segunda-feira, 30 de abril de 2012

Seja no Brinco de Ouro, Pacaembu ou Vila Belmiro, o Santos é favoritíssimo ao tricampeonato paulista contra o Guarani


Pela primeira vez na história, Santos e Guarani farão a final do Campeonato Paulista. Somente na próxima quarta-feira a Federação Paulista de Futebol divulgará os locais das duas partidas que vão acontecer nos dois domingos seguintes (6 e 13 de maio).

O Santos tem uma proposta ridícula ao Guarani: Jogar as duas partidas no Pacaembu. Tenho certeza que os bugrinos não aceitarão. O Pacaembu estaria tomado de santistas. A torcida campineira não é pequena como a do Santo André. Em 2010 o Ramalhão aceitou duas partidas da final do Pacaembu, de olho na grande renda. Se jogasse no Bruno José Daniel o dinheiro da bilheteria seria muito menor.  Já o Brinco de Ouro comporta cerca de 30 mil pessoas, o suficiente para uma decisão de campeonato. É bom lembrar que o estádio já foi palco de finais do Estadual e Campeonato Brasileiro.

O Peixe não precisa dessa ação nos bastidores. É favoritíssimo a conquistar o tricampeonato paulista, seja jogando dentro ou fora de casa. Quem tem o craque Neymar é favorito a tudo o que disputar.

O Guarani precisará de muita sorte para vencer os santistas. A diferença técnica das duas equipes é muito grande. O Bugre chegou à decisão com méritos. O competente técnico Vadão tirou leite de pedra. Montou um time competitivo mesmo tendo raros talentos. O torcedor bugrino deve ter orgulho desse time que chegou à uma decisão, ao contrário dos badalados Corinthians, São Paulo e Palmeiras, que ficaram pelo caminho.


Penso que a FPF confirmará a primeira partida para o Brinco de Ouro e a volta no Pacaembu. Por ter melhor campanha que os bugrinos, o Peixe joga por dois resultados iguais para chegar a mais um caneco.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guardiola deixará o Barcelona. Bem ele poderia dirigir a seleção brasileira...


Guardem essa data. No próximo dia 25 de maio, Pep Guardiola deixará o comando do Barcelona, após quatro temporadas gloriosas pelo clube catalão.

O treinador tomou a decisão após a eliminação na semifinal da Liga dos Campeões para o Chelsea. Ele ainda dirigirá a equipe culé até a final da Copa do Rei contra o Athletic de Bilbao.

Chegará ao fim uma das trajetórias mais sucedidas de um técnico por um clube de renome internacional. De 18 títulos possíveis, conquistou 13 (veja abaixo) e ainda pode fechar o currículo com mais uma Copa do Rei.
Guardiola revolucionou o futebol nos últimos anos com uma filosofia de futebol ofensivo e extremo domínio de posse da bola.

Esse é o momento de a CBF entrar em contato com o espanhol e fazê-lo o convite para assumir a seleção brasileira. Já não aguento mais ver treinadores retranqueiros e que não inovam nada. Chega de Dungas e Manos da vida!

Títulos de Guardiola no Barça

Duas Ligas dos Campeões da Europa (2008/09 e 2010/11),
Três Campeonatos Espanhóis (2008/09, 2009/10 e 2010/11)
Dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011)
Copa do Rei (2008/09)
Três Supercopas da Espanha (2009, 2010 e 2011)
Duas Supercopas da Europa (2009 e 2011)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Até quando a Conmebol vai ignorar tanta hostilidade de torcedores na Copa Libertadores?

Uma das coisas mais vergonhosas no futebol é a hostilidade de torcedores sulamericanos contra jogadores brasileiros na Libertadores.

Na última quarta-feira, o Santos foi até La Paz pegar o Bolivar. Não bastasse ter que suportar a absurda altitude de 3600 metros, teve que se proteger de objetos atirados pela torcida adversária. O craque santista Neymar por pouco não sofreu algo mais grave. Até o repórter da TV Globo, Abel Neto, foi atingido por uma garrafa.



No mês passado, o Corinthians também sofreu no exterior. No final do jogo contra o Cruz Azul (que terminou sem gols), na cidade do México, os torcedores locais arremessaram dezenas de objetos em direção aos corintianos.

O que me deixa chateado é que a Conmebol não toma nenhuma atitude contra isso. Há também falta de união dos clubes brasileiros. Por exemplo: Corinthians, Fluminense, Inter e Corinthians tinham que se unir e pedir alguma providência a entidade que coordena o futebol na América do Sul.

A melhor punição seria a exclusão do time desses vândalos da Copa Libertadores. Por isso que a Libertadores não atrai tanta atenção da mídia europeia.

Nos últimos dias tivemos exemplos de civilidade nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Torcedores de Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique e Chelsea deram show. 

Espero que na próxima semana, o Santos atropele esse timinho do Bolivar!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Heroico, Chelsea segura o Barcelona com um a menos e chega à final inédita da Liga dos Campeões



O Chelsea fez história na noite dessa terça-feira no estádio Camp Nou. Com um atleta a menos em boa parte da partida, já que o zagueiro Terry foi expulso no primeiro tempo, os ingleses saíram de uma derrota por 2 a 0 para o poderoso Barcelona, buscaram o empate na etapa final e conquistaram uma vaga inédita na final da Liga dos Campeões da Europa.

Como o primeiro jogo em Londres terminou 1 a 0 para os azuis, o Barça precisava de uma vitória por 2 ou mais gols de diferença para chegar à mais uma final da Liga dos Campeões. Tudo levava a crer que conseguiria isso até com uma certa tranquilidade.

