terça-feira, 31 de julho de 2012

Quando o Palmeiras vai iniciar o planejamento para a próxima temporada?

O Palmeiras, é verdade, já cumpriu o seu principal objetivo na temporada, ou seja conquistar a Copa do Brasil e retornar à Copa Libertadores. O time esteve longe de apresentar um futebol de encher os olhos do seu torcedor, mas com muita raça quebrou um jejum de 14 anos sem títulos nacionais importantes. No entanto vejo que o clube precisa se reforçar para não fazer feio na Copa Libertadores de 2013, torneio com nível técnico superior a Copa do Brasil. O elenco palmeirense é bastante limitado. Faltam laterais e principalmente meio campistas de qualidade. O banco de reservas precisará de reforços para o ataque. O recém chegado Obina, a priori vai permanecer no clube somente até dezembro, assim como Betinho, herói na conquista da Copa do Brasil.



Não entendo o motivo de o torcedor idolatrar tanto o meia chileno Valdivia, que em sua segunda passagem pelo Palestra Itália tem frequentado mais o departamento médico do que os gramados. Além disso quando entra em campo dificilmente não recebe advertência da arbitragem, prejudicando a equipe em diversos momentos.

O grande nome palmeirense no momento é sem dúvida o volante Marcos Assunção, que tem a melhor bola parada do futebol brasileiro. O veterano sempre decide as partidas seja com gols ou assistências. Não sei se conseguirá exibir o mesmo futebol na próxima temporada, pois possui uma idade avançada (36 anos).

Já está na hora de a diretoria palmeirense iniciar o planejamento para a próxima temporada. Os palmeirenses merecem ver em ação jogadores mais decisivos. Para quem teve César Sampaio, Alex e Zinho na conquista da Libertadores em 1999, ficar dependendo de João Victor, Daniel Carvalho e Valdivia, é dose!  Alô, Tirone!!

Más arbitragens prejudicam o Verdão no Campeonato Brasileiro, mas não escondem o futebol ruim do time

Os palmeirenses têm razão quando reclamam das fracas arbitragens, que têm prejudicado o time no Campeonato Brasileiro. Na derrota para o Cruzeiro, domingo, o Verdão levou dois gols irregulares. O primeiro saiu em pênalti inexistente e o segundo quando Borges estava em posição de impedimento. No entanto esses problemas não escondem o mau futebol apresentado pelos jogadores de Luis Felipe Scolari. O reflexo disso é a preocupante 18ª colocação na tabela. Se o campeonato terminasse hoje, o alviverde estaria rebaixado para a série B. Não creio que isso vai acontecer. Mas o sinal de alerta precisa ser ligado...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Flamengo é forte candidato ao rebaixamento do Campeonato Brasileiro


Clube de maior torcida do Brasil, o Flamengo vive uma bagunça em sua parte administrativa com salários atrasados, decisões equivocadas da presidenta Patrícia Amorim e sua patota. Esses fatores acabam respingando no futebol.



Confesso que jamais vi um Flamengo tão limitado como o atual, que se não cuidar vai ser rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro. O flamenguista é o único torcedor dos grandes cariocas que se vangloria por nunca ter visto o seu time sendo rebaixado. Essa fama pode estar com os meses contados.

A fragilidade da equipe mais uma vez ficou evidente na goleada sofrida para o São Paulo no Morumbi. O Mengão foi muito mal, principalmente na parte defensiva. E olha que o Tricolor Paulista não vive os seus melhores dias. Poucos jogadores ali merecem vestir o manto rubro negro. O goleiro Paulo Victor e o atacante Vágner Love são alguns deles.

Hoje os cariocas ocupam a modesta 11ª colocação, somente quatro pontos a frente da temida zona do rebaixamento. A situação poderia estar pior se os árbitros não dessem aquela forcinha. Nas vitórias sobre Santos e Bahia, o time teve a seu favor dois pênaltis mal marcados.

Dorival Junior, que substituiu o técnico Joel Santana, na semana passada, terá uma árdua missão em colocar o time nos eixos. Vejo o Flamengo sem chances de brigar na parte de cima da tabela. O maior objetivo deve ser não passar sufoco no final do ano. Para isso, o clube precisará se reestruturar.


O próximo compromisso pelo Nacional vai ser no sábado nada menos contra o líder e favorito Atlético-MG, no Engenhão.

sábado, 28 de julho de 2012

Árbitros estão marcando muitos pênaltis inexistentes no Brasileirão


Que a arbitragem vive uma fase ruim, todos nós sabemos. Mas um fator vem me incomodando nas últimas rodadas: a quantidade de pênaltis inexistentes marcados pelos reis do apito. Qualquer encostão dentro da área é uma falta grave. Os árbitros esquecem que o futebol é um esporte de contato.

Na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, tivemos vários exemplos. Na vitória do Atlético-GO sobre o São Paulo, o árbitro Emerson de Almeida Ferreira se equivocou duas vezes ao anotar um pênalti para cada equipe. O São Paulo foi prejudicado quando o homem do apito soprou pênalti inexistente de Douglas em Eron. No início do segundo tempo, Emerson compensou e também marcou um pênalti, que não aconteceu para o Tricolor Paulista. Eron não fez nada em Casemiro.

Na vitória do Bahia sobre o Palmeiras, na Arena Barueri, os palmeirenses, com razão, saíram enfurecidos com a arbitragem de Antônio Frederico Schneider, que marcou penalidade, de Artur em cima de Lulinha.  Houve apenas um contato físico normal.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Algumas semelhanças do Atlético-MG, de Cuca, com o Corinthians, de Tite


Com um terço do Campeonato Brasileiro disputado, me surpreende a ótima campanha do líder Atlético-MG, que em 12 rodadas obteve 10 vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Na última quinta-feira pude acompanhar mais uma vitória do líder, dessa vez sobre o desfigurado Santos (2 a 0), na Arena Independência.



Durante os 90 minutos, o Atlético mostrou bom futebol, teve o controle do jogo e deu poucas chances ao adversário. A equipe comandada por Cuca lutou o tempo todo, marcou sob pressão e chegou ao ataque com muita velocidade seja com Danilinho ou com o atrevido Bernard. Essas características mencionadas me lembraram o Corinthians, atual Campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Até o sistema defensivo atleticano leva poucos gols, como o Corinthians, de Tite.

As semelhanças também chegam às arquibancadas das duas torcidas. A massa atleticana tem feito a sua parte e lotado a Arena Independência. Em São Paulo, os corintianos fazem o mesmo, no Pacaembu.

Muita água vai rolar por debaixo da ponte, mas o Galo mostra que está com alma de campeão. Se mantiver esse padrão tem tudo para voltar a conquistar um título brasileiro depois de 41 anos de jejum. Nesse início de campeonato, os atleticanos acumularam uma boa gordura, assim como o atual campeão, Corinthians que em 2011 teve início espetacular perdendo poucos pontos. Isso pode fazer a diferença em dezembro.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Notas da seleção brasileira na vitória sobre o Egito na estreia dos Jogos Olímpicos


A Seleção Brasileira estreou com o pé direito nos Jogos Olímpicos, vencendo o Egito por 3 a 2, em Cardiff, no País de Gales. A equipe de Mano Menezes passou um sufoco desnecessário na etapa final. Após ter aberto 3 a 0 ainda no primeiro tempo, por pouco não cedeu o empate aos egípcios no tempo complementar.



Apesar do bom primeiro tempo, o Brasil demorou um pouco para encontrar o seu melhor futebol. Nos primeiros minutos, os egípcios tiveram o domínio das ações ofensivas e poderiam até ter aberto o placar se o goleiro Neto não tivesse feito boa defesa. Aos poucos, os brasileiros foram se impondo. O gol do lateral Rafael, após linda jogada de Oscar aos 16 minutos, tirou aquele nervosismo inicial. As coisas ficaram mais fáceis, quando o oportunista Leandro Damião ampliou o placar. Neymar ainda teve tempo para marcar o terceiro gol brasileiro em falha do goleiro egípcio aos 29 minutos.

