39 minutos, o Pacaembu explodiu. Wesley bateu escanteio, o zagueiro artilheiro Henrique subiu mais que os defensores peruanos e com a cabeça abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, o Palmeiras teve mais duas chances para ampliar o placar. Patrick Vieira chutou para boa defesa de Penny e Álvares cabeceou na trave, quase marcando contra.

O Sporting Cristal voltou para o segundo tempo no ataque. E logo aos 6 minutos, assustou os palmeirenses. Marcelo Oliveira derrubou Lobatón dentro da área. Pênalti! O próprio jogador converteu a cobrança. O time comandado por Gilson Kleina sentiu o empate. Quando a torcida começava a demonstrar sinais de impaciência, o Verdão voltou a ficar a frente do placar. Aos 22 minutos, Marcelo Oliveira cruzou para Caio,  que de costas para o gol ajeitou para Patrick Vieira fuzilar para as redes de Penny. Um golaço!

O Palmeiras ainda teve chance de construir uma vitória mais tranquila, porém Penny evitou gol de Ronny. Nos minutos finais, o Verdão recuou demais e por pouco não foi castigado pelo empate. Por sorte, a pontaria adversária não esteve afiada.

O próximo jogo palmeirense na Copa Libertadores será no dia 28 de fevereiro contra o Libertad, no Paraguai.

Pitacos

>>> Mais uma fez o zagueiro Henrique fez a diferença. Seguro na marcação e muito forte no jogo aéreo. Assumiu a artilharia da equipe em 2013 com quatro gols marcados.

>>> Destaco a boa partida de Souza. Hoje é a melhor opção que Gilson Kleina tem para o meio de campo. O volante marca bem e não tem medo de finalizar ao gol adversário. Além disso é forte em jogadas de bola parada.

>>> O jovem meia Patrick Vieira não sentiu o peso da estreia na Libertadores. Deu muito trabalho aos peruanos e foi o responsável pelo gol da vitória.

>>> O meia Wesley, contratação mais cara do Palmeiras em 2012, ainda oscila bons e maus momentos durante as partidas. Começou bem contra o Sporting Cristal e terminou mal, errando muitos passes.

>>> Um dos estreantes da noite, o volante/lateral Marcelo Oliveira, jogou com muita raça, mas quase estragou a boa atuação ao cometer um pênalti infantil. Participou do gol da vitória palmeirense.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Atlético aproveita vacilos defensivos do São Paulo para estrear com vitória na Libertadores

O Atlético-MG provou mais uma vez o quanto é difícil de ser batido dentro da Arena Independência. O São Paulo foi mais uma vítima do Galo, que segue sem ser derrotado no estádio.

Com bom futebol, o clube mineiro bateu o adversário por 2 a 1 e estreou com o pé direito na fase de grupos da Copa Libertadores.



O primeiro tempo foi inteiramente dominado pelos atleticanos. Com marcação avançada, a equipe de Cuca deu poucas chances ao Tricolor Paulista, que sofreu muito com a velocidade de Bernard. Com seis minutos de bola rolando, o Atlético criou a primeira chance de gol. Ronaldinho cobrou falta e Jô, de cabeça, obrigou Rogério Ceni a fazer importante intervenção.

O lado direito da defesa são paulina esteve vulnerável. Foi por lá que os anfitriões abriram o placar. Aos 13 minutos, Marcos Rocha cobrou lateral para Ronaldinho Gaúcho, que livre de marcação, só teve o trabalho de cruzar para Jô balançar as redes. Antes de receber a bola, Ronaldinho tomava copo d'água dado pelo goleiro Rogério Ceni. Vacilo imperdoável dos defensores. Alguém tinha a obrigação de estar marcando o meia.

O São Paulo sentiu o golpe e o Atlético intensificou a  blitze no ataque. Por pouco, o Galo não ampliou a vantagem ainda no primeiro tempo. Aos 27, o rápido Bernard passou por Wellington e chutou cruzado. Meio desajeitado, Rogério Ceni espalmou e no rebote, Diego Tardelli, livre de marcação, finalizou para fora. Os visitantes, com comportamento de equipe pequena, terminaram a etapa inicial sem finalizar à meta defendida por Victor.