Desde os primeiros minutos de jogo, os catalães abusaram de sua famosa posse de bola e chegada com perigo ao gol adversário. Com apenas dois minutos, Messi fez tabela com Aléxis Sanchez e chutou pela rede do lado de fora.  Pouco tempo depois, o argentino obrigou Peter Cech a fazer grande defesa. Todo retraído na defesa, o Chelsea pouco atacou. A primeira finalização ocorreu aos 22 minutos. O atacante Drogba arriscou de fora da área e a bola subiu muito. Dois minutos mais tarde, o camaronês ganhou a corrida com Piqué, e sem ângulo bateu pela rede do lado de fora.

Melhor no jogo, o Barcelona foi premiado com o gol aos 35 minutos. Após bela troca de passes entre Daniel Alves e Cuenca, o volante Busquets empurrou para as redes de Cech. No minuto seguinte, o zagueiro inglês Terry deu uma leve joelhada em Sanchez e foi expulso pelo árbitro. Com mais espaço em campo, o Barça logo chegou ao segundo gol. Messi fez boa jogada e rolou para Iniesta ampliar.
Assim como no primeiro jogo, o Chelsea resolveu aprontar nos acréscimos da etapa inicial. Lampard lançou o brasileiro Ramires (foto), que encobriu o goleiro Valdés. Um golaço! O placar de 2 a 1 dava a classificação aos visitantes.

No segundo tempo, o panorama continuou o mesmo, ou seja, os catalães com domínio da posse de bola e agredindo o adversário. Com dois minutos, o Barça teve a chance de ampliar, mas o melhor do mundo, Messi desperdiçou pênalti. Os catalães seguiram na luta pelo gol da classificação. No entanto pararam no forte bloqueio inglês. O atacante Drogba atuava mais como um defensor e mesmo assim quase marcou um gol antológico do meio de campo. Valente e mesmo com um homem a menos, a equipe inglesa impediu que o Barcelona trocasse passes em seu campo de defesa. Não era dia de Messi.  Aos 37 minutos, o argentino chutou de canhota e a bola bateu na trave, após leve desvio de Cech.

O Chelsea liquidou a fatura nos minutos finais. Em rápido contra-ataque, Bosingwa lançou Torres, que livre de marcação, driblou Valdés e empurrou para as redes. Empate heroico, que calou o Camp Nou. Agora os ingleses aguardam o vencedor entre Real Madrid e Bayern de Munique, que se enfrentam nessa quarta-feira, no Santiago Bernabéu. No primeiro jogo, em Munique, houve vitória alemã por 2 a 1.

crédito foto: Associated Press

Pitacos

O Chelsea só confirmou aquele velho clichê de que no futebol nem sempre o melhor vence. Atuando de forma defensiva nos dois jogos da decisão e com ciência que era inferior tecnicamente, obteve uma vitória e um empate.  Os ingleses tiveram apenas três chances claras em 180 minutos da decisão. E guardaram as três (Drogba, Ramires e Fernando Torres). Mais eficiência do que isso, impossível!!

O Barça perdeu gols como nunca nos dois jogos. Se tivesse a pontaria mais calibrada e não contasse com duas exibições fantásticas de Peter Cech, certamente teria melhor sorte.

Fiquei decepcionado com o fraco futebol de Messi, principalmente no Camp Nou. Além de perder um pênalti, mostrou nervosismo, algo raro em sua carreira. Errou muitos passes e apelou a várias faltas, recebendo um justo cartão amarelo. Mas nada disso manchará sua brilhante carreira. Os gênios também erram. Foi assim com o craque brasileiro Zico na Copa do Mundo de 1986.

O Barça, enfim foi derrotado em mata-mata, algo que há muito tempo não acontecia, mas mesmo assim continua sendo o maior time que vi na minha vida.

Não dá para entender o comportamento de alguns brasileiros ignorantes nas redes sociais ao dizerem que o Barça não vale nada, que não é tudo isso, entre outras tantas asneiras. Isso me parece um pouco de inveja.

Outro ponto que não entendo é o excesso de torcida contra o fracasso do Barça. Se defendemos tanto o futebol arte, porque torcemos contra o Barcelona, o time que melhor apresentou essa filosofia nos últimos anos?

Não creio que essa eliminação, significará o fim desse atual Barça, comandado pelo competente técnico Guardiola.

O Chelsea praticou um futebol, que não me agrada, mas com muita garra e sorte, chegou à decisão. Está com jeitão de campeão, mesmo tendo inúmeros desfalques para a única partida da final.

E como joga o Drogba! Corre o tempo todo e sabe usar a catimba para irritar os adversários.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Erros de planejamento deixarão o Flamengo quase um mês longe dos gramados


O Flamengo é a grande decepção dos clubes brasileiros nesse início de temporada.  O rubro negro não fez um bom planejamento, demorou a contratar reforços,  demitiu treinador após vitória e classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores, entre outros erros.


A equipe pagou um alto preço por isso e foi a única brasileira eliminada na fase de grupos da Copa Libertadores.


No ultimo final de semana, o Mengão perdeu o clássico para o Vasco e também deu adeus ao Campeonato Carioca. Dessa forma, ficará praticamente um mês afastado dos gramados. O reencontro com a bola em jogos oficiais está marcado para a rodada inaugural do Campeonato Brasileiro, no dia 22 de maio, contra o Sport, na Ilha do Retiro.


Até lá o clube precisa reavaliar o planejamento, não repetir erros para evitar um novo no final do ano. O torcedor flamenguista não merece esse sofrimento!