Pelo volume de jogo nos primeiros 45 minutos, a impressão era que o Brasil teria mais tranquilidade no segundo tempo e ampliaria a goleada. Isso não aconteceu. O Egito cresceu na partida, marcando a saída de bola brasileira e aproveitou-se de vacilos defensivos de nossos zagueiros para diminuir o prejuízo aos 6 e 30 minutos respectivamente com Aboutrika e Salah. Um sufoco desnecessário!

NOTAS

Neto – 5,5 – Sem culpa nos gols, mas mostrou falta de ritmo e quase complicou o Brasil em saída errada, quando o jogo estava 0 a 0.

Rafael – 6,5 – Participativo no ataque no primeiro tempo. O lateral deixou a sua marca;

Thiago Silva – 5,0 – Fraco. Cometeu alguns vacilos, algo incomum para um dos melhores zagueiros do mundo;

Juan – 5,0 – Fazia uma boa partida até falhar no lance que originou o segundo gol egípcio;

Marcelo – 5,0 – Discreto no apoio e fraco na defesa. Recuou mal uma boa, que por pouco não propiciou o gol adversário;

Sandro – 5,5 – Fez o arroz com feijão no meio de campo sem comprometer;

(Danilo) – sem nota

Rômulo – 6,0 – O ex-vascaíno foi alvo de faltas violentas. Mostrou boa visão de jogo;

Oscar – 7,5 – O melhor em campo. O meia fez um ótimo primeiro tempo. Deu duas assistências. Uma pena que assim como o restante dos jogadores caiu de rendimento na etapa final;

Hulk – 6,5 – Deu muito trabalho aos egípcios no primeiro tempo. Mostrou bom entrosamento com Oscar e Neymar. O atacante cruzou para Neymar marcar o terceiro gol;

(Paulo Henrique Ganso) – 5,5 – Falta sintonia com o restante do time. Nitidamente sem ritmo de jogo. Quase marcou um belo gol de falta no final;

Neymar – 6,5 – Fez um gol de cabeça, mas exagerou nas firulas e tentou cavar muitas faltas sem sucesso.

Leandro Damião – 6,0 – Quebrou um longo jejum sem marcar pela seleção;

(Alexandre Pato) – 5,0 – Perdeu boa chance no final;

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Timão domina o Cruzeiro e dá sinais que pode brigar por algo melhor no Campeonato Brasileiro


O Corinthians comprovou a sua evolução no Campeonato Brasileiro ao bater o Cruzeiro por 2 a 0 na noite dessa quarta-feira no Pacaembu. Além de ter obtido mais três pontos, o alvinegro demonstrou um bom futebol, dominando o adversário na maior parte da partida.

Desde o apito inicial, estava claro que o Timão manteria suas características, ou seja, marcar forte o oponente no meio de campo e subir com muita velocidade ao ataque. No entanto faltava maior capricho no último passe. Danilo, aos 17 minutos, arriscou bom chute de fora da área e Fábio espalmou. Quatro minutos depois, Jorge Henrique foi derrubado por Sandro Silva dentro da área. Pênalti! Chicão bateu e abriu o placar.

A partir do gol, o Corinthians deitou e rolou em cima do rival, principalmente após a saída do cruzeirense Sandro Silva, que já tinha amarelo, para a entrada do atacante Fabinho. O Cruzeiro perdeu força no meio de campo e passou a abusar das faltas violentas. O Corinthians merecia ter ido para o intervalo com um placar elástico, não fosse a má pontaria dos atacantes Emerson Sheik e Romarinho.



No segundo tempo, o Cruzeiro até tentou o empate. Montillo, apagado na etapa inicial, voltou ligado e perdeu duas boas chances para a Raposa. Em contrapartida, o Corinthians era perigoso nos contragolpes. Num deles aos 2 minutos, Emerson Sheik, livre de marcação, perdeu gol incrível. Romarinho ainda teve mais duas oportunidades, mas cabeceou rente à trave do goleiro Fábio. 

Mesmo tendo a maior parte da posse de bola na etapa final faltou inspiração aos cruzeirenses para obter um bom resultado em São Paulo. Nos acréscimos, Paulinho mandou uma paulada de fora da área e ampliou a contagem. Um golaço!! 

Com o resultado, o Corinthians alcançou a sua melhor posição na tabela: 10º e nessa quinta-feira, por incrível que pareça torcerá para o rival Santos derrotar o vice líder Atlético-MG, em Belo Horizonte. Caso isso aconteça, o alvinegro do Parque São Jorge ficará 14 pontos atrás do líder Vasco. Já o Cruzeiro caiu para a 6ª colocação e ficou um pouco mais longe do líder.

Pitacos do Corinthians

O volante Paulinho, o meia Danilo e o atacante Jorge Henrique foram os melhores em campo no Pacaembu.
Paulinho foi perfeito nos desarmes e como é de costume apareceu como elemento surpresa no ataque, deixando a sua marca.

Danilo vive uma fase exuberante e seu futebol tem encantado até os seus críticos ferozes. O meia mostrou bom preparo físico, correu bastante, “roubou” bolas e deu a assistência para o gol de Paulinho.

Jorge Henrique foi taticamente perfeito, voltando para ajudar na marcação. No ataque errou alguns passes desnecessários, que propiciaram contragolpes cruzeirenses. Mesmo assim sofreu o pênalti, que abriu a vitória corintiana.

Romarinho, o Jorge Henrique “Cover” também não se limitou a atacar e voltou para ajudar os companheiros na marcação. O jovem ainda precisa melhorar a sua finalização. Tenho certeza que o técnico Tite já percebeu isso e vai intensificar os treinamentos.

O lateral Alessandro destoou do restante dos companheiros. Cometeu alguns vacilos na marcação e não teve bom aproveitamento nos cruzamentos.

Novamente a torcida corintiana deu show. Mais de 28 mil torcedores pagaram ingressos. O bacana foi ter visto muitas crianças no estádio.

Pitacos do Cruzeiro

A Raposa foi um desastre em seu setor defensivo. Os zagueiros Léo e Mateus tiveram muito trabalho para conter os atacantes adversários e se precipitaram em algumas saídas de bola. Não fosse a boa atuação do goleiro Fábio, a equipe teria saído do Pacaembu com uma goleada.

Desnecessária a violência de alguns atletas contra os corintianos principalmente no primeiro tempo. Sandro Silva saiu no lucro ao não ser expulso. Já tinha amarelo, quando cometeu pênalti em Jorge Henrique e deveria ter recebido o vermelho de Leandro Vuaden. O próprio treinador Celso Roth reconheceu o erro da arbitragem.

Montillo ficou devendo futebol. Está longe de ser aquele jogador que encantou os cruzeirenses em 2010 e no primeiro semestre de 2011. No segundo tempo deu chute bisonho.

Alguém viu o centroavante Borges no Pacaembu? Eu confesso que não vi. A bola quase não chegou no seu setor.

Celso Roth mexeu mal no seu time aos 27 minutos. Ele acertou ao sacar o volante Sandro Silva, que poderia ser expulso a qualquer momento, mas errou em colocar o atacante Fabinho, que pouco ajudou. A partir daí, o Cruzeiro perdeu o meio de campo. Os volantes Leandro Guerreiro e Willian Magrão ficaram sobrecarregados na marcação. Se fosse Roth, teria colocado o volante/lateral Marcelo Oliveira, que ajuda na marcação e sobe bem ao ataque. Na etapa final, ele tentou consertar o erro ao colocar o meia Souza na vaga do apagado Fabinho. Já era tarde..

domingo, 22 de julho de 2012

Atlético-MG, Vasco e Fluminense pintam como fortes candidatos ao título do Campeonato Brasileiro


Sei que é muito cedo para tirar conclusões a respeito do Campeonato Brasileiro, principalmente na parte de cima da tabela. Mas com 11 rodadas disputadas, dá para perceber que Atlético-MG, Vasco e Fluminense vão brigar pelo título. Até o momento essas três equipes são as mais regulares do Campeonato.