O Tricolor melhorou no segundo tempo. Aos 4 minutos, Osvaldo bateu por cima do travessão. Com a inferioridade no placar, Ney Franco fez a primeira alteração. Trocou o zagueiro/lateral Paulo Miranda pelo atacante Aloisio. A equipe são paulina continuou dominando as ações ofensivas. O Atlético pregou em campo, algo normal tratando-se de início de temporada.

Aos 21 minutos, o São Paulo perdeu chance clara para empatar. Luís Fabiano foi lançado por Aloisio e livre de marcação chutou para defesa espetacular de Victor. Cinco minutos mais tarde, Aloisio chutou prensado e Victor espalmou para escanteio.

Mesmo dominando o segundo tempo, o São Paulo levou o segundo gol aos 27 minutos. Ronaldinho Gaúcho cruzou na medida para o zagueiro Réver, entre Lúcio e Rhodolfo, ampliar de cabeça.  A torcida são paulina se animou aos 37 minutos, quando Aloisio diminuiu o prejuízo após bela enfiada de Luis Fabiano.

O empate, que seria um ótimo resultado, esteve muito perto de acontecer. Nos acréscimos, Paulo Henrique Ganso, que substituíra o apagado Jadson, pegou rebote na entrada da área e finalizou para fora. Inacreditável! A torcida do Galo foi à loucura com a chance perdida e na sequência com o apito final.

Pitacos

>>> Gostei muito da arbitragem do carioca Marcelo de Lima Henrique. Deixou o jogo correr à la Europa. Não marcou qualquer faltinha. Boa surpresa.

>>> E como jogou o volante atleticano Pierre! Um leão na marcação com várias roubadas. E Felipão, quando treinava o Palmeiras, não quis aproveitar o bom meio campista. É brincadeira!

>>> Ronaldinho Gaúcho foi o grande destaque com duas assistências, mas ainda segue errando muitos passes. No final do jogo foi desarmado no meio de campo e quase o São Paulo chegou ao empate.

>>> Bernard foi outro destaque atleticano. Os zagueiros são paulinos vão ter muitos pesadelos com ele. Correu muito por todos os lados do campo.

>>> Ficou claro que no momento Rhodolfo não pode ser titular no Tricolor. O reserva Rafael Toloi vive melhor momento que o defensor.

>>> Ganso ainda deve boas atuações ao São Paulo. Um jogador do talento dele não pode perder chance tão clara quanto a ocorrida nos acréscimos.

>>> Jadson, o melhor jogador do São Paulo em 2013, ficou devendo futebol em Belo Horizonte. Sucumbiu a forte marcação de Pierre.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Curtinhas do Santos: primeira derrota em 2013, reestreia de Assunção, futebol fraco de Montillo...

--- O Santos conheceu no domingo de Carnaval a sua primeira derrota em 2013. O time caiu em pleno Pacaembu para o Paulista de Jundiaí: 3 a 1. Num gramado castigado pela forte chuva que atingiu São Paulo, o Peixe não exibiu bom futebol e o pior, perdeu a liderança do Campeonato Paulista para a Ponte Preta.



--- O craque Neymar fez o gol de honra santista nos acréscimos, mas não jogou bem. Mostrou muito individualismo. O jogador, sem razão, desabafou aos microfones após o tropeço. Reclamou do gramado do Pacaembu, da diretoria e por ter jogado no domingo de Carnaval.  Duvido que se o Santos tivesse vencido a partida, ele teria soprado as cornetas! Neymar é pago (muito bem, por sinal) para defender as cores do seu clube em qualquer dia da semana.  O resto é choro.

--- O Peixe só levou perigo ao gol adversário em jogadas de bola parada do reestreante Marcos Assunção. Com o veterano em campo, o time não teve pegada no meio de campo. Assunção quase não desarmou. Nesse momento, não consigo enxergá-lo como titular. Renê Júnior vinha bem como primeiro volante e ficou como reserva no Pacaembu.