Uma pergunta que não quer calar: O que Ronaldinho Gaúcho fará nesse período? O leitor mais sensato deve saber…


Crédito foto: Vipcomm









domingo, 22 de abril de 2012

Ponte Preta domina o Corinthians e aproveita falhas grotescas de Júlio César para chegar à semifinal do Paulistão


Zebra nas quartas de final do Campeonato Paulista. A valente Ponte Preta ignorou a pressão de mais de 24 mil corintianos no Pacaembu , voltou para Campinas com uma grande vitória por 3 a 2 sobre o Corinthians , e de quebra a classificação para a semifinal, onde pegará o arquirrival Guarani, no Brinco de Ouro.


Ao contrário de partidas anteriores no estádio, o Corinthians começou a partida com muita cautela, tocando a bola em seu campo de defesa. A Ponte Preta também teve seus méritos. Imprimiu forte marcação pelos lados e meio de campo. Os laterais Edenilson e Fábio Santos pouco chegaram à linha de fundo. O meia Danilo também teve dificuldades em criar jogadas com o bloqueio pontepretano.

Logo aos 12 minutos, a Ponte começou a construir a vitória. Willian Magrão bateu falta de longe, e Júlio César aceitou. O Timão sentiu demais o golpe. Na ânsia de chegar ao empate, cedeu muitos contra-ataques. Num deles, a Ponte quase ampliou com o volante João Paulo. Pouco tempo depois, o lateral Uendel cruzou da esquerda e o oportunista atacante Roger empurrou para as redes. Nos minutos finais do primeiro tempo, a Ponte quase chegou ao terceiro gol. Júlio César defendeu cabeçada de Roger.

Com a desvantagem no placar, o técnico Tite fez duas substituições já no intervalo. Trocou Danilo e Jorge Henrique por Douglas e Alex. Os anfitriões tiveram uma ligeira melhora, mas demoraram a criar chances de perigo. Enquanto isso, a Macaca voltava a assustar com contragolpes puxados pelo ala Cicinho. Tite fez mais uma substituição. Ousado, ele trocou o zagueiro Marquinhos pelo atacante Willian, que entrou muito bem e diminuiu o placar para o Timão. Aos 29 minutos, ele recebeu assistência de Paulinho e chutou cruzado sem chances de defesa para Bruno Fuso. Os pontepretanos ficaram furiosos, pois o meia Renato Cajá já estava há um bom tempo caído próximo a entrada da área. Houve falta de fair play dos corintianos. O técnico Gilson Kleina reclamou tanto e foi expulso pelo árbitro Rodrigo Braghetto.

Os alvinegros cresceram no jogo. Quando o empate começava a se concretizar, Júlio César novamente voltou a roubar a cena. O arqueiro bateu mal tiro de meta, a bola explodiu nas costas de Leandro Castan e sobrou para Renato Cajá rolar para Rodrigo Pimpão fazer o terceiro gol da Ponte aos 44 minutos. O Corinthians diminuiu na sequência com um golaço de Alex, porém não conseguiu evitar a eliminação para a Ponte.

Pitacos

A Ponte Preta jogou como nunca. Mesmo inferior tecnicamente ao adversário dominou a maior parte da partida. Não deixou o Corinthians jogar e chegou ao ataque com muita eficiência. O grande destaque foi o lateral Cicinho, que roubou inúmeras bolas e explorou muitos contragolpes.

Gilson Kleina armou muito bem sua equipe, mesmo tendo inúmeros desfalques no setor defensivo, como os zagueiros Wescley e Diego Saccoman.

O Corinthians talvez tenha feito a sua pior partida da temporada, logo em decisão. Nada deu certo. Os jogadores mostraram preguiça no início do jogo e quando acordaram a vaca já tinha ido para o brejo.

Júlio César, assim como na final do Campeonato Paulista passado, voltou a ser o vilão. Impressionante. Por que o arqueiro sempre falha em jogos decisivos? Júlio não é mau goleiro, porém deve sofrer algum mal psicológico em decisões. Ele também precisa ter mais humildade diante as câmeras e reconhecer seus erros.

Com a eliminação precoce no Estadual, o Corinthians ficará cerca de dez dias sem atuar. A próxima partida está marcada apenas para o dia 2 de maio contra o Emelec, em Guayaquil, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Até lá Tite terá a missão de recuperar o psicológico de seus jogadores, principalmente de Júlio César.


Como são as coisas. O Corinthians terminou a primeira fase do campeonato 18 pontos a frente da Ponte Preta e foi eliminado em jogo único das quartas de final pela Macaca.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O caminho dos brasileiros nas oitavas de final da Copa Libertadores


Fluminense x Inter

É o jogo mais esperado das oitavas de final. O Flu, que se classificou com a melhor campanha entre os 32 participantes da fase de grupo, pegará o Internacional, o pior segundo colocado. Antes de a competição começar, os dois eram apontados como favoritos ao título. No entanto, um dará adeus a competição. Será um duelo muito complicado. O Inter possui peças interessantes, mas que ainda não engranaram. O time sofreu para se classificar num grupo tranquilo. Perder para o péssimo e eliminado Juan Aurich na última rodada é inadmissível. Pela tradição o Inter deve crescer no mata-mata. Mesmo assim, se tivesse que apostar no classificado seria o Fluminense. Partida de ida acontece no Beira Rio. A volta está marcada para o Engenhão. Curiosidade: Em 2010, o Corinthians teve a melhor campanha na fase de grupos e foi eliminado nas oitavas de final pelo Flamengo. Novamente um clube brasileiro aprontará contra o líder geral da fase de grupos?

Corinthians x Emelec 

O Corinthians sobrou na fase de grupos e fez a segunda melhor campanha da competição. Mostrou um time consistente e é muito difícil de ser batido . O que pode pesar contra é o histórico negativo nessa fase da competição. A equipe sofreu três eliminações seguidas nas oitavas de final - 2 vezes para o River Plate (2003 e 2006) e uma para o Flamengo (2010). Jogadores vão precisar de muito sangue frio contra o Emelec, um time inferior tecnicamente, mas que se classificou heroicamente para as oitavas vencendo Flamengo e Olimpia, ambas vezes de virada. O Timão é favorito, mas não terá moleza. O primeiro jogo acontece em Guayaquil, no Equador e a volta é no Pacaembu.