A grata surpresa é o líder Atlético-MG, que nas últimas edições, tornou-se apenas coadjuvante. A equipe comandada pelo técnico Cuca vive uma fase espetacular com nove vitórias, um empate e apenas uma derrota. Além de ocupar o topo da tabela, o Galo tem exibido um futebol convincente. A jovem revelação Bernard tem feito a diferença para os atleticanos seja com golaços ou assistências. Até o “decadente” Ronaldinho Gaúcho está mostrando bom futebol. Basta saber se o Galo manterá a pegada nas próximas rodadas. Se mantiver esse ritmo tem tudo para levar o bicampeonato brasileiro, que não vem desde 1971.



O Vasco, de Cristóvão Borges, definitivamente teve as feridas da eliminação nas quartas de final da Libertadores cicatrizadas e é o vice-líder apenas dois pontos atrás do Atlético-MG. Contra o remendado Santos, no último final de semana, o Gigante da Colina teve boa atuação e venceu com tranquilidade (2 a 0). Nesse último jogo, o Vasco já não pôde contar com o lateral Fágner e o meia Diego Souza, que se transferiram respectivamente para o Wolfsburg-ALE e Al Hitthad-SAU. Será que a equipe sentirá a ausências desses dois jogadores importantes na sequência do campeonato?

O Fluminense, de Abel Braga, é o único invicto. Considero que os tricolores cariocas têm no momento o melhor elenco do país, principalmente do meio para a linha de frente. O atacante Fred tem evoluído a cada rodada e já é o vice-artilheiro do campeonato com seis gols. Além disso, o time não perdeu nenhum jogador importante.

Embora estejam entre os 10 primeiros na tabela, não acredito que Grêmio, Cruzeiro, São Paulo, Botafogo e Internacional possam conquistar o título. Falta maior regularidade a esses times.

Eu também não acredito que o atual campeão da Libertadores, o Corinthians (12º) brigará pelo título. O Timão está 16 pontos atrás do líder e na reta final do campeonato dividirá as atenções com a preparação para o Mundial Interclubes, o maior objetivo nesse restante de temporada.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Brasil não empolga, mas passa no último teste antes da estreia nos Jogos Olímpicos


A seleção brasileira fez o básico para vencer a limitada Grã Bretanha por 2 a 0, em amistoso na tarde dessa sexta-feira, em Middlesbrough, na Inglaterra. Foi o último teste antes da estreia nos Jogos Olímpicos de Londres. A equipe de Mano Menezes volta a campo na próxima quinta-feira contra o Egito.



Ficou evidente no primeiro tempo a grande diferença técnica entre as duas seleções. Enquanto os britânicos mostravam pouca criatividade, o Brasil mantinha a maior parte de posse de bola e chegava com perigo no ataque sempre explorando a habilidade de Neymar, que perdeu uma grande chance aos 5 minutos. No entanto, o primeiro gol não demorou a sair. Aos 11 minutos, em jogada ensaiada, Neymar cobrou falta para o volante Sandro, de cabeça, abrir o placar.

Hulk, que estava apagado no amistoso, errando muitos passes, melhorou o seu futebol a partir dos 30 minutos. O atacante fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e foi derrubado por Richards. Pênalti! Neymar bateu e ampliou para 2 a 0. Embora tenha tido o domínio da etapa inicial, o Brasil finalizou pouco ao gol adversário.

O início do segundo tempo deu a impressão que seria mais elétrico. Logo aos 5 minutos, o meia Oscar arriscou de fora da área e o goleiro reserva Butland espalmou. Três minutos depois, o goleirão trabalhou novamente defendendo chute forte de Leandro Damião. Os britânicos quase diminuíram o placar. Rose cruzou da esquerda, Sinclair desviou e o goleiro Rafael Cabral pegou no reflexo.

Mano Menezes fez cinco alterações. Trocou Oscar, Hulk, Leandro Damião, Rafael e Marcelo respectivamente por Lucas, PH Ganso, Alexandre Pato, Danilo e Alex Sandro. Desses que entraram, Lucas foi o que se destacou mais. O são paulino mostrou desenvoltura no ataque e fez boas tabelas com Neymar. 

Nos acréscimos, o Brasil teve três grandes oportunidades para golear, mas o goleiro Butland, que substituiu Steele ainda no intervalo, defendeu chutes de Lucas e Neymar e uma cabeçada de Alexandre Pato à queima roupa.

Pitacos

Acredito que o Brasil desempenhará bom futebol nas Olimpíadas, mas ainda tenho receio quanto ao sistema defensivo. O lateral-direito Rafael e o zagueiro Juan ainda não me convenceram. Do meio para frente, temos um grande time.

O meia Oscar mostrou novamente que o torcedor pode confiá-lo como camisa 10. O jogador do Internacional não brilhou, mas chamou a responsabilidade e deu ótimos passes para os atacantes.

Gostei bastante da participação do volante Rômulo. Fez bons desarmes e apareceu como elemento surpresa no ataque.

O atacante Neymar não brilhou, porém foi decisivo ao dar a assistência para Sandro e anotar o gol de pênalti que definiu a vitória.

Acredito que o time usado por Mano Menezes no último amistoso será o mesmo na estreia dos Jogos Olímpicos:  Rafael Cabral; Rafael, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Hulk, Neymar e Leandro Damião

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Desfigurado, Palmeiras obtém bom empate com o Coritiba no Couto Pereira


Oito dias após a final da Copa do Brasil, Coritiba e Palmeiras voltaram ao Couto Pereira na noite dessa quinta-feira, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim como na semana passada, houve um novo empate em 1 a 1.



O resultado em Curitiba acabou sendo melhor para o Palmeiras, que não contou com vários jogadores por problemas de contusão ou suspensão. Mesmo assim, o alviverde paulista permaneceu na zona do rebaixamento, porém tem grande chance de deixar esse grupo nas duas próximas rodadas, quando receberá Náutico e Bahia, na Arena Barueri.

O Palmeiras teve a felicidade de abrir o placar logo em sua primeira chance aos 5 minutos de jogo. Betinho ajeitou para Patrik arrematar de primeira para as redes de Vanderlei. O gol sofrido deixou os atletas do Coritiba nervosos. Como consequência, abusaram dos erros de passe e mostraram certa precipitação na hora de finalizar ao gol. Além disso, o Coxa parou na boa atuação do goleiro Bruno.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Marcelo Oliveira fez duas alterações que melhoraram o rendimento dos paranaenses. O lateral Lucas Mendes e o volante Willian Farias deram lugares respectivamente ao atacante Anderson Aquino e o meia Lincoln. O Coritiba realizou uma blitze ofensiva e aproveitou-se do recuo excessivo do adversário para chegar ao empate aos 22 minutos. O jovem Thiago Primão, que acabara de substituir o apagado Éverton Costa, cruzou da esquerda e encontrou a cabeça Anderson Aquino, que não perdoou. 

Motivado com a igualdade, o time da casa tentou a virada, mas parou no travessão e em duas grandes defesas do gigante Bruno. O atacante palmeirense Betinho salvou duas bolas praticamente em cima da linha. Nos minutos finais, o Palmeiras se fechou na defesa e segurou o empate. O resultado poderia ter sido melhor para o Coxa, que mesmo assim deixou o Z-4.

Pitacos do Palmeiras

Murtosa comandou o Palmeiras na noite dessa quinta-feira, já que Felipão, suspenso, não pôde ficar no gramado.

O Verdão teve nada menos do que oito desfalques, sendo que seis deles são titulares: os zagueiros Thiago Heleno e Mauricio Ramos, os volantes João Victor e Marcos Assunção, o meia Valdivia e o atacante Barcos.