--- Montillo já estreou com a camisa do Santos? Parece que não. Sei que o argentino está há pouco tempo no alvinegro praiano, mas até agora não vi nada que justificasse a contratação mais cara da história da equipe (cerca de R$ 16 milhões). O meia disputou seis jogos oficiais como titular e não obteve destaque. Penso que o jogador é supervalorizado pela mídia e por alguns torcedores.

--- Mais de 18 mil santistas pagaram ingresso para ver Santos x Paulista, numa tarde chuvosa. Ótimo público. Santos precisa jogar mais em São Paulo. Na Vila, dificilmente o público ultrapassa a marca de 10 mil.

--- Lamentável a postura agressiva do técnico Muricy Ramalho com a repórter Mayra Siqueira, da CBN, durante coletiva de imprensa pós-jogo. A jornalista fez uma pergunta sobre substituições e Muricy perdeu a linha. Insinuou que Mayra não entende nada de futebol. Puro machismo! Não é a primeira vez que acontece isso. E ainda alguns companheiros de profissão dão risada. Não vejo graça nenhuma.

--- Dou os parabéns ao Paulista de Jundiaí, em especial ao técnico Giba, que mesmo tendo um time bem inferior tecnicamente ao adversário montou uma formação que conseguiu jogar melhor que o badalado Santos, com força na defesa e rápidas subidas ao ataque. O atacante Cassiano Bodini foi o melhor em campo e deixou a sua marca.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Palmeiras troca Barcos, o melhor do time, por cinco refugos do Grêmio

O Palmeiras viveu nessa sexta-feira pré Carnaval o dia mais polêmico da nova gestão Paulo Nobre. O clube trocou o ídolo argentino Barcos por cinco atletas pouco aproveitados no Grêmio: o zagueiro Vilson, o volante Léo Gago, o meia Rondinelly e os atacantes Marcelo Moreno e Leandro. Com exceção ao último, os demais chegam em definitivo. O jovem Leandro vai assinar contrato de empréstimo até o meio do ano.

Embora o Palmeiras tenha confirmado o acerto com Marcelo Moreno, o boliviano não quer defender o Verdão. Deixou isso claro em sua página na rede social Twitter. Seu pai, Mauro Martins, foi além em entrevista à rádio Bradesco Esportes FM: "Para time pequeno, meu filho não vai. O Palmeiras não tem dinheiro, não tem jogador, jogador que tem é fracassado. Time fracassado", polemizou.



Pelo acordo, o Grêmio vai herdar a dívida que o Verdão tem com a LDU (R$ 1,5 mi) e receberá mais 2 milhões de euros pelos direitos do atacante. Antes de assinar com o Verdão no início de 2012, Barcos defendia o clube equatoriano.

Creio que o negócio foi bom para os gaúchos. Levaram um dos melhores atacantes em atividade no futebol brasileiro. Barcos tem boa técnica, é muito bom finalizador e é forte no jogo aéreo. Nenhum dos cinco jogadores transferidos ao Palmeiras vão deixar saudades entre os gremistas.

Ficou claro que o objetivo da nova direção do Palmeiras é quantificar e não qualificar o elenco. Quando Paulo Nobre assumiu, Gilson Kleina não tinha um time reserva para levar a campo. Ao longo da semana, o Verdão já havia anunciado quatro reforços modestos: o lateral Weldinho, os volantes Charles e Marcelo Oliveira e o meia Ronny. A prioridade é a série B, torneio de tiro longo e que exige um grupo numeroso. Já a Copa Libertadores ficou para escanteio. Com reforços modestos, o Palmeiras não deve ir muito longe no torneio sul-americano. Dos cinco ex-gremistas, apenas Vilson tem condições legais de disputar a Libertadores. Léo Gago, Rondinelly, Marcelo Moreno e Leandro foram inscritos pelo Grêmio na primeira fase. Portanto não podem defender outro clube.