Santos x Bolivar

É o brasileiro com maiores probabilidades de avançar às quartas de final. Pega o Bolivar, o primeiro clube boliviano a chegar a uma fase de mata-mata da Libertadores. Os adversários são fracos tecnicamente e mostram muita força apenas quando atuam na altitude absurda de La Paz. Na fase de grupos, o Peixe foi a cidade boliviana e perdeu de virada para o The Strongest. Ganso, Neymar e cia devem deitar e rolar sobre o Bolivar. Primeira partida vai ocorrer em La Paz. A volta será no Pacaembu. Aqui, dá Santos!


Lanús x Vasco 

O Vasco não vai ter moleza. O Lanús não é um primor tecnicamente, mas os vascaínos vão precisar de muito equilíbrio para não cair na conhecida catimba dos argentinos. Pelo que vi na última rodada da fase de grupos, o Lanús não deve assustar tanto. A equipe se comportou de maneira apática e perdeu para o eliminado Flamengo (3 a 0). Por ter feito melhor campanha, os hermanos decidirão a vaga às quartas de final dentro de casa. Portanto é bom o Gigante da Colina obter um bom resultado em São Januário para chegar à Argentina com mais tranquilidade. Aposto na classificação vascaína!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sem dó, Corinthians atropela o péssimo Deportivo Tachira no Pacaembu e já pensa nas oitavas da Libertadores


Há muito tempo o torcedor corintiano não via seu time aplicar uma sonora goleada. Na noite dessa quarta-feira, então matou a saudade com um elástico 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira, no Pacaembu, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Assim, a equipe comandada por Tite assegurou a liderança do grupo 6, tendo muitas chances de terminar com a segunda melhor campanha entre os 32 clubes participantes e pegar um adversário teoricamente menos complicado nas oitavas de final.

Desde os primeiros minutos de jogo já dava para perceber que o Timão venceria os venezuelanos com facilidade. A equipe de Tite marcava a saída de bola adversária e chegava com muito perigo à meta defendida por Rivas. O primeiro gol não demorou a sair. Aos 17 minutos, Emerson Sheik cobrou falta da esquerda e o meia Danilo, de cabeça, abriu o placar. Após linda troca de passes com Liedson, o volante Paulinho ampliou aos 26 minutos. Para facilitar mais as coisas para o Timão, o zagueiro Rouga foi expulso logo depois de cometer falta violenta em Danilo.



O Timão voltou para o segundo tempo com muita superioridade na posse de bola, porém demorou a finalizar ao gol. O time claramente se poupava até para evitar lesões em seus atletas. O Deportivo Táchira abusava das jogadas violentas. Aos 26 minutos, os anfitriões voltaram a acelerar as jogadas.  Jorge Henrique bateu cruzado e fez 3 a 0. Estava tão fácil, mas tão fácil que a equipe fez mais três gols antes do apito final. O volante Paulinho rolou para Emerson Skeik deixar a sua marca. Logo depois, o atacante Liedson foi às redes. O centroavante bateu mal pênalti, o goleiro defendeu e no rebote o Levezinho não perdoou. Douglas, de pênalti, fechou a goleada.


Pitacos

Não dá para tirar muitas conclusões a respeito da goleada corintiana, pois o adversário dessa quarta feira foi péssimo, sendo incapaz de criar uma única jogada de perigo. O goleiro Júlio César foi mero espectador da partida. Nem sujou o seu uniforme. Pelo placar elástico, já dá para imaginar o desempenho da defesa venezuelana, ou seja horrível!

Sem chances de surpreender o adversário, os atletas do Táchira apelaram a muitas faltas violentas. Pareciam estar lutando MMA.

Se os venezuelanos disputassem a elite do Campeonato Paulista, provavelmente cairiam para a série A-2
Não teria sido nenhum exagero se o Corinthians tivesse goleado por 10 a 0. O Timão desperdiçou um caminhão de gols, principalmente com Liedson. Aliás o veterano fez o gol, mas permanece em má fase. Sensibilizados com o seu esforço para desencantar na Libertadores, os mais de 27 mil corintianos presentes no Pacaembu pediram para que ele batesse o pênalti. Quando marcou após o rebote teve o seu nome aclamado pela torcida e foi abraçado por todos os companheiros.

Emerson Sheik foi o grande nome da goleada. Com muita raça, infernizou os venezuelanos com seus dribles e ainda marcou um belo gol.

A partir da próxima semana, o bicho vai pegar para o Timão. A equipe inicia o mata-mata contra um adversário a ser definido, que pode ser Emelec, Bolivar ou Internacional. A decisão sairá no final da noite dessa quinta-feira. Qualquer deslize nas oitavas pode ser fatal. Jogadores precisam de muita concentração e principalmente sangue frio.

Com retranca e eficiência no ataque, Chelsea supera o poderoso Barcelona em Londres

E caiu o último invicto da Liga dos Campeões da Europa. A sensação mundial Barcelona sofreu derrota para o Chelsea (1 a 0), na partida de ida da semifinal, em Londres, e precisará de uma vitória por dois ou mais gols de diferença semana que vem no Camp Nou para não amargar a eliminação no principal torneio europeu.

Mesmo atuando fora de casa, o Barça dominou a partida, porém sofreu com a pontaria descalibrada de seus jogadores e com a grande atuação do goleiro adversário, Peter Cech. Os Blues chamaram a atenção pela eficiência. Na única chance clara da partida, marcaram o gol da vitória.