O desentrosamento dos palmeirenses ficou evidente, mas não faltou raça e a equipe voltará para São Paulo com um importante ponto conquistado.

O goleiro Bruno e o atacante Betinho foram os melhores pelos lados do Palestra Itália. O primeiro evitou o pior com três grandes defesas. O segundo deu assistência para o gol de Patrick e foi muito importante ao ajudar na marcação.

O meia Daniel Carvalho teve mais uma atuação apática. Mostrou lentidão e abusou dos erros de passe. Por que o jogador não consegue engrenar?

Pitacos do Coritiba

Vindo de três derrotas seguidas e ocupando a zona do rebaixamento, o Coritiba mostrou certa desorganização em campo principalmente após o gol sofrido no início. Além disso, os atletas exageraram na reclamação à arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro.

As entradas de Anderson Aquino, Lincoln e Thiago Primão foram fundamentais para que o Coxa não saísse com a quarta derrota seguida e se afundasse ainda mais na zona do rebaixamento.

O atacante Éverton Costa continua sem balançar às redes. Errou quase tudo o que tentou e deixou o gramado vaiado pela torcida.

O Coxa repetiu aquele velho problema da final da Copa do Brasil: dificuldade na hora de finalizar.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Corinthians dá um baile em cima do desorganizado Flamengo


Com autoridade e explorando os erros do adversário, o Timão foi ao Engenhão na noite dessa quarta-feira e goleou o Flamengo por 3 a 0, com grande atuação do meia Douglas, autor dos dois primeiros gols.



Desde o apito inicial, o alvinegro paulista mostrou que dominaria o rival fora de casa. Com forte marcação no meio de campo e variações de jogadas no ataque, o Corinthians teve duas boas chances para abrir o placar, mas Paulo Victor impediu. O primeiro gol saiu aos 27 minutos. O elétrico Douglas, quem diria, desarmou Bottinelli, conduziu a bola até a entrada da área e com muita categoria tocou na saída do goleiro flamenguista. 

Com a desvantagem no placar, o time da casa passou a errar muitos passes. Faltou criatividade no meio de campo. Bottinelli não conseguiu fazer a ligação com o ataque. Várias vezes o atacante Vágner Love tentou quebrar o galho na função, mas não obteve sucesso. 

Aos 39 minutos, o Corinthians aproveitou mais um erro flamenguista para ampliar o marcador. O meia Renato Abreu deu passe de calcanhar para trás. A bola sobrou para Douglas fuzilar para as redes de Paulo Victor. Antes do final do primeiro tempo, Romarinho teve a chance do terceiro gol. No entanto chutou por cima da meta flamenguista.

Irritando com o rendimento do Mengão, Joel Santana trocou ainda no intervalo o meia Bottinelli pelo jovem Adryan. O Flamengo seguiu desorganizado em campo. Aos 8 minutos veio o golpe de misericórdia. Douglas iniciou a jogada e passou para Romarinho, que ajeitou na medida para Danilo acertar um lindo chute impossibilitando qualquer chance de defesa para Paulo Victor. 

Com a derrota por 3 a 0, os torcedores flamenguistas protestaram no Engenhão, dando as costas para o gramado e pedindo a saída do técnico Joel Santana. 

O Corinthians ainda teve uma chance clara para aumentar a goleada em pênalti duvidoso de Airton sobre Emerson Sheik. O atacante corintiano bateu mal e Paulo Victor defendeu a cobrança.  

Nos minutos finais, o Corinthians só administrou a segunda vitória consecutiva, que colocou o clube na 13ª colocação. Já o Flamengo, 10º colocado, deu mostras que terá muitas dificuldades no restante do Campeonato Brasileiro se o elenco não for reforçado.

Pitacos

Depois de cinco meses, enfim o meia Douglas fez uma grande exibição com a camisa corintiana. O jogador visivelmente em melhor forma física participou bastante da partida,  teve a felicidade de marcar dois gols e iniciar a jogada do terceiro. Será que daqui para frente veremos aquele jogador que encantou os corintianos em sua primeira passagem (2009)?

Pela primeira vez nesse Campeonato Brasileiro, a melhor defesa da última Copa Libertadores, passou em branco. Chicão e Paulo André tiveram atuações muito seguras.

O volante Ralf foi o ladrão de bolas de sempre. Paulinho apareceu várias vezes como elemento surpresa no ataque. O meia Danilo, que estava discreto em campo, marcou um belo gol e só comprovou o excelente momento que vive no Parque São Jorge. O jogador caiu nas graças da Fiel.

Disperso, o atacante Emerson Sheik destoou do restante dos companheiros, além de ter perdido um pênalti. Seu parceiro, Romarinho teve uma atuação muito boa, dando muito trabalho aos defensores do Flamengo e voltando para ajudar na marcação. O jovem ainda deu a assistência para o gol de Danilo.

No Flamengo, o goleiro Paulo Victor foi um dos únicos que se salvaram do vexame, impedindo um placar mais elástico.

O atacante Vágner Love não teve nenhuma chance clara de gol, mas demonstrou muita raça ao longo dos 90 minutos.

Os jovens zagueiros Marllon e Artur Sanches não conseguiram conter o ataque corintiano.

Com o atual time, o Flamengo vai brigar no máximo por uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Se não abrir os olhos, pode até lutar contra a degola.

Diria que a derrota por 3 a 0 para o Corinthians ficou barata para os flamenguistas. Não teria sido nenhum exagero 4 ou 5 a 0.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Venda de Oscar para o Chelsea é um golaço da diretoria do Inter


O Internacional está muito próximo de anunciar a maior transferência da história do futebol brasileiro. O meia Oscar será negociado com o Chelsea por 25 milhões de libras (R$ 79,2 milhões). O jogador inclusive já foi liberado da concentração da seleção brasileira olímpica em Londres para realizar exames médicos com o clube inglês.



O curioso é que no final de maio, ainda na época do imbróglio jurídico envolvendo Internacional e São Paulo, a direção colorada entrou em acordo com o Tricolor Paulista e pagou 15 milhões de reais para ficar com o jogador revelado em Cotia.

Com certeza tem muito são paulino enfurecido e claro, com inveja da transação milionária. Já os colorados têm a convicção de que fizeram um excelente negócio. Os quase 80 milhões de reais é um valor muito grande para um atleta que está longe de ser um fenômeno. Dono de 50% dos direitos econômicos de Oscar, o Inter pode contratar vários jogadores de renome e sanar parte de suas dívidas.

Adendo

Na semana passada, o São Paulo recusou oferta de 82 milhões de reais do Manchester United pelo meia Lucas. Acredito que o Tricolor deixou de fazer um excelente negócio. Lucas é outro jogador que está longe de ser um fenômeno da bola. Com parte desse dinheiro, o Tricolor também poderia reforçar o seu elenco e até trazer de volta o ídolo Diego Lugano, que está no PSG. Já pensou são paulino?

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Onde está o DNA ofensivo do Santos, de Muricy Ramalho?


O futebol ofensivo está no DNA do centenário Santos Futebol Clube. De janeiro de 2010 até maio de 2012, o clube sob o a nova geração dos Meninos da Vila (Ganso, Neymar e cia) só confirmou a filosofia. No entanto desde a eliminação na semifinal da Copa Libertadores para o arquirrival Corinthians, o time perdeu o encanto ofensivo.

Para se ter uma ideia, o Peixe possui um dos piores ataques do Campeonato Brasileiro (7 gols), estando apenas a frente de Portuguesa (6) e Atlético-GO (4). Em seis das nove rodadas disputadas, a equipe não foi às redes adversárias, um desempenho preocupante que reflete na tabela de classificação. Hoje, o Santos ocupa a modesta 13ª colocação com apenas 9 pontos ganhos. O líder Atlético-MG possui 22 pontos.