Mudanças na Assessoria de Imprensa

Fiquei muito chateado com a demissão do competente assessor Fábio Finelli. Quando eu trabalhava na Band entre 2006 e 2008, esse jornalista sempre atendia a nossa equipe com cordialidade. Bola fora do presidente Paulo Nobre. Fernando Mello, ex-assessor da falida parceira do rival Corinthians, é o novo responsável pelo setor.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ronaldinho Gaúcho perde pênalti e Brasil é derrotado na reestreia de Felipão

O técnico Luis Felipe Scolari reestreou com o pé esquerdo a frente da Seleção Brasileira. A equipe não resistiu à força da Inglaterra, no estádio Wembley e perdeu por 2 a 1 no primeiro amistoso de 2013. Não consegui enxergar nenhuma diferença em relação ao grupo comandado por Mano Menezes até a temporada passada.


Dona da casa, a Inglaterra mostrou consistência defensiva e em boa parte do amistoso atuou de maneira ofensiva, apostando no quarteto Wilshere, Walcott, Rooney e Welbeck. Por outro lado, o Brasil não teve criatividade no meio de campo. Aposta de Felipão como titular, Ronaldinho Gaúcho fez um primeiro tempo ruim, inclusive desperdiçando pênalti. Como consequência disso, nem retornou para a etapa final. Os volantes Ramires e Paulinho ficaram devendo futebol. Ambos não usaram suas principais características: a chegada ao ataque com qualidade.

O Jogo

O Brasil iniciou bem o amistoso. Chamando a responsabilidade, o meia Oscar criou uma boa oportunidade nos primeiros minutos, mas pegou mal na bola.

Aos 18 minutos, o lance mais polêmico do amistoso. Ronaldinho cruzou e a bola bateu no braço de Wilshire. O árbitro Pedro Proença equivocadamente marcou pênalti. Ronaldinho cobrou e Hart defendeu. No rebote, o meia chutou para nova defesa do arqueiro. A Seleção Brasileira sentiu a penalidade perdida e viu os ingleses pressionarem no ataque. Aos 20 minutos, o bom meia Wilshere deixou Welbeck na cara do gol, mas o atacante finalizou para fora. O gol inglês não demorou a sair. Aos 25 minutos, Wilshere enfiou para Walcott. O atacante chutou para grande defesa de Júlio César, mas no rebote Rooney não perdoou.

O Brasil teve chance clara para empatar ainda no primeiro tempo. Oscar fez bela jogada pelo lado direito e cruzou para Neymar, que chegou de carrinho e chutou longe.

Na volta do intervalo, Felipão fez três alterações. Trocou Ramires, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano por Arouca, Lucas e Fred. As mudanças surtiram efeito pelo menos no início. Com apenas dois minutos, Lucas desarmou Cahill e rolou para Fred deixar tudo igual. A zaga inglesa, muito bem na etapa inicial, sofreu um apagão e por muito pouco não cedeu a virada aos 4 minutos. Fred bateu no travessão. Aos poucos, a Inglaterra foi retomando as rédeas da partida. Júlio César fez milagre em cabeçada à queima roupa de Cahill. Na sequência fez mais uma grande defesa em chute de Welbeck, porém não conseguiu evitar o desempate. Aos 14 minutos, Arouca afastou mal a bola e Rooney deu leve toque para Lampard bater com categoria e marcar o segundo gol.

O amistoso teve uma queda de ritmo nos minutos finais. Com mais posse de bola, o Brasil não conseguiu furar a forte marcação inglesa.

NOTAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Júlio César - 7,5 - O melhor brasileiro em campo com quatro defesas importantes. Uma pena não ter conseguido evitar os dois gols. Quebrei minha cara com Júlio, que voltou muito bem!

Daniel Alves - 5,0 - Discreto no apoio. Há tempos não consegue atuar bem nem pelo Barcelona e muito menos pela Seleção. A falta de concorrência o ajuda a permanecer como titular.