A equipe catalã chegou a ter 83% de posse de bola nos primeiros cinco minutos de jogo. Aléxis Sanchez perdeu chance clara para abrir o placar para o Barça. O atacante recebeu lindo passe de Iniesta e carimbou a bola no travessão. Ainda no primeiro tempo, Fábregas obrigou Cech a fazer duas importantes defesas. Só dava Barça, que parecia estar atuando no Camp Nou. Aos 43 minutos, Fábregas, livre de marcação, conseguiu superar Cech, mas Cole salvou a bola em cima da linha. O castigo veio nos acréscimos. Messi, quem diria, perdeu bola para Lampard, que iniciou o contra-ataque. O meio campista acionou o brasileiro Ramires, que rolou para o atacante Drogba fuzilar para as redes de Valdés.

O segundo tempo seguiu o mesmo panorama da etapa inicial. O Barça atacando e o Chelsea se defendendo com muita valentia. O goleiro Cech novamente brilhou com defesa espetacular em leve desvio do zagueiro Puyol, após cobrança de falta de Messi. A chance de empate mais clara ocorreu nos acréscimos. O atacante Pedro Rodriguez carimbou bola na trave, e no rebote o volante Busquets finalizou muito longe do gol.

Pitacos

O Chelsea é inferior ao Barcelona. Isso é indiscutível. Sabendo disso, o técnico Roberto Di Matteo armou um ferrolho para segurar o melhor time do mundo no Stamford Bridge, e obteve êxito. O Chelsea irá para a Espanha semana que vem podendo empatar ou perder por um gol de diferença desde que balance as redes adversárias, para chegar à inédita vaga na final da Liga dos Campeões.

Substituto do zagueiro brasileiro David Luiz, lesionado, o inglês Cahill teve atuação segura.

O brasileiro Ramires foi o motorzinho da equipe inglesa. Correu, marcou muito bem e foi dele a assistência para o gol da vitória.

O goleiro Cech foi o craque da partida. Evitou pelo menos três gols certos do Barcelona.

O atacante Drogba também merece elogios. Fez o gol em sua única oportunidade e usou a catimba para enervar os catalães.

O Barcelona viveu uma má jornada, algo raro nos últimos anos. O time criou muitas chances, mas abusou do direito em perder gols. O curioso é que nos últimos dois jogos fora de casa pela Liga dos Campeões, o grupo comandado por Guardiola não marcou nenhum gol.

O craque Messi teve atuação apagada. Chamou a responsabilidade, mas não teve êxito na chegada à meta adversária. E o pior, perdeu a bola, que originou o gol do Chelsea.

Continuo apostando na classificação do Barça à grande decisão da Liga dos Campeões. Possui mais jogadores diferenciados que o Chelsea. No entanto não pode repetir os erros de Londres. 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Bayern em vantagem por vaga na final da Liga dos Campeões


A linda Alianz Arena de Munique foi palco de um grande jogo pela semifinal da Liga dos Campeões na noite dessa terça-feira. Mandante da partida, o Bayern de Munique venceu o Real Madrid por 2 a 1, com gol nos minutos finais. Com o resultado, a equipe alemã joga pelo empate semana que vem no Santiago Bernabéu para chegar à grande decisão.

Com bom toque de bola, o Bayern começou a partida no ataque, mas quem criou a melhor chance foi o Real Madrid. Benzema arriscou chute de fora da área e o ótimo goleiro Neuer fez defesa espetacular. A resposta alemã veio de melhor forma possível. Aos 16 minutos, o meia-atacante Ribéry aproveitou bate e rebate dentro da area e abriu o placar em Munique. O Real, sem sucesso, tentou o empate ainda no primeiro tempo em cobranças de falta de Cristiano Ronaldo.

Os merengues voltaram para a etapa final com maior volúpia ofensiva, apostando na velocidade de Benzema e Cristiano Ronaldo. Esse último, aos oito minutos rolou para Ozil, livre de marcação, deixar tudo igual. O Bayern sentiu o gol e por pouco não levou a virada.

O panorama mudou com a entrada de Muller na vaga do apagado Schweinsteiger. Os alemães voltaram a mandar na partida. Aos 41 minutos, os anfitriões foram prejudicados pelo árbitro Howard Webb, que ignorou pênalti de Sergio Ramos em Mario Gomez. Dois minutos depois, Lahm passou por Coentrão, rolou para Gomez empurrar para as redes de Casillas e fazer justiça a partida.



Pitacos

Esperava mais do Real Madrid, que vinha de ótimas exibições no Campeonato Espanhol e em fases anteriores da Liga dos Campeões. O time recuou inexplicavalmente após buscar o empate. O castigo veio nos minutos finais com o gol de Mario Gomez.

Embora tenha participado do gol madrileño, o astro Cristiano Ronaldo teve atuação apenas razoável. Perdeu gol feito quando o placar apontava 1 a 0 para os alemães. Para sua sorte, Ozil, no lance seguinte, não deu bobeira e empatou a partida.

A defesa do Real continua a provocar calafrios em sua torcida em jogos decisivos. O lateral Fábio Coentrão, que substituiu o brasileiro Marcelo, deixou muitos espaços para o Bayern atacar. O zagueiro Pepe é muito fraco. Chega atrasado na maioria das divididas.


O Bayern mostrou um futebol bem organizado. É um time que busca o ataque a todo o momento. Gostei da atuação do volante brasileiro Luiz Gustavo, que teve bons desarmes e chegou com qualidade na frente. Mas o grande destaque foi sem dúvida o francês Ribéry. Além de abrir a contagem, deixou os madrileños com os cabelos em pé com sua raça e velocidade em direção ao gol.

domingo, 15 de abril de 2012

Ufa!! Agora o Paulistinha começará de verdade com as quartas de final!