Desde a rodada inaugural do Campeonato, o técnico Muricy Ramalho usou oito atacantes diferentes: Neymar, Borges, Alan Kardec, Rentería, Geuvânio, Victor Andrade, Dimba e Miralles. Desses apenas Neymar, Geuvânio, Victor Andrade, Dimba e Miralles permanecem na Vila Belmiro. O primeiro desfalcará a equipe por várias rodadas devido a participação nos Jogos Olímpicos de Londres. Mesmo tendo disputado poucas partidas, Neymar é o artilheiro do Peixe no torneio ao lado do zagueiro Edu Dracena e do meia Felipe Anderson, cada um com dois gols marcados.

Muricy Ramalho carece de um goleador. Artilheiro do Brasileirão no ano passado, o atacante Borges não repetiu o bom rendimento nessa temporada e foi negociado com o Cruzeiro. Com exceção ao ausente Neymar, nenhum atacante do elenco tem faro de artilheiro. Devido a isso, a diretoria trabalha na contratação de um centroavante, que pode ser Rafael Moura, do Fluminense.

Creio que os atacantes não são os maiores responsáveis pela falta de gols. A responsabilidade tem que ser dividida com o setor de criação. O meia Paulo Henrique Ganso atuava mal antes de se juntar a seleção brasileira olímpica. Seu substituto, o jovem Felipe Anderson dá sinais de que pode ser o diferencial para criação de jogadas.

domingo, 15 de julho de 2012

Pitacos do Brasileirão após o final da 9ª rodada

***Pela primeira vez nesse Campeonato Brasileiro, nenhuma equipe dividiu as atenções com outra competição. 

***No sábado, o Corinthians enfim mostrou seriedade no campeonato e bateu o Náutico, de virada, por 2 a 1, no Pacaembu. O meia Danilo fez grande partida. Anotou dois belos gols, roubou várias bolas e mostrou bom preparo físico ao longo dos 90 minutos. Com o triunfo, o Timão deixou a zona do rebaixamento.

***O líder Atlético-MG novamente foi o destaque da rodada. Perdia por 3 a 1 para o Figueirense em Florianópolis até os 14 do segundo tempo. No entanto Leonardo Silva, Bernard e Guilherme comandaram a incrível virada atleticana. Há muito tempo não via o torcedor do Galo tão feliz. Se a equipe continuar assim tem tudo para faturar o segundo título brasileiro, que não vem desde 1971.



***Nesse domingo, acompanhei o empate sem gols entre Internacional e Santos no Beira Rio. O jogo deixou a desejar. O primeiro tempo foi horroroso. O segundo melhorou um pouco com ambos buscando o gol. O fato das duas equipes não contarem com seus principais jogadores prejudicou o espetáculo. Os colorados Oscar e Leandro Damião e os santistas Rafael, PH Ganso e Neymar estão com a seleção brasileira olímpica no Rio de Janeiro.

***Pela sexta vez em nove rodadas, o Santos não balançou as redes, algo muito estranho para uma equipe que prima pelo DNA ofensivo. O que está acontecendo, Muricy Ramalho?

***Não acompanhei o clássico carioca entre Botafogo 1 x 1 Fluminense, mas pelo que ouvi o empate ficou de bom tamanho para ambos. Fred, sempre ele, abriu o placar para o Flu. Andrezinho deixou tudo igual.

***O Flamengo obteve uma importante vitória sobre o Bahia (2 a 1), em Salvador, mas foi beneficiado pela péssima arbitragem de Francisco Carlos Nascimento, que inventou um pênalti de Fabinho em Ibson. Renato Abreu converteu a cobrança e deu os três pontos ao Mengão.

***E o Cruzeiro hein! Após um bom início de campeonato, onde chegou a figurar na liderança, os mineiros vêm de três derrotas seguidas, a última delas para o Grêmio (3 a 1) em Belo Horizonte e despencaram para a 10ª colocação. O prazo de validade de Celso Roth está chegando ao fim?

***Mesmo com a ressaca da conquista da Copa do Brasil, o Palmeiras dominou o rival São Paulo na Arena Barueri. Mas o empate em 1 a 1 acabou não sendo bom para o alviverde, que caiu para a penúltima colocação. O meia palmeirense Valdivia desperdiçou cobrança de pênalti, quando o placar apontava 1 a 0 para o Tricolor. Para sua sorte, o atacante Mazinho evitou o revés nos minutos finais do Choque Rei. O goleiro são paulino Dênis foi o destaque da partida com três defesas difíceis, além de pegar o pênalti de Valdivia.

***O Vasco penou para bater o lanterna Atlético-GO em São Januário. O zagueiro Gabriel (contra) marcou o único gol da partida. Nos minutos finais o goleiro Fernando Prass evitou o empate. Com o resultado, o Gigante da Colina subiu para a segunda colocação.

***O Brasileirão terá sequência no meio de semana com os seguintes jogos: Na quarta-feira: Santos x Botafogo; Grêmio x Sport; Portuguesa x Cruzeiro; Náutico x Ponte Preta; Flamengo x Corinthians; São Paulo x Vasco; Atlético-MG x Internacional. Na quinta completam a décima  rodada: Fluminense x Bahia; Coritiba x Palmeiras e Atlético-GO x Figueirense.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Corinthians larga bem no planejamento pós-Libertadores


Tudo levava a crer que o Corinthians sofreria um desmanche em seu elenco após a final da Copa Libertadores. Relembre meu post nos primeiros dias de julho. Para alívio do torcedor alvinegro isso não deve acontecer. A única baixa significativa aconteceu na defesa. O zagueiro Leandro Castán já deixou o clube para defender a Roma.

Nessa sexta-feira, o torcedor recebeu uma grande notícia do presidente Mário Gobbi, que garantiu a permanência dos volantes Ralf e Paulinho. Mesmo assim, o segundo ainda pode rumar para o futebol italiano. O staff do meio campista está fazendo de tudo para encher os cofres com uma possível negociação.

O titular Alex tem proposta do futebol do Catar, mas ainda não houve uma decisão definitiva.

O lateral Ramón, os atacantes Gilsinho e Willian, poucos aproveitados por Tite, já acertaram a saída do clube.

O Corinthians ainda trabalha forte nos bastidores para reforçar o seu elenco visando o Mundial Interclubes, em dezembro. O meia argentino Juan Martínez e o atacante peruano Pablo Guerrero (foto), ex-Hamburgo, foram os primeiros reforços anunciados após o título da Libertadores. O meia brasileiro Nenê, atualmente no PSG-FRA, pode ser o próximo a pintar no Parque São Jorge. A diretoria ainda trabalha na contratação de um zagueiro. Réver, do Atlético-MG, é um dos cobiçados.



O Timão começou bem quanto ao planejamento para a sequência da temporada. O importante é não perder muitas peças importantes e fortalecer ainda mais o grupo. Martínez e Guerrero são bons nomes para o corintiano acreditar ainda mais na conquista do bicampeonato mundial, em dezembro, no Japão.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A força do Botafogo no Campeonato Brasileiro. E o Seedorf ainda nem estreou...


Patinho feio dos cariocas, o Botafogo dá sinais nesse início de Campeonato Brasileiro, que vai brigar pelo título, algo que não ocorreu nas últimas edições.

A equipe comandada por Oswaldo de Oliveira está acertadinha. Por enquanto ainda sem a estrela Seedorf, o Bota belisca o quarto lugar na tabela e é um dos visitantes mais indesejados. Longe dos seus domínios, venceu Coritiba, Internacional e na última quarta-feira o atual campeão da Libertadores, o Corinthians por 3 a 1, no Pacaembu com mais de 27 mil corintianos.



Contra o Timão, o Botafogo imprimiu forte marcação anulando as principais peças do adversário. A equipe não se limitou a defender e teve o predomínio das ações ofensivas. Não foi por acaso que marcou três vezes na melhor defesa do Brasil.