David Luiz - 6,0 - Não comprometeu. No entanto faltou sintonia com o novo parceiro Dante;

(Miranda) - Sem nota - pouco tempo em campo

Dante - 5,5 - Estreou sem empolgar. Mostrou falta de entrosamento com os companheiros, algo normal para um novato em convocações

Adriano - 5,5 - Levou um baile de Walcott. Não conseguiu apoiar o ataque com qualidade.

(Filipe Luís) - Sem nota - Pouco tempo em campo

Ramires - 5,0 - Decepção. Como primeiro volante, deixou muitos espaços no meio de campo e não apareceu no ataque.

(Arouca) - 4,0 - Cometeu um erro fatal ao afastar mal a bola no lance que originou o gol da vitória inglesa.

Paulinho - 5,5 - Outro que ficou devendo futebol. Não apareceu como elemento surpresa na frente

(Jean) - 6,0 - Fez o que Ramires e Paulinho não fizeram. Apareceu no ataque, porém sem sucesso;

Oscar - 7,0 - O melhor do meio de campo. Chamou a responsabilidade com boas enfiadas de bola aos atacantes.

Ronaldinho Gaúcho - 4,0 - Muito mal em sua 100ª partida com a Seleção. Desperdiçou cobrança de pênalti. É sério que ainda tem gente que aposta em Ronaldinho Gaúcho para a Copa de 2014?

(Lucas) - 6,0 - roubou a bola de Cahill no lance que originou o gol brasileiro e depois sumiu do jogo;

Neymar - 5,5 - Mais uma vez não foi bem com a amarelinha. Está longe de ser aquele jogador que encanta no Santos. Perdeu grande oportunidade no primeiro tempo;

Luis Fabiano - 4,5 - Atrapalhou-se em vários lances de ataque e nem voltou para o segundo tempo.

(Fred) - 7,0 - Um gol e bola na trave. Merece ser o titular do ataque nos próximos jogos;


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Palmeiras traz reforços modestos para o seu elenco ainda carente

Não é nenhuma novidade que o Palmeiras tem o elenco mais carente em relação aos rivais paulistas. O técnico Gilson Kleina tem tido dificuldade para relacionar jogadores para as partidas do Campeonato Paulista. Faltam opções para a defesa, laterais, meio de campo e ataque. O novo presidente Paulo Nobre e sua diretoria estão trabalhando para mudar esse cenário desagradável.

Três jogadores estão acertados: os volantes Marcelo Oliveira e Charles, ambos do Cruzeiro e o meia Ronny, um dos poucos destaques do Figueirense na temporada passada (catarinenses foram rebaixados para a série B do Campeonato Brasileiro). Os dois primeiros chegam em troca do contestado atacante Luan. Marcelo Oliveira e Charles estão longe de ser a solução palmeirense. Não acredito no sucesso deles pelo Verdão. Ambos apresentam instabilidade em suas carreiras.



Revelado pelo arquirrival Corinthians, Marcelo Oliveira não deixou saudades no Parque São Jorge. Rodou sem sucesso por Paulista de Jundiaí, Grêmio Prudente, Atlético-PR, antes de chegar ao Cruzeiro em 2012. Em sua curta carreira, Oliveira tem sofrido sucessivas lesões. Chegará ao Palmeiras com status de reserva e vai brigar por vaga entre os titulares junto a Márcio Araújo, Souza, Wendel e João Denoni. O jogador pode atuar pela lateral-esquerda. Exerceu essa função em boa parte da passagem pelo Corinthians. Pode ser uma alternativa ao titular Juninho.

Charles se destacou no Cruzeiro entre 2005 e 2008. O bom futebol lhe rendeu transferência ao Lokomotiv de Moscou. Pouco adaptado ao futebol russo, retornou ao Brasil para defender as cores do Santos em 2011. Com pouco espaço na equipe santista, retornou por empréstimo ao Cruzeiro. No entanto não repetiu o sucesso da primeira passagem e recebeu inúmeras críticas dos cruzeirenses. Assim como Marcelo Oliveira, Charles tem sido figurinha carimbada no departamento médico pelos clubes que passa.