Chegou ao fim uma das primeiras fases mais chatas da história do Campeonato Paulista. No próximo final de semana (Ufa!!), o Estadual começa para valer com as quartas de final.

Ao longo da fase inicial tivemos poucas surpresas. Os grandes paulistas classificaram sem sustos. Guarani e Ponte Preta, os times mais tradicionais do interior, também carimbaram passaporte para a próxima fase.

A grande surpresa (negativa) foi  o rebaixamento da Portuguesa à série A-2, algo inacreditável se levarmos em conta a campanha sensacional da Lusa na série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. Não dá para justificar o descenso, pois o nível do Paulistinha é muito fraco. Talvez faltou humildade ao clube após as saídas do zagueiro Mateus e dos meias Marco Antônio e Edno. Chegaram poucos reforços de qualidade ao Canindé.

Guaratinguetá, Catanduvense e Comercial retornaram à série A-2 após passagem meteórica pela elite.

No próximo final de semana teremos os jogos decisivos das quartas de final. Quem perder estará fora. Empate leva a decisão às penalidades.

O Corinthians, dono da melhor campanha, recebe a Ponte Preta, em data e local a ser confirmado pela Federação Paulista de Futebol. O Timão é favorito e deve contar com força máxima. Nas últimas rodadas do Paulistinha, o técnico Tite usou reservas, poupando seus titulares para os jogos mais importantes da Copa Libertadores.

O vice-líder São Paulo mede forças contra o Bragantino, em casa. O Tricolor é favorito, mas não deve encontrar facilidade. O Braga é um time chato, que marca forte e na maioria das vezes abusa da violência.


O Santos é o grande paulista com a maior chance de passar para a semifinal. Dono do melhor futebol do país pega o Mogi Mirim, na Vila Belmiro. Na primeira fase o Sapão aprontou contra os reservas santistas. Agora o Peixe com força máxima dificilmente dará mole. Os craques Ganso e Neymar vivem fase espetacular.


O Guarani, melhor equipe do interior, recebe o Palmeiras, em casa. Por incrível que pareça, o Bugre entra em campo com maiores possibilidades de chegar à semifinal, pois o Verdão vive o seu pior momento na temporada e vêm de apenas uma vitória, um empate e três derrotas. Pasmem! No último domingo, o Palmeiras com dois homens a mais no segundo tempo, foi incapaz de derrotar o lanterna e rebaixado Comercial, no Pacaembu. Algo estranho acontece pelos lados do Palestra Itália. O técnico Felipão ainda não detectou o problema.

Minhas apostas para chegar à semifinal: Corinthians x Guarani e São Paulo x Santos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Uma goleada que não serviu para nada


O Flamengo precisava de um milagre para avançar às oitavas de final da Copa Libertadores. Além de vencer o Lanús no Engenhão, precisava torcer por um empate no duelo entre Olimpia x Emelec, em Assunção. Só com essa combinação evitaria a queda precoce no torneio sulamericano.

Com bom futebol, o Mengão fez sua parte. Goleou o apático líder do grupo 2 (3 a 0), que já estava classificado com uma rodada de antecedência.

Com muita raça, algo que não foi visto nos últimos jogos, o rubro negro construiu a vitória ainda no primeiro tempo. O zagueiro Wellinton, de cabeça e o atacante Deivid, após boa jogada de Ronaldinho Gaúcho, marcaram os gols da etapa inicial.  Logo aos 4 minutos do segundo tempo, o jovem Luiz Antônio fechou a contagem.

Com o apito final, os flamenguistas só pensavam no jogo de Assunção, que ainda tinha bola rolando. O Olimpia havia acabado de empatar em 2 a 2, resultado que daria a classificação épica ao clube carioca. No entanto, o Emelec fez o gol da vitória aos 47 minutos da etapa final, para tristeza da massa rubro negra. Um castigo mais do que merecido.


A eliminação do Flamengo começou a ser construída na 3ª rodada, quando inacreditavelmente sofreu o empate nos minutos finais da partida contra o Olimpia após estar vencendo por 3 a 0. No jogo de volta, derrota para o Olimpia, em Assunção. Na semana seguinte, novo revés, dessa vez para o Emelec, no Equador.

Não há um único culpado por mais um fracasso na Libertadores, porém não dá para negar que principalmente a grande estrela Ronaldinho Gaúcho ficou devendo futebol. Custo benefício baixíssimo. Ganha muito, faz pouco e abusa das noitadas. A direção rubro negra também tem uma parcela de culpa pelo vexame. A presidente Patricia Amorim cometeu muitos equívocos como dar superpoderes a R10. Não pegou bem a demissão de Vanderlei Luxemburgo após a classificação para a fase de grupos do torneio sulamericano. Faltou transparência. A direção também demorou a reforçar o elenco. Como disse em post da semana passada, Patricia está mais perdida do que cega em tiroteio.


O ano não acabou para o Flamengo. Temos pelo menos oito meses até o final da temporada. Até lá a equipe disputará a fase final do Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro. O time precisa se reerguer e dar a volta por cima como o Corinthians, que em 2011 teve o trauma da eliminação ainda na pré Libertadores, mas mesmo assim se reestruturou na sequência da temporada ,e em dezembro comemorou o pentacampeonato brasileiro.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vitória tranquila e classificação antecipada do Timão às oitavas da Libertadores


O Corinthians entrou em campo no estádio 3 de Febrero em Ciudad del Este precisando apenas de um empate diante do Nacional-PAR para carimbar o passaporte para as oitavas de final da Copa Libertadores com uma rodada de antecedência. O Timão foi além, mesmo sem se esforçar tanto conseguiu a vitória por 3 a 1 e a classificação tranquila para a próxima fase do torneio sulamericano.