Gosto muito do futebol do meia Andrezinho. É um jogador com bom passe e muito perigoso quando ataca. Ele participou de dois dos três gols botafoguenses. No primeiro cruzou para Paulo André jogar contra o próprio patrimônio e no segundo deu assistência para Elkeson fechar a grande vitória.

O garoto Cidinho é outro que me chamou a atenção. Contra o Bahia, no último fim de semana, o meia marcou dois gols. Não teve o mesmo desempenho contra o Corinthians, mas não se omitiu em campo dando muito trabalho aos alvinegros paulistas com muita velocidade.

O interessante é que no último mês, o Botafogo perdeu os seus dois melhores atacantes. Herrera foi negociado com o futebol árabe e o uruguaio Loco Abreu se transferiu ao Figueirense. Nem por isso, o time de General Severiano perdeu em força ofensiva. O meia Elkeson tem jogado como centroavante e está dando conta do recado. Mesmo assim, penso que a diretoria precisa contratar um camisa 9 de respeito.

A tendência é que o Botafogo evolua ainda mais a partir da estreia do meia Seedorf, que vai dar um tempero especial no meio de campo. Estou curioso para ver o holandês em campo. O jogador consagrado já impressiona a todos nos treinamentos. Sua estreia está bem próxima..

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Quando REssurge o alviverde imponente..


A noite dessa quarta-feira marcou o ressurgimento do gigante Palmeiras. O clube quebrou um jejum de 12 anos sem títulos nacionais ao faturar com justiça e de forma invicta a Copa do Brasil em cima do Coritiba, no Couto Pereira.



Esse atual Palmeiras não encanta o torcedor. É pobre tecnicamente, mas com muita raça e dedicação atingiu o maior objetivo da temporada: levar o bicampeonato da Copa do Brasil e de quebra a classificação para a Copa Libertadores de 2013. Aponto um jogador fundamental para a conquista: o volante Marcos Assunção, dono da melhor jogada de bola parada do futebol brasileiro. Ele participou de 43% dos gols alviverdes no torneio. E ainda têm alguns torcedores que o cornetam. Dá para acreditar?

Nos últimos anos, o torcedor alviverde sofreu muito com a carência de títulos importantes. O alviverde deu vários vexames como nas quartas de final da Copa do Brasil de 2011 contra o mesmo Coritiba. Em maio daquele ano, o Verdão escreveu um dos capítulos mais tristes de sua história quase centenária. A equipe comandada por Felipão levou uma goleada de 6 a 0 para o Coxa, no Couto Pereira. O futebol é um esporte tão incrível que pouco mais de um ano do fracasso, o Palmeiras voltou ao mesmo estádio e soltou o grito de campeão.

Muita coisa ainda precisa mudar no Palmeiras, principalmente na parte política. Muitas picuinhas entre cartolas fazem um mal danado a Instituição. Espero que a paz volte a reinar no Palestra Itália, e que a diretoria trabalhe forte nos bastidores para a contratação de melhores jogadores. Com o atual elenco, dificilmente o Palmeiras brigará pelo título da Copa Libertadores em 2013. Para quem teve Alex, Edmundo, Djalminha e Evair, ficar dependendo de Valdivia, Daniel Carvalho e Betinho, é dose..

Parabéns à Sociedade Esportiva Palmeiras pelo bicampeonato da Copa do Brasil! E para orgulhar ainda mais o torcedor, o clube se isolou na liderança das maiores conquistas nacionais: oito Campeonatos Brasileiros e duas Copas do Brasil.

Chegou a hora de o Palmeiras voltar a ser grande!!


Depois de 12 anos, o palmeirense enfim poderá comemorar um título de relevância nacional no final da noite dessa quarta-feira (11 de julho). A equipe pode até perder por um gol de diferença para o Coritiba no Couto Pereira, que mesmo assim levará o bicampeonato da Copa do Brasil. O título pode até vir com uma derrota por dois gols de diferença, desde que o Verdão balance as redes. Coincidentemente o último título nacional palmeirense ocorreu em 1998 na mesma Copa do Brasil.



A decisão da Copa do Brasil de 2012 será um divisor de águas para o Palmeiras. Faturando o título, o clube paulista ameniza um pouco os problemas internos e dá uma resposta positiva ao seu torcedor carente de conquistas nos últimos anos. Caso a taça não venha, o Verdão se afundará numa profunda crise e terá muitas dificuldades para se recuperar no Campeonato Brasileiro, onde hoje ocupa a zona do rebaixamento.

O Coritiba possui um time mais organizado que o Palmeiras. Isso ficou evidente mesmo no revés na Arena Barueri. O Coxa dominou boa parte da partida, mas falhou nas conclusões ao gol e voltou para Curitiba com uma derrota por 2 a 0 na bagagem. No entanto, o Palmeiras tem mais camisa. Está mais calejado para disputar grandes decisões, sem desmerecer o Coritiba, que foi Campeão Brasileiro de 1985.

Pela ótima vantagem obtida na partida de ida, digo que o Palmeiras tem grandes chances de erguer o caneco. A equipe comandada por Felipão vai jogar por uma bola. É bom lembrar que se os palmeirenses marcarem um gol fora de casa, o Coritiba vai precisar balançar as redes quatro vezes para não amargar mais um vice-campeonato da Copa do Brasil.

Meu palpite é Coritiba 2 x 1 Palmeiras, com final feliz para os paulistas, que não contarão com seus principais jogadores: o meia Valdivia, suspenso e o atacante Barcos, que se recupera de cirurgia no apêndice.

Será que enfim o caro Felipão conquistará um título após dois anos no comando do Verdão? 

terça-feira, 10 de julho de 2012

A minha decepção com Paulo Henrique Ganso


Quando Paulo Henrique Ganso e Neymar surgiram no Santos, via o primeiro com melhores condições de brilhar no futebol. O tempo passou e quebrei a cara. Apesar de um bom início no Peixe, PH Ganso não conseguiu provar aquilo que os amantes do futebol arte esperavam. É verdade que sofreu várias lesões musculares e no joelho, que o impediram de ter uma boa sequência de partidas.



O que mais me incomoda é a sua ganância. Desde o ano passado, o meia e seu staff fazem de tudo para encher seus bolsos de dinheiro. Ganso pediu nada menos que 1 milhão de reais mensais para renovar contrato. O Santos, é claro que recusou a pedida e o jogador não deve continuar mais na Vila Belmiro. Segundo o empresário Delcir Sonda, proprietário de 55% dos direitos federativos, Ganso deve jogar no Internacional.

Enquanto Ganso mostra que não está nem aí para o clube que o projetou, seu colega Neymar mostra o profissionalismo. Mesmo sendo dono do maior salário do Brasil, o atacante cumpre à risca seus compromissos pelo Santos e nunca se esconde em campo.

O futuro de PH Ganso está em xeque. Ou ele muda o seu comportamento ou será uma eterna promessa.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ney Franco e Rafael Toloi, as novidades do São Paulo


O são paulino foi surpreendido na última quinta-feira com duas notícias. A primeira o anúncio de Ney Franco como novo treinador. A segunda, a contratação do zagueiro Rafael Toloi, ex-Goiás, com quem o Tricolor já "namorava" há algum tempo.

Ney Franco, até então coordenador técnico das categorias de base da seleção brasileira, é um dos melhores técnicos da nova geração. Sabe montar bons times e é uma pessoa íntegra. Resta saber se o presidente Juvenal Juvêncio e seus pares vão deixar Ney desenvolver seu trabalho. É bom lembrar que o cartola tem demonstrado impaciência com comandantes. Em pouco mais de três anos, o clube teve cinco treinadores demitidos: Ricardo Gomes, Sérgio Baresi, Paulo César Carpegiani, Adilson Batista e mais recentemente Emerson Leão.