Em relação ao meia Ronny, trata-se de um atleta com bom potencial, porém apenas com passagens por equipes modestas (Criciúma e Figueirense). Resta saber se o meio campista de 21 anos de idade não sentirá o peso da camisa palmeirense. De qualquer forma, chega para compor o elenco. Ronny assinou contrato de empréstimo até o fim de 2013.

Sei que é difícil pelo momento conturbado, porém a diretoria do Palmeiras precisa trazer atletas de maior nível e experiência no futebol. Marcelo Oliveira, Charles e Ronny são pouco para as tradições quase centenárias do Palmeiras.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Curtinhas da quinta rodada do Paulistão: Sansão, boa estreia de Pato, Palmeiras..

---Não há como negar que a grande partida da 5ª rodada do Campeonato Paulista aconteceu na Vila Belmiro. Um dos principais ingredientes do clássico foi Paulo Henrique Ganso. Pela primeira vez o meia são paulino reencontrava o seu ex-clube. E Ganso não teve uma jornada feliz. Além de não ter exibido bom futebol, viu o São Paulo sucumbir ao Santos, de Neymar, que mais uma vez esteve inspirado. Além de marcar um gol, deu duas assistências para Miralles marcar na vitória por 3 a 1. Joga muito o menino!



---Logo logo, PH Ganso completará um ano pelo São Paulo e não conseguirá ter ritmo de jogo. Está faltando sangue nos olhos do meio campista. É indiscutível que ele tenha talento nos pés, mas só isso não é o suficiente para ter uma carreira bem sucedida. Ganso precisa ter mais personalidade.


---Ficou provado que Miralles por enquanto não pode ser reserva do Santos. Nas três primeiras rodadas do Paulistão foi suplente do atacante André, que anda em má fase com as redes. Enfim, Muricy percebeu que o argentino vive momento melhor e o escalou como titular no clássico. Decisão acertada e que fez toda a diferença.

---O Corinthians atropelou o fraco Oeste de Itápolis (5 a 0), no Pacaembu. O nome da partida acabou sendo Alexandre Pato, que substituiu Guerrero no segundo tempo e fechou a goleada corintiana. Incrível! Desde que atua como profissional, Pato jamais deixou de marcar em estreias. Foi assim no Internacional, no Milan, na Seleção Brasileira e agora no Corinthians.


---Pato ainda precisa de uma sequência com a camisa corintiana. Quando estiver 100% fisicamente, dificilmente não será titular do Timão. A pergunta que não quer calar. Quem sairia para a entrada do novo atacante? Danilo, Jorge Henrique, Guerrero e Emerson Sheik não merecem deixar os titulares. Uma bela dor de cabeça ao técnico Tite.


---O Palmeiras esteve muito perto de conhecer a segunda derrota no Paulistão. Perdia para o XV de Piracicaba por 3 a 2 até os 48 minutos do segundo tempo, porém o zagueiro Henrique evitou o tropeço, fora de casa. Mais uma vez o sistema defensivo palmeirense esteve vulnerável. Falta um zagueiro de qualidade para atuar ao lado de Henrique. Mauricio Ramos é muito fraco. Os reservas Wellington, Luiz Gustavo e Leandro Amaro ainda estão crus para assumir a titularidade.

---Ponte Preta, Linense e Mogi Mirim são as surpresas do interior paulista nesse início de Estadual. O time de Campinas dificilmente ficará de fora do mata-mata. Linense e Mogi podem incomodar os grandes.

---Estou muito chateado com os rumos do Guarani. Rebaixado à série C do Campeonato Brasileiro, em novembro passado, o Bugre pode viver um novo drama: a queda à série A-2 do Paulistão.  O time é o penúltimo colocado na tabela e ainda não sentiu o gosto da vitória com cinco rodadas em disputa. Temo pelo fim desse tradicional clube brasileiro, Campeão Brasileiro de 1984. O Guarani está uma bagunça administrativamente e possui dívidas muito grandes. Não será nada fácil reerguer o clube.