Motivado pela presença maciça de seus torcedores no estádio (cerca de 16 mil pagantes) , os alvinegros começaram no ataque, abusando dos chutes de longa distância, já que o goleiro Don não inspirava confiança. Aos poucos o Nacional equilibrava a partida. Orué obrigou Júlio César a praticar grande defesa aos 11 minutos. Ao longo do primeiro tempo, os paraguaios abusaram de faltas violentas. Jorge Henrique foi o mais caçado. Aos 29 minutos, o atacante deu a resposta. Ele recebeu bom passe de Danilo e da entrada da área chutou cruzado para abrir o placar para o Timão. Achei falha do goleiro Don, que pulou atrasado. O Nacional quase empatou em cobrança de falta de Miranda. A bola explodiu no travessão do adiantado goleiro Júlio César.

O Timão voltou com tudo na etapa final. O segundo gol não demorou a sair. Aos 6 minutos, Edenílson fez grande jogada individual e passou por três marcadores. O esperto Emerson Sheik entrou na sua frente, driblou o goleiro e mandou para o fundo do gol. A partir daí, com a vitória garantida, os corintianos relaxaram e o Nacional cresceu no jogo.  Mazacotte bateu forte cruzado e Júlio César fez boa defesa. Os paraguaios diminuíram aos 23 minutos com o atacante Peralta, que havia acabado de entrar. A resposta corintiana veio três minutos depois com Elton, que com total liberdade, estufou as redes de Don, marcando o terceiro gol da vitória. Nos minutos finais, o time comandado por Tite tocou a bola no meio de campo só esperando o apito final do juiz argentino Patricio Louscau.

Na próxima quarta-feira, o Corinthians encerra a sua participação na fase de grupos da Libertadores diante do Deportivo Táchira, no Pacaembu. Um empate garante a liderança ao Timão no grupo 6. O já eliminado Nacional apenas cumpre tabela diante do Cruz Azul, no México.

Pitacos da atuação corintiana

O lateral Edenilson novamente foi um dos destaques do Timão com ótimas subidas ao ataque. Numa delas fez grande jogada para Emerson Sheik marcar o gol.

O meia Danilo dessa vez não balançou as redes. No entanto deu a assistência para Jorge Henrique marcar e iniciou a jogada do segundo gol.

O atacante Jorge Henrique além de abrir a vitória, infernizou os paraguaios com bons dribles. Seu companheiro Emerson Sheik fazia fraca exibição até balançar as redes.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Felipão de volta a seleção brasileira não seria uma boa


Segundo o site UOL, o presidente da CBF, José Maria Marin, já declarou a amigos que integram o Conselho de diferentes clubes paulistas, que Luiz Felipe Scolari, é o seu favorito para substituir o técnico Mano Menezes em caso de fracasso nos Jogos Olímpicos de Londres em julho desse ano.


É evidente que Mano não realiza um bom trabalho a frente da seleção brasileira, porém trocá-lo por Felipão em nada adiantará. Há um bom tempo, o pentacampeão mundial de 2002 pelo Brasil não realiza um bom trabalho. Talvez o último grande feito do treinador tenha acontecido em 2004, quando levou Portugal a final da Eurocopa. Depois disso teve fraca passagem pelo Chelsea.

Em 2009, o badalado treinador conduziu o Bunyodikor à conquista do “forte” Campeonato do Uzbequistão. No ano seguinte retornou ao Brasil para dirigir pela segunda vez na carreira o Palmeiras. 

Felipão não é nem sombra daquele treinador vitorioso do final da década de 90. Alguns palmeirenses mais exaltados pedem pela sua saída. Desde a sua chegada, a equipe acumulou alguns vexames e foi incapaz de brigar por títulos. Hoje Felipão é um técnico com ideias ultrapassadas e tem montado o Verdão de forma muito cautelosa. Por exemplo: contra o modesto Horizonte, pela Copa do Brasil, botou em campo uma formação recheada de volantes e apenas um atacante. Para sua sorte, a equipe garantiu a classificação para as oitavas de final de forma antecipada.


O Brasil vive uma entressafra de bons treinadores. Poucos inovam sua filosofia de trabalho. Se caso Mano fracassar, defendo a contratação de um técnico estrangeiro como o espanhol Pep Guardiola e o argentino Marcelo Bielsa. Ambos têm o perfil desejado para dirigir nossa seleção brasileira. Priorizam o jogo bonito em vez do futebol pragmático. 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Flamengo está perto de mais um vexame e a culpa não é do Joel!


O Flamengo está muito perto da eliminação ainda na primeira fase da Copa Libertadores. A equipe perdeu de virada para o Emelec, no Equador e precisa de um milagre para sobreviver na competição. Além de vencer o líder Lanús no Engenhão na última rodada, precisará torcer para que na partida entre Olimpia e Emelec não haja vencedor.

A maior parte dos torcedores flamenguistas está descrente na classificação e já começa eleger os vilões pelo fracasso eminente. O principal deles é o técnico Joel Santana, o que é injusto, já que assumiu o time na fogueira após a demissão de Vanderlei Luxemburgo no início de fevereiro. A hashtag #forajoel foi a mais citada no twitter aqui no Brasil.

O buraco é mais embaixo. Vejo a diretoria flamenguista como a maior responsável pelo mau momento do clube. Quebrei a cara com a presidente Patricia Amorim. Imaginava que faria uma boa gestão. O início foi promissor, porém hoje a cartola está mais perdida do que cego em tiroteio.