Jovem promessa

Rafael Toloi surgiu no Goiás em 2008. Mostrou bom futebol e chegou a integrar a seleção brasileira sub-20. Nas últimas temporadas, o jovem de 21 anos foi cobiçado por Corinthians, Internacional e São Paulo. O Tricolor enfim acertou com o zagueiro, um sonho antigo da diretoria. Toloi era para ter vindo antes, porém o antigo treinador Emerson Leão vetou sua chegada.



Toloi tem grande potencial, mas é preciso ter muita calma. Jogar no Goiás é uma coisa e defender o São Paulo onde a pressão por títulos é constante, é totalmente diferente. Resta saber se o beque não vai sentir isso.O ex-jogador do Goiás assim que tiver regularizado será titular de uma defesa contestada. Edson Silva e Paulo Miranda, reforços trazidos no início do ano, ainda não vingaram.

fotos: Divulgação site oficial do São Paulo

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Palmeiras aproveita as poucas chances que tem e abre boa vantagem em busca do título da Copa do Brasil


O Palmeiras saiu na frente na primeira decisão da Copa do Brasil na Arena Barueri. Longe de apresentar bom futebol, o Verdão bateu o bom time do Coritiba por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença na próxima quarta-feira no Couto Pereira para ficar com a taça.



O Coritiba surpreendeu no primeiro tempo com uma postura ousada, marcando a saída de bola palmeirense. Parecia que os paranaenses atuavam no Couto Pereira devido ao número acentuado de finalizações. Júnior Urso teve a primeira chance clara de gol para o Coxa. O volante fez boa jogada e livre de marcação chutou em cima do goleiro Bruno. No minuto seguinte, uma nova chance. Dessa vez, o meia Rafinha chutou por cima do gol. Aos 20, o goleiro Bruno salvou mais uma vez o Palmeiras. Defendeu chute cruzado de Willian. 

O Palmeiras estava perdido em campo. O meio de campo não marcava e tampouco criava situações de gol. Os laterais Artur e Juninho davam muitos espaços na defesa e pouco se aventuravam no ataque. No entanto, o panorama mudou.  Já nos acréscimos, Jonas agarrou o palmeirense Betinho dentro da área e o árbitro em cima do lance marcou a penalidade. Valdivia bateu com categoria e abriu o placar para os anfitriões. Um castigo merecido aos paranaenses, que não souberam aproveitar as chances que tiveram.

O Coritiba voltou do intervalo em câmera lenta. A equipe não conseguiu criar oportunidades nos primeiros minutos. Sem dó, o Palmeiras aproveitou mais uma rara chance para ampliar o placar aos 19 minutos. Marcos Assunção bateu falta, a bola desviou na barreira e encontrou a cabeça do zagueiro Thiago Heleno, que escorou para as redes de Vanderlei. 

Claramente, o Coritiba sentiu o segundo gol. O técnico Marcelo Oliveira até fez alterações ousadas, mas nada que mudasse o placar. O Palmeiras perdeu Valdivia, expulso aos 24 minutos. O Coxa tentou diminuir, mas abusou dos chuveirinhos sob o forte esquema defensivo armado por Felipão. O atacante Maikon Leite ainda teve a chance de marcar o terceiro gol palmeirense, o que praticamente definiria o campeão em Barueri. O jogador puxou contra-ataque, driblou Vanderlei e chutou fraquinho dando tempo de recuperação ao goleiro.

Pitacos

Camisa pesa muito. Se o Coritiba tivesse a tradição do Palmeiras poderia até ter vencido o jogo. Faltou tranquilidade e principalmente experiência aos seus jogadores na hora de finalizar ao gol de Bruno.

O goleiro palmeirense Bruno foi um dos grandes nomes da partida. Evitou dois gols certos e mostrou muita segurança numa decisão de campeonato.

Destaco também a atuação do zagueiro Thiago Heleno. Após um início confuso, o beque se recuperou com boas antecipações e deixou a sua marca.

E o Valdivia hein. Quase estragou a boa atuação, algo raro em sua segunda passagem pelo Verdão, ao cometer falta em Willian Farias e ser expulso. Com isso está fora da partida decisiva.

O Coritiba precisará de muita competência e principalmente sorte para não amargar mais um vice-campeonato da Copa do Brasil.

A Arena Barueri recebeu o maior público de sua história. Mais de 28 mil torcedores pagaram ingresso para ver a final. Uma pena que o gramado não apresentou boas condições. A fraca iluminação também deixou a desejar. Espero que a administração do estádio dê um jeito nesses problemas.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fim das gozações: Corinthians, campeão da Copa Libertadores


4 de julho de 2012. Jamais os corintianos esquecerão essa data. Um dos dias mais gloriosos da história centenária do Corinthians. A equipe conseguiu o tão sonhado inédito título da Copa Libertadores, de maneira épica. Na final superou o papa títulos Boca Juniors por 2 a 0 no Pacaembu e terminou o torneio sulamericano de forma invicta. Nem o corintiano mais otimista sonhava com essa façanha antes do início da Libertadores.



A conquista sepulta de vez o bullying contra os corintianos. Até ontem, os rivais tiravam o sarro pelo fato de o Timão sempre ter como objetivo essa conquista e até então nunca ter erguido o caneco. A equipe penou bastante. Nas nove participações anteriores, o melhor resultado obtido ocorreu em 2000 (semifinal – derrota para o rival Palmeiras). O sofrimento valeu a pena. O Corinthians superou os traumas da competição e deu a volta por cima em grande estilo.

Nunca antes na história, o Corinthians esteve tão preparado para soltar o grito de campeão. Não era uma equipe com brilhos individuais, porém muito unida e comprometida. Jogadores transbordaram em raça. Deixaram milhares de gotas de suor nos gramados. O técnico Tite tem grande parcela pelo sucesso. Levou jogadores comuns a se tornarem ídolos do Timão.

Penso que o título começou a ser desenhado na partida de volta das quartas de final. O Corinthians empatava sem gols com o Vasco no Pacaembu. O vascaíno Diego Souza, livre de marcação, chutou fraco para defesa do gigante Cássio. Um gol carioca ali aos 27 minutos do segundo tempo, obrigaria o Timão a marcar dois para evitar a eliminação. Nos minutos finais, o volante Paulinho, de cabeça, fez o gol da classificação. Naquele dia, a sorte começou a ficar ao lado do Timão.

Na semifinal, pedreira pela frente: O Santos, até então a sensação do futebol sulamericano. Muitos esperavam que o futebol arte dos Meninos da Vila superaria o futebol-força corintiano. Na Vila Belmiro, o Timão obteve excelente resultado: vitória por 1 a 0, gol de Emerson Sheik. O gigante Cássio novamente deu as suas caras ao praticar três defesas sensacionais na etapa final, evitando a reação santista.

Na volta no Pacaembu, mais tensão. O Santos foi para o intervalo vencendo por 1 a 0, no Pacaembu, resultado que levaria a decisão aos pênaltis. No início do segundo tempo, Danilo, com muita categoria, arrancou o empate da classificação à inédita final.

Na decisão, nada menos do que o Boca Juniors, hexacampeão da Libertadores e com histórico de vitórias sobre os brasileiros tanto na temida La Bombonera quanto longe dos seus domínios.

No primeiro embate em La Bombonera, tudo levava a crer que o alvinegro paulista sofreria o seu primeiro revés no torneio sulamericano. O placar apontava 1 a 0 para o Boca até os 40 minutos do segundo tempo. No entanto um jovem de 21 anos deixou o banco de reservas para deixar o seu nome na história. 


Romarinho substituiu Danilo e logo em seu primeiro toque de bola na Libertadores, marcou um golaço, decretando o empate em Buenos Aires. No último minuto Viatri cabeceou na trave e no rebote Cvitanich, livre de marcação, isolou a bola, perdendo a chance de colocar o Boca novamente em vantagem. Ali tive a certeza que o Corinthians não perderia mais o título. 

Na volta no Pacaembu, o Corinthians não precisou de tanta sorte para sacramentar o título. A taça veio em noite inspirada de Emerson Sheik, autor de dois gols!

A América foi pintada de preto e branco ! Parabéns Corinthians!

90 minutos para a consagração na América


Chegou o dia tão esperado pela nação corintiana. Depois de tanto tempo de espera, o torcedor alvinegro enfim terá a chance de soltar o grito campeão da Libertadores da América. Para isso basta vencer o gigante Boca Juniors por qualquer placar na noite dessa quarta-feira no Pacaembu.



Ao longo da semana a cidade de São Paulo foi pintada de preto e branco. Milhares de corintianos foram às ruas empunhados com bandeira e vestidos com uniforme, sejam ricos ou pobres. O Timão nunca esteve tão perto dessa inédita conquista. Penso que só um desastre tira o título da equipe, mesmo sabendo que o adversário é um papa título da Libertadores, com seis conquistas em nove decisões.

Pela campanha feita até agora, digo que será uma enorme injustiça caso os corintianos não saiam do Pacaembu consagrados com o título. O Corinthians chegou à grande decisão sem perder uma partida sequer. Mostrou muita segurança, maturidade nos 13 jogos anteriores da competição. Em poucos momentos vimos afobação por parte dos jogadores corintianos, algo normal nas últimas participações.

É compreensível a euforia do corintiano com a grande possibilidade de comemorar o primeiro título da Libertadores. Mas o clima de oba-oba parece não ter contaminado os jogadores que mostraram concentração e frieza nas coletivas de imprensa nos últimos dias. Aí tem o dedo do técnico Tite, profissional muito sério e que sabe trabalhar o psicológico dos seus comandados.

Em nenhum jogo, o elenco se acomodou. Seja contra o Deportivo Táchira ou Santos, o Timão mostrou muita raça e seriedade, e com enorme justiça chegou à grande final.

Com título ou não, o Corinthians seguirá sendo maior que a Libertadores. O torcedor, principalmente o mais fanático, precisa entender isso. E que a paz reine no Pacaembu no pré e pós jogo, sem atos de vandalismo e violência. Vai Corinthians! 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Desmanche no Corinthians após a final da Copa Libertadores?


A abertura da janela de transferências internacionais começa a provocar estragos em alguns clubes brasileiros. O atual campeão brasileiro deve ser o mais atingido até o final do mês.

Embora o Corinthians ainda não confirme oficialmente, o zagueiro Leandro Castán arrumará suas malas com destino ao Roma após o final da Copa Libertadores. Os italianos vão desembolsar 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) por um contrato de quatro anos. É um valor muito baixo pelo potencial do atleta de 25 anos, que desde a temporada passada é um dos pilares do melhor sistema defensivo do Brasil. O Timão deveria brigar por mais grana.


Outra baixa dessa vez menos significativa será o atacante Willian. Especula-se que o jogador já acertou a sua transferência para o Metalist, da Ucrânia, por 5 milhões de euros (10 milhões de reais). O jogador vive altos e baixos no clube do Parque São Jorge.

O volante Paulinho é mais um que nos próximos dias deve ter sua saída selada. O futebol italiano é o provável destino.

Não é apenas o Corinthians que começa a ter perdas no elenco. Na semana passada, o Vasco anunciou a venda do ótimo volante Rômulo para o Spartak de Moscou por oito milhões de euros (R$ 20,7 milhões). O meio campista era peça chave no esquema de Cristóvão Borges e é nome certo da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres.

O Botafogo negociou o meia Maicosuel com a Udinese e o atacante Herrera com o Emirates Football Club.

Mais clubes podem perder seus principais jogadores até o final do mês de julho.

domingo, 1 de julho de 2012

Portuguesa 0 x 0 Santos: Lusa surpreende com bom futebol. Já o Peixe....


Depois de sete anos sem assistir a uma partida no simpático Canindé, voltei ao estádio nesse domingo para ver Portuguesa 0 x 0 Santos, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Confesso que sai de lá um pouco decepcionado. Esperava muito mais do Santos, que meses atrás era a grande sensação do futebol sul-americano e hoje frequenta a preocupante zona do rebaixamento sem ter vencido uma partida sequer. No entanto fiquei surpreso com o bom futebol da remontada Portuguesa comandada por Geninho. A Lusa merecia até melhor sorte, pois dominou completamente o primeiro tempo.



O santista Muricy Ramalho inovou na escalação da equipe. Um das surpresas foi a entrada do jovem Douglas na lateral-direita. O volante Adriano foi recuado para a defesa e se juntou aos zagueiros Edu Dracena e Durval na etapa inicial. O novo esquema não funcionou. Os laterais tiveram pouca iniciativa e o meio de campo era um deserto de criatividade. O meia Paulo Henrique Ganso pouco foi notado em campo. 

A Lusa com marcação compacta e ótima mobilidade no meio de campo e ataque, criou as três melhores chances melhores sempre com o volante Guilherme. A primeira encontrou o travessão de Rafael. Nas duas seguintes, o goleiro evitou o pior para os santistas. O zagueiro Rogério também teve boa chance, mas cabeceou para fora.

Irritado com o rendimento do Peixe, o técnico Muricy Ramalho voltou do intervalo com duas mudanças. Juan e Elano substituíram Léo e Douglas. A equipe teve uma leve melhora, porém seguia sem finalizar a meta defendida por Dida. Do outro lado, a Lusa sentiu o cansaço da etapa inicial e chegava pouco ao ataque. A primeira oportunidade clara do Santos só ocorreu aos 25 minutos. Durval, de cabeça, obrigou o goleiro Dida a fazer importante defesa. 

Apagado em boa parte do jogo, o atacante Neymar cresceu nos minutos finais e tentou dar a primeira vitória ao Santos no Campeonato Brasileiro. Nos acréscimos, o jogador partiu antes do meio de campo, fez fila na defesa da Portuguesa e rolou para Borges, livre de marcação, chutar muito longe, para revolta da maioria dos torcedores santistas que compareceu ao Canindé.  Foi um lance bem parecido com aquele do vascaíno Diego Souza contra o Corinthians pelas quartas de final da Copa Libertadores.

Mais pitacos

Pelo que apresentou, o empate sem gols ficou de bom tamanho para o Santos. Já a Portuguesa merecia a segunda vitória consecutiva sobre um grande clube paulista.

A Portuguesa dá sinais claros de evolução. Mostrou que tem futebol para almejar vôos mais altos no campeonato e não somente lutar contra a degola.

O goleiro Dida foi pouco exigido durante a partida, mas mesmo assim fez defesa sensacional no segundo tempo. Sua experiência é fundamental para o bom rendimento da defesa lusitana, que ainda não levou gols desde sua estreia contra o São Paulo no final de semana passado.

Os volantes Léo Silva e Guilherme e o meia Moisés foram os melhores em campo pelo lado da Portuguesa. Destaco também o bom futebol do atacante Ananias, que incomodou bastante os santistas com jogadas rápidas.

O Santos apresentou poucos destaques positivos. O goleiro Rafael evitou o pior. O zagueiro Edu Dracena teve atuação segura.

Muricy Ramalho vai ter muito trabalho para recuperar o Santos, que ainda sente os traumas da eliminação para o arquirrival Corinthians na Copa Libertadores. O time pode render muito mais. É difícil entender o que está acontecendo. Há oito jogos, os santistas não sentem o prazer da vitória. O último triunfo ocorreu contra o Vélez, no dia 25 de maio, em partida válida pelas quartas de final da Libertadores

E o Borges hein! Que fase! Várias vezes o centroavante se atrapalhou com a bola e perdeu gol incrível no final.

A última vez que estive no Canindé foi em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da série B de 2005. A Lusa perdeu para o Grêmio e praticamente deu adeus ao acesso à elite. De lá para cá, o estádio passou por algumas reformas. O gramado foi trocado e hoje apresenta boas condições. Já a iluminação é muito ruim.