A grande estrela do time, Ronaldinho Gaúcho, também merece muitas críticas. O “craque” até o momento não justificou o grande investimento feito pelo Mengão no final de 2010. Ele tem fugido da raia nos momentos decisivos e se preocupa mais com a vida noturna do que com o seu futebol. Uma pena!


Nas próximas semanas deve ser oficializada a contratação do atacante Adriano, um ex-jogador em atividade. O Imperador é o craque da polêmica. Pelo visto, a Gávea terá dias mais turbulentos. Tenho dó dos torcedores flamenguistas que não merecem esse sofrimento!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Empate contra o Inter no Beira Rio foi bom para o Santos


Como era esperado, Inter e Santos, dois dos melhores times da Copa Libertadores, realizaram um belo jogo na noite dessa quarta-feira no Beira Rio. O empate em 1 a 1 acabou sendo justo pelo que as duas equipes produziram, porém não teria sido injusto se a partida tivesse um vencedor.

No primeiro tempo, o Inter se destacou pela forte marcação. Como consequência disso, os santistas tiveram dificuldades em criar jogadas seja pelo meio de campo ou laterais. O Inter atacou pouco, mas mostrou eficiência. Logo em sua primeira chance, abriu o placar aos 8 minutos com o lateral Nei, em cobrança de falta. O goleiro Rafael só observou a bola entrar. Neymar era o jogador santista mais lúcido. Ele fez boa jogada para Ibson, que obrigou Muriel a fazer grande defesa aos 27 minutos.

O segundo tempo foi melhor. Inter e Santos buscavam o ataque a todo momento. O Santos comemorou o empate aos 20 minutos. Alan Kardec, que acabara de entrar no lugar do lateral Fucile, marcou de cabeça, após cruzamento de Juan. Logo em seguida, o Peixe teve a chance de virar o placar. Neymar fez bela jogada individual e obrigou Muriel fazer defesa espetacular. A resposta colorada veio minutos depois com o atacante Jajá, que bateu forte para ótima defesa de Rafael. Aos 28 minutos, Neymar, o melhor em campo, passou por Nei e bateu cruzado. Muriel desviou a rota da bola, que rebateu no travessão. Um milagre!!


Nos minutos finais, Rodrigo Moledo cometeu falta em Neymar e como já havia recebido o cartão amarelo anteriormente foi expulso com justiça, deixando o Inter com um homem a menos.  Para segurar o empate, o técnico Dorival Júnior sacou o meia Dátolo para a entrada do zagueiro Bolivar.

O resultado foi bom para o Santos que pode garantir a classificação para as oitavas de final nessa quinta-feira, e o melhor sem se esforçar. Basta torcer para que o lanterna do grupo 1, o Juan Aurich derrote o The Strongest, em casa. Se isso não acontecer, o Peixe precisará apenas de um empate diante dos bolivianos no dia 19 de abril, na Vila Belmiro. O Inter pode perder a vice-liderança, caso os bolivianos superem os peruanos. Dessa forma, precisaria de uma vitória contra o Juan Aurich fora de casa na última rodada combinada de um empate ou derrota do The Strongest com o Santos.

Atuações
Pelo lado santista, destaco a ótima atuação do craque Neymar. No segundo tempo, infernizou a defesa colorada. Quase marcou dois golaços. Já seu companheiro Paulo Henrique Ganso ficou devendo. Sucumbiu a forte marcação adversária.

No Inter, Muriel, com três defesaças e o lateral Nei pelo belo gol e importantes jogadas pela linha de fundo, foram os destaques positivos. O artilheiro Leandro Damião foi muito mal. Talvez tenha feito a sua pior exibição com a camisa do Inter. Apanhou da bola e não finalizou nenhuma vez na meta defendida por Rafael.


Apito!
Sandro Meira Ricci teve ótima arbitragem. Não economizou nos cartões amarelos.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Barça confirma o favoritismo contra o Milan e está na semi da Liga dos Campeões

Não foi uma atuação brilhante do melhor time do mundo, porém o suficiente para eliminar o tradicional Milan na Liga dos Campeões e chegar à semifinal do principal torneio europeu. O Barcelona fez 3 a 1 nos italianos no estádio Camp Nou e agora espera o vencedor de Chelsea x Benfica, que se enfrentam nessa quarta-feira.

Precisando da vitória, o Barça tomou a iniciativa desde o início de jogo. Logo aos 10 minutos, Messi foi derrubado por Antonini dentro da área. Pênalti bem marcado. O próprio argentino bateu e abriu o placar. Mesmo inferior na partida, o Milan chegou ao empate aos 32 minutos. Ibrahimovic deu linda assistência para Nocerino estufar as redes de Valdés. Até ali, os italianos se classificavam pelo critério do gol marcado fora de casa. Nos minutos finais do primeiro tempo, um lance polêmico. Busquets, volante do Barcelona, foi puxado dentro da área pelo veterano Nesta. Bem posicionado, o árbitro novamente marcou a penalidade. Messi bateu e fez o seu segundo gol do jogo.

O Milan voltou ao segundo tempo disposto a empatar.  No entanto aos 8 minutos, em contra-ataque Messi lançou Iniesta, que com muita categoria, ampliou o placar. A equipe catalã teve oportunidades para golear, mas falhou nas conclusões . O Milan sentiu o golpe do terceiro gol, pouco ameaçou o goleiro Valdés e apelou para faltas mais duras.

Com justiça, o Barcelona chegou à semifinal. Foi mais time nos dois jogos da decisão. E não entendi o chororô de parte da imprensa e dos rossoneros contra a arbitragem. Os dois pênaltis foram bem marcados e fim de papo.

E que coisa! O brasileiro Alexandre Pato entrou nos minutos finais de jogo e pouco tempo depois deixou o gramado com nova contusão. Que zica